Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

A seção Publicações IAC veicula exclusivamente trabalhos de autoria de Pesquisadores Científicos do Instituto Agronômico e da APTA/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, e têm por objetivo a divulgação científica e a transferência de tecnologia gerada. Os tipos de materiais a serem publicados podem assumir os formatos de Boletim Técnico, Boletim Científico, Documentos IAC e livro, cada um com as seguintes estruturas:

Documentos IAC

Esta série tem por finalidade divulgar trabalhos de natureza diversa, como: bibliografias, cursos palestras, pareceres e outros, que pelas suas características e finalidades exijam rapidez na divulgação de informação que contém. Esta publicação tem a maior flexibilidade no formato.

Obrigatório: sumário, resumo/palavras chave e item introdução.

Facultativo: apresentação, abstract/keywords e referências bibliográficas.

Acesse os Documentos IAC

Boletins Científicos

Contém trabalhos reportando dados e informações originais obtidos mediante utilização de métodos científicos. É o caso de, não se limitando a trabalhos especiais referentes à, p.ex. climatologia, levantamento de solos, foto interpretação, ensaios de variedades, entre outros.

Obrigatório: estrutura de artigo científico, acrescido de sumário.

Facultativo: apresentação, desde que na introdução seja justificado adequadamente o ineditismo e/ou importância do trabalho.

Acesse os Boletins Científicos

Boletins Técnicos

Divulga trabalhos de transferência de conhecimentos, com base em grande parte no trabalho de pesquisa, mas sem dar ênfase a resultados originais ou descrição de material e métodos, procurando levar ao leitor informações de cunho prático inferidas ou deduzidas do trabalho de pesquisa.

Obrigatório: apresentação, sumário resumo/palavras chave e abstract/Keywords.

Facultativo: referências bibliográficas

Acesse os Boletins Técnicos

Livros

São publicações avulsas, com número próprio de ISBN, sem periodicidade, de responsabilidade do autor e/ou da Instituição.

Acesse os Livros



Instruções aos autores

Os periódicos Boletim Científico, Boletim Técnico, Documentos IAC e Livros são editados pelo Instituto Agronômico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Têm por objetivo divulgar trabalhos originais de cunho científico de autoria de Pesquisadores Científicos do Instituto Agronômico e Polos da APTA/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, que contribuam para o desenvolvimento das Ciências Agronômicas.


Disponibilização da obra na homepage do IAC: Ao encaminhar as obras para publicação através do Comitê Editorial do IAC, os autores informam ciência e concordam com a disponibilização de versão digital das mesmas na homepage institucional.

Preparação de originais

Os originais devem ser digitados em espaço duplo, papel tamanho A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12. As páginas devem ser numeradas sequencialmente, incluindo tabelas e ilustrações no corpo do texto.


Página de Rosto: Título do trabalho e título corrente abreviado com cerca de 50 caracteres, incluindo espaços, nome dos autores, com identificação do autor para correspondência, endereço profissional dos autores, mencionando Unidade/ Instituição, cidade, Estado, e-mail, número total de páginas do trabalho, de tabelas e figuras.


Estrutura do texto

  1. Título; Autor (es).
  2. Resumo (máximo de 250 palavras) em português, palavras-chave. Deve incluir as razões e objetivos da investigação, local e data da pesquisa, como foi feita, resultados mais importantes e conclusões.
  3. Título em inglês, Abstract e key words (versão para o inglês do Resumo e das palavras-chave).
  4. Introdução
  5. Texto livre
  6. Conclusões ou considerações finais
  7. Agradecimentos
  8. Referências

Citações no texto: as citações de autores no texto devem ser feitas no formato (SOBRENOME, ano). Para dois autores, usar e. Havendo mais de dois autores, citar o sobrenome do primeiro, seguido de et al. Ex.: Steel e Torrie (1980) ou (STEEL e TORRIE, 1980). Haag et al. (1992) ou (HAAG et al., 1992). Mais de um artigo dos mesmos autores, no mesmo ano, devem ser discriminados com letras minúsculas: Haag et al. (1992a,b).


Observação: Comunicações pessoais, trabalhos ou relatórios não publicados devem ser citados no rodapé, não devendo aparecer nas Referências.


Referências: as referências devem ser normatizadas segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme a norma ABNT NBR 6023:2002; estar em ordem alfabética de autores e, dentro desta, em ordem cronológica de trabalhos; incluir apenas os trabalhos citados no texto, em tabelas e/ou em figuras.


Observação: Indicar todos os autores, conforme abaixo:

CAMARGO, C. E. O.; FELÍCIO, J. C.; FERREIRA FILHO, A. W. P.; BARROS, B. C.; PEREIRA, J. C. V. N. A.; PETTINELLI JÚNIOR, A. Comportamento agronômico de linhagens de trigo no Estado de São Paulo. Bragantia, v. 60, p. 35-44, 2001.


Unidades: usar exclusivamente o Sistema Internacional de Unidades (SI). Nas tabelas, apresentar as unidades no topo das colunas respectivas, fora do cabeçalho da tabela.


Tabelas: contêm título, cabeçalho, conteúdo e elementos complementares (fonte, notas e chamadas). Devem ser inseridas diretamente no texto. Não usar linhas verticais; as horizontais devem separar o título do cabeçalho, o cabeçalho do conteúdo e o conteúdo dos elementos complementares. O título da tabela deve ser autoexplicativo, prescindindo de consulta ao texto.


Figuras: gráficos, desenhos, mapas, fotografias e fotomicrografias devem aparecem no texto como figuras. Devem ser numeradas com algarismos arábicos e ter título autoexplicativo. As figuras devem ser inseridas diretamente no texto próximo ao local de sua chamada. Todas as figuras devem apresentar boa resolução (sugere-se 300 dpi).


Revisão gramatical, diagramação e impressão: Após aprovação do texto, por parte do comitê editorial do IAC, os autores serão comunicados quanto aos procedimentos referentes à revisão gramatical, a diagramação e a impressão da obra.


Encaminhamento de originais

O trabalho submetido à publicação IAC, como Boletim Técnico, Boletim Científico, Livro e/ou Documentos IAC, deve estar aprovado por todos os seus autores e pelas instâncias internas da instituição, e autorizado pela Diretoria Geral do IAC, mediante encaminhamento da documentação pelo Sistema SP Sem Papel.

As diretrizes relativas a esse novo trâmite foram publicadas na Portaria IAC 02 de 03/03/2022 - que dispõe sobre as publicações IAC. Essa Portaria está disponível no link abaixo, em “Documentos”:

Nesse link estão disponíveis as orientações gerais sobre as Publicações IAC e, também, os links para acessos aos documentos necessários para o cadastro no Sistema SP Sem Papel, inclusive com o modelo de ofício para submissão interna. No ofício de encaminhamento deverá constar a informação que assegura ao Comitê Editorial que o texto submetido é inédito e não foi encaminhado para publicação em outra Instituição/Editora.

Ao Comitê Editorial do IAC é reservado o direito de solicitar a revisão técnica das referidas submissões, bem como, sugerir ao autor correspondente o reenquadramento da submissão em uma das categorias acima citadas.

Documentos

  1. Download do Formulário para envio de proposta de publicação (ref. mai/22) ;
  2. Modelo de declaração de cessão de direitos autorais (ref. mar/22);
  3. Portaria IAC n.º 02, de 03 de março de 2022 - que dispõe sobre publicações.


Comitê Editorial IAC
Presidente
Lucia Helena Signori Melo de Castro
Membros
Fernando Alves de Azevedo
Fernando César Bachiega Zambrosi
Gabriel Constantino Blain
Valéria Aparecida Modolo



Data atualização: 01/04/2022 Voltar ao topo

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600

Governo do Estado de SP