IAC não recomenda uso de fertilizantes minerais fluidos (comercializados como “calcário líquido”) para corrigir acidez do solo

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, vem a público comunicar que, com base em resultados de pesquisas científicas, não aprova ouso de fertilizantes minerais fluidos, que vêm sendo comercializados como “calcário líquido”, visando à correção da acidez do solo. Portanto, o IAC não autoriza a associação de seu nome com qualquer recomendação de correção de acidez do solo por meio de fertilizantes minerais fluidos (“calcário líquido”). O IAC somente recomenda o uso de materiais corretivos de acidez que atendam às exigências legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contidas na Instrução Normativa Nº 35/2006.
O Instituto trabalha há muitos anos no desenvolvimento de recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Essas recomendações são permanentemente atualizadas em função da evolução das práticas de manejo do solo e das culturas estudadas. Além de trabalhos em laboratório, para elaborar estas recomendações são realizados muitos  ensaios em campo, sob diferentes condições edafoclimáticas e sistemas de manejo.
Orientações oficiais do IAC para correção de problemas associados à acidez do solo podem ser consultadas nas seguintes publicações: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Boletim técnico n.° 100. Editores: Bernardo van Raij, Heitor Cantarella, José Antonio Quaggio e Ângela Maria Cangiani Furlani. Campinas, IAC, 1997.
Acidez e calagem em solos tropicais. Autor: José Antonio Quaggio. Campinas, IAC, 2000.
Gesso na agricultura. Autor: Bernardo van Raij. Campinas, IAC, 2008.
Dúvidas em relação ao uso de fertilizantes minerais fluidos devem ser endereçadas ao Centro de Solos e Recursos Ambientais do IAC, pelo e-mail solos@iac.sp.gov.br, ou para Instituto Agronômico, Centro de Solos e Recursos Ambientais, Caixa Postal 28, CEP: 13012-970 Campinas, SP.

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600