INFORMATIVO DO PROGRAMA CANA IAC- EDIÇÃO 22 - DEZEMBRO 2023
 
 
 
Programa CanA - IAC Agricultura SP
 
Eficiência de bioinsumos
em canaviais é avaliada
pelo IAC
Estudos do IAC visam viabilizar o uso de bioinsumos na produção de cana-de-açúcar no Brasil. Trabalhos realizados em conjunto com a iniciativa privada avaliam a eficiência de produtos biológicos em termos de produtividade, incremento na fertilidade do solo e na aquisição de nutrientes pela cana.
Usina de Goiás é
líder nacional
de produtividade
A parceria do Instituto Agronômico (IAC) com a usina Denusa levou a empresa a ocupar a liderança nacional de produtividade com modernidade pelo Índice IAC, conforme resultado do levantamento em dez regiões canavicultoras brasileiras. A usina recebeu o Prêmio IAC de Produtividade com Modernidade que, em sua primeira edição, buscou identificar os produtores de cana que se destacam no setor sucroenergético pela produtividade e também pela adoção de novas variedades.
Síndrome do
murchamento da cana
preocupa produtores
Pesquisadores do Programa Cana IAC desenvolvem estudos para buscar alternativas para os produtores. A síndrome do murchamento da cana-de-açúcar pode causar a redução de até 50% no peso dos colmos e de 30kg a 50kg de ATR nos canaviais A recomendação para evitar ou reduzir os prejuízos é antecipar a colheita.
Uso de resíduos, gemas brotadas e histórico de pesquisas são temas de palestras
Durante o XII Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe (ATALAC), em San José, na Costa Rica, pesquisadores do IAC apresentaram novidades na canavicultura.
Reuniões do Grupo Fitotécnico do IAC reúnem 2.500 profissionais em 2023
Encontros realizados no Centro de Cana, em Ribeirão Preto, permitiram o diálogo entre
instituições de pesquisa, empresas, consultores e entidades do setor sucroenergético a fim de
alavancar a produção de cana no país.
Marcos Landell
é homenageado
na Costa Rica
O pesquisador, líder do Programa Cana IAC e diretor-geral do Instituto Agronômico, foi homenageado pela La Associación de Técnicos Azucareros de Latinoamérica y el Caribe ATALAC, durante o XII Congresso da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe (ATALAC). A homenagem se dá pela destacada participação de Landell no setor sucroenergético.
Cientista do Programa Cana IAC está entre as 100 doutoras do agro na lista da Forbes
A pesquisadora do Programa Cana IAC, Leila Luci
Dinardo-Miranda, é uma das 100 mulheres doutoras do agro presente na lista elaborada pela Forbes. Referência nacional em manejo integrado de pragas e nematoides na canavicultura, Leila é pesquisadora do Centro de Cana do IAC desde 1994.
 
  Expediente

O Informativo do Programa Cana IAC é uma publicação do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia
dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Este veículo está sob responsabilidade editorial da Comunicação do IAC.

Contato: (19) 2137-0616