Pós-Graduação IAC

Agricultura Tropical e Subtropical

Mestrado e Doutorado Acadêmicos- Stricto sensu

Oportunidade de Doutoramento

Projeto Associado ao Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital Embrapa / FAPESP

Fusão de sensores RGB e LIDAR para estimativa de variáveis biométricas das plantas e topográficas dos terrenos de bacias hidrográficas

A transformação digital na agricultura brasileira é um importante elemento para superação de desafios e tornar esse setor da economia mais sustentável dos pontos de vista social, econômico e ambiental. O uso de imagens para realizar um monitoramento de atividades agropecuárias mais efetivo vem crescendo rapidamente. O objetivo do projeto é testar a combinação de informações digitais obtidas com diferentes sensores para aumentar a precisão de mapeamento da microtopografia dos terrenos, quantificando processos erosivos, e da caracterização de variáveis biofísicas das culturas, resultando em fenotipagem de alto rendimento.

Instruções para o Candidato

Integração de imagens de satélites óticos e SAR (Synthethic Aperture Radar) para monitoramento da cobertura vegetal dos solos

Objetivo da presente pesquisa será o de realizar uma nova abordagem da fusão dos dados de satélites ativos SAR (Synthethic Aperture Radar) e multiespectrais óticos passivos. As imagens da constelação formada por quatro satélites: Sentinel 1(A e B) e Sentinel 2 (A e B) serão utilizadas para criar mapas de cobertura do solo em séries temporais nos Distritos Agro Tecnológicos (DATs) de três municípios no Estado de São Paulo. Novas tecnologias de imageamento serão desenvolvidas objetivando elevar a qualidade do mapeamento e monitoramento das culturas agrícolas

Instruções para o Candidato

Irrigação inteligente: uso de imagens termográficas para avanço da irrigação digital

As ferramentas de manejo e a tomada de decisão para planejamento e monitoramento da irrigação vêm sendo aprimoradas com as novas tecnologias da agricultura digital. Imagens termográficas associadas ao monitoramento contínuo com sensores de planta e solo, tem mostrado grande potencial na modernização das tecnologias digitais de manejo da irrigação. Desenvolver modelos e mapas digitais para avaliar o estado hídrico das plantas nas áreas irrigadas é uma ferramenta promissora na agricultura irrigada tanto em termos de segurança hídrica como segurança alimentar

Instruções para o Candidato







O Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical em nível de Mestrado (desde 1999) e de Doutorado (desde 2009) do IAC tem como área de concentração a PRODUÇÃO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL e destina-se à capacitação, à atualização e ao aprimoramento em aspectos científicos, tecnológicos e de inovação da área agronômica, destacando-se pela informação voltada para a pesquisa aplicada, com foco na sustentabilidade agrícola e ambiental.

Os alunos da Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical atuam diretamente nos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição. O Programa tem como objetivo a formação de pesquisadores docentes e profissionais especializados para atuação na área agrícola e possui duas linhas de pesquisa: SISTEMAS DE MANEJO E QUALIDADE AMBIENTAL (SMQA) e BIOTECNOLOGIA, GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS (BGMP).

Podem ser candidatos ao curso engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, biólogos e outros profissionais portadores de diplomas universitários que desenvolvam atividades relacionadas com as ciências agronômicas e ambientais.

O curso de mestrado tem duração de dois anos, com processo seletivo anual entre os meses de outubro e novembro e início do ano letivo em março. O curso de Doutorado possui processo seletivo continuado, e possui duração de quatro anos.

SISTEMAS DE MANEJO E QUALIDADE AMBIENTAL (SMQA)

A linha de pesquisa em Sistemas de Manejo e Qualidade Ambiental visa a formação dos discentes com ênfase no aumento da eficiência produtiva e sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola, com objetivo de contribuir para a segurança alimentar. Os estudantes têm acesso aos conhecimentos básicos das principais culturas agrícolas, que proporcionem o uso mais eficiente de recursos na agricultura, tais como climatologia, fisiologia vegetal, nutrição mineral e fitossanidade. Adicionalmente, são enfatizados temas que relacionem os recursos ambientais à atividade agrícola, visando a melhoria da proteção, conservação e remediação ambiental. Nesse contexto, são abordados conceitos básicos e avançados de solo e clima, aspectos centrais para o manejo sustentável de ecossistemas. As pesquisas envolvem, ainda, os estudos dos impactos da atividade agrícola sobre a emissão de gases de efeito estufa, erosão do solo e a sua contaminação com poluentes.

Temas dos projetos desta linha de pesquisa:

  • Fitossanidade.
  • Relações Planta-Ambiente.
  • Sistemas e Manejo de Produção.
  • Planejamento Agroambiental e Conservação do Solo.
  • Fertilidade e Microbiologia do Solo.
  • Poluição e Qualidade do Solo.

BIOTECNOLOGIA, GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS (BGMP).

A linha de pesquisa em Biotecnologia, Genética e Melhoramento de Plantas (BGMP) aborda aspectos conceituais e aplicados da genética, biotecnologia, biologia molecular e interação planta-microrganismos, com ênfase no melhoramento genético vegetal. Além de técnicas clássicas de melhoramento em plantas perenes e anuais, técnicas relacionadas à biotecnologia desde clonagem de genes, passando por cultura de tecidos vegetais, transformação de plantas até edição gênica são abordadas. Incluem-se também a caracterização, conservação e exploração biotecnológica de recursos genéticos, visto que a instituição possui banco de germoplasma de inúmeras espécies de interesse agrícola, e tais procedimentos são essenciais para o futuro do melhoramento de plantas em ambientes cada vez mais restritivos. Os alunos têm a oportunidade de acompanhar os programas de melhoramento que resultam no lançamento de variedades IAC. Nossas pesquisas representam oportunidade única na formação voltada à geração de produtos agrícolas, como bioinsumos e novos cultivares importantes para a bioeconomia brasileira.

Temas dos projetos desta linha de pesquisa:

  • Melhoramento genético de espécies perenes e semi-perenes
  • Melhoramento genético de espécies anuais
  • Genética clássica e quantitativa
  • Biotecnologia vegetal
  • Fitopatologia molecular

Avaliação pela CAPES

Quadriênio 2017-2020: conceito 4

Coordenação do Programa de Pós-graduação (março de 2021 a março de 2025)

  • Coordenadora do Programa: Aline Renée Coscione
  • Vice-coordenador: Gabriel Constantino Blain
  • Suplente: Adriana Parada Dias da Silveira

Comitê do Curso de Pós-Graduação (CPG)

  • Presidente - Aline Renée Coscione (março de 2021 a março de 2025)
  • Fernando César Bachiega Zambrosi ( março de 2023 a agosto de 2026)
  • Jorge Mauricio Mondego (março de 2023 a março de 2027)

Comissão Permanente de Avaliação (CPA) (março de 2021 a março de 2025)

  • Presidente - Aline Renée Coscione
  • Adriana Parada Dias da Silveira
  • Mara Fernandes Moura
  • Gabriel Constantino Blain

Comissão das Linhas de Pesquisa (CLP)

a. Sistemas de Manejo e Qualidade Ambiental

  • Presidente: : :Fernando César Bachiega Zambrosi (março de 2021 a março de 2025)
  • Vice-presidente: Estêvão Vicari Mellis (março de 2022 a março de 2025)
  • Suplente: Fernando Alves de Azevedo (março de 2022 a março de 2025)

b. Biotecnologia, Genética e Melhoramento de Plantas

  • Presidente: Jorge Mauricio Costa Mondego (março de 2022 a março de 2025)
  • Vice-presidente: Carlos Augusto Colombo (março de 2022 a março 2025)
  • Suplente: Marco Aurélio Takita (agosto de 2023 a agosto de 2027)

Comissão de Bolsas (CB)

  • Presidente - Aline Renée Coscione (março de 2021 a março 2025)
  • Estêvão Vicari Mellis (março de 2023 a março de 2027)
  • Marco Aurélio Takita (março de 2023 a março de 2027)
  • Ariane Pazzini da Silva (março de 2023 a março de 2024)

Representante discente (março de 2023 a março de 2024)

  • Ariane Pazzini da Silva

Contato

Secretaria de Pós-graduação

Av. Barão de Itapura, 1481 - Campinas/SP
Fone (19) 2137-0601

pgiac@iac.sp.gov.br


Apoio

Capes CNPQ Fundag

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600