Instituto Agronômico (IAC)

Glauber Jose de Castro Gava

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear da Agricultura (1999) e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear da Agricultura (2003). Atualmente é pesquisador científico nível VI da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA - Unidade de Pesquisa de Jaú órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA/SP) (áreas de Fertilidade do Solo, Irrigação e Fisiologia Vegetal). Professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da UNESP/Botucatu. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1362331008721555 (27/02/2023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Ação Regional, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú ?Hélio de Moraes?. Rodovia SP-304 (Jaú-Bariri), km 304 Rural 17201970 - Jaú, SP - Brasil - Caixa-postal: 66 Telefone: (14) 36213439 URL da Homepage: http://www.iac.sp.gov.br/
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Agronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2020-Atual. Mapeamento temporal e fenotipagem de cana-de-acucar expostas a nematoides e a nematicidas utilizando sensoriamento remoto em aeronave remotamente pilotada (ARP)
      Descrição: A infecção radicular causada por nematoides pode induzir variações espectrais na cana e definir uma configuração espacial única no campo, assim o objetivos desta pesquisa serão:i) o de usar imagens aéreas multitemporais (dados matriciais) em processamento digital, para discriminar e mapear plantas de cana-de-açúcar saudáveis e ou infectadas por nematoides e ii) Verificar o efeito protetor da aplicação de diferentes nematicidas nas plantas de cana-de-açúcar. Esse projeto possui grande importância pois embora tenha ocorrido um aumento recente de pesquisas agronômicas usando fenotipagem de processamento massivo, baseados em aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) nas culturas agrícolas (Shi et al., 2016 ). Recente pesquisa realizada na literatura científica, indicou que este estudo será o primeiro a monitorar e interpretar detalhadamente as possíveis interações existentes entre nematoides e nematicidas na cultura de cana-de-açúcar, utilizando não apenas a técnica de ARPs, mas também pelo emprego de um conjunto de tecnologias inovadoras integradas à ciência do sensoriamento remoto como o processamento digital de imagens usando algoritmos de aprendizagem automática (?Learning Machine?) e a análise estatística de dados massivos ou seja ?Big Data?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / Paulo Cesar Idalgo Donadoni - Integrante / Luís Corrêa - Integrante / Regina Célia de Matos Pires - Integrante / Mauro Alexandre Xavier - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    2. 2020-Atual. Modelos para previsao de biomassa e nitrogenio na canavicultura em diferentes manejos hidricos e de adubacoes
      Descrição: Este projeto tem como objetivos avaliar o uso dos modelos DSSAT/CANEGRO e APSIM-Sugarcane para simulações do acúmulo de biomassa e de nitrogênio na cultura da cana-de-açúcar em diferentes condições de manejos a saber: Avaliar o desempenho e assertividade dos resultados desses modelos com os dados obtidos em condições reais de experimentos de campo; Calibrar e validar esses modelos em condições de cultivo para diferentes fenótipos de cana-de-açúcar para a região centro oeste paulista; Estimar a produtividade potencial e atingível da cana-de-açúcar em diferentes cenários de condições hídricas (irrigação) e de adubações nitrogenadas; Estimar o acúmulo de biomassa e de nitrogênio na parte aérea da cana-de-açúcar em diferentes condições de manejo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / Adolfo Bergamo Arlanch - Integrante / Bruno Marcos Nunes Cosmo - Integrante / Maximiliano Salles Scarpari - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    3. 2019-Atual. Potencial de resposta a bioestimulantes em soqueira de cana-de-acucar avaliado por meio de aeronave remotamente pilotada e sensoriamento remoto
      Descrição: O uso de biestimulantes tornou-se uma prática comum na agricultura oferecendo vários benefícios como: estimular o crescimento e proteger as plantas contra estresses. Um bioestimulante pode ser usado para aumentar absorção de nutrientes, estimular o crescimento, elevar a tolerância ao estresse. Assim o objetivo desta pesquisa será o de verificar se a aplicação de bioestimulantes na cana-de-açúcar, podem modificar as características biofísicas, das plantas avaliando-se essas caracteristicas com métodos inovadores de sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens aéreas para fenotipagem dos diferentes tratamentos. A elevação dos custos de trabalhos de pesquisa devido a diminuição de mão-de-obra disponível para instalação de experimentos em campo, criou uma demanda crescente em desenvolver estratégias para adquirir rápida e não destrutivamente dados fenotípicos de culturas expostas à bioestimulantes e/ou outros insumos. O uso de aeronave remotamente pilotada (ARP) e do sensoriamento remoto, podem acelerar significativamente a seleção de bioestimulantes de alto rendimento possuindo maior eficiência para cultura de cana-de-açúcar. Verifica-se que o uso da tecnologia baseada em ARPs, processamento digital de imagens (PDI) e de sensoriamento remoto está crescendo exponencialmente, resultando no desenvolvimento de métodos robustos de fenotipagem e triagem de insumos, por isso é de extrema importância que o IAC teste e disponibilize protocolos destas tecnologias para os técnicos da agroindústria, pesquisadores e produtores rurais, contribuindo para o avanço da inovação tecnológica no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / Heitor Cantarella - Integrante / Adolfo Bergamo Arlanch - Integrante / Felipe Barros Macedo - Integrante / Bernardo Moreira Cândido - Integrante / Marcos Guimarães de Andrade Landell - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    4. 2019-Atual. Space Sugarcane: improved spectral data for monitoring and forecasting yield stalks cane in Brazil
      Descrição: A previsão de rendimento de safra de cana-de-açúcar é de grande importância para cadeia deste agronegócio no Brasil e no Mundo. Além das Usinas, existem outras partes interessadas em toda a cadeia deste setor agrícola, que necessitam entender e prever o lado da oferta deste mercado. Entre eles estão comerciantes de commodities, bancos e seguradoras, produtores de etanol de outras fontes de matéria prima como milho, refinarias de e grandes produtores industriais de cana-de-açúcar. Imagens de satélite coletadas durante a estação de crescimento da cana-de-açúcar foram usadas para monitorar as colheitas. Diversas técnicas de sensoriamento remoto foram desenvolvidas para dados derivados de sensores como o MODIS (Xavier et al., 2006; Mulianga, et al., 2013), SPOT (Fernandes, et al., 2011; Vicente, et al., 2012), Landsat (Rudorff, et al., 2010; Fortes, et al., 2006) e outros. No entanto, foi observado que os sensores de satélites anteriormente citados, não atenderam aos requisitos adequadamente de frequência temporal e de resolução espacial necessárias para tais aplicações (Stafford, 2000). Recentes melhorias e atualizações das tecnologias de sensoriamento remoto em termos de resoluções espectrais, espaciais e temporais, atualmente tem permitido monitorar o crescimento das culturas de milho, batata, arroz entre outros parâmetros (ESA, 2020). Os satélites Sentinel-2A e Sentinel-2B lançados recentemente pela ESA (Agencia Europeia Espacial) possuem uma combinação única de cobertura global, aquisição sistemática, alta frequência de revisita, amplo campo de visão, alta resolução espacial e um grande número de bandas espectrais. Assim o objetivo deste trabalho será o de utilizar as bandas espectrais das imagens do Sentinel-2A e Sentinel-2B nas tecnologias de: sensoriamento remoto e processamento digital de imagens para monitoramento continuo dos campos de cana-de-açúcar., localizados nos Municípios de Jaú, Bariri e Martinópolis em SP. Com o desenvolvimento do projeto serão determinados índices espectrais aprimorados e biofísicos para estimar a produtividade de colmos em diferentes datas, a partir do processamento de imagens desses satélites, e posteriormente serão comparados á áreas de campo (talhões) georreferenciados. Gerando e disponibilizando bancos de dados de geoprocessamento, para melhor tomada de decisões de planejamento da cultura de cana-de-açúcar em diversos tipos de manejos.Séries temporais de imagens de sensoriamento remoto baseadas em satélites oferecem uma oportunidade única para avaliar a dinâmica da cobertura do solo e monitorar a qualidade e produtividade da cultura da cana-de-açúcar em diferentes resoluções espaciais e espectrais. Globalmente, o sensoriamento remoto demonstrou ser uma ferramenta eficaz de previsão de rendimento. Por meio deste projeto, serão desenvolvidos e disponibilizados protocolos e ferramentais tecnológicos para a produção de mapas de previsão de rendimento de safra. Esses mapas por meio de processamento computacional serão disponibilizados através de plataformas "web map", ou por meio de "softwares", todos em plataformas "open source" (baixo custo) para Usinas, e produtores de cana-de-açúcar. Abastecendo continuamente os diferentes atores da cadeia agroindustrial de cana-de-açúcar, com informações rápidas e essenciais para tomada de decisões importantes sobre o manejo e colheita a nível de talhões da cultura canavieira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / ARLANCH, ADOLFO BERGAMO - Integrante / Marcos Guimarães de Andrade Landell - Integrante / Regina Célia de Matos Pires - Integrante / Jener Fernando Leite de Moraes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    5. 2012-2019. Sistema sustentavel de transplantio da cultura de cana-de-acucar
      Descrição: A cana-de-açúcar demanda uma grande quantidade de material biológico para sua propagação por meio de colmos, sendo em média de 12 Mg/ha para plantio manual e de 20 Mg/ha na operação de plantio mecanizado. Como consequência o custo da muda de cana-de-açúcar para formação do novo canavial é muito elevado, constituindo-se cerca de 30 a 40% do custo total do novo canavial. Assim o presente projeto tem como objetivos desenvolver uma tecnologia de plantio para obtenção de ganhos significativos na escala de produção de mudas, bem como no rendimento da produção agrícola (produtividade) e da sustentabilidade (redução da emissão de CO2), se comparado com os outros sistemas de plantio de cana-de-açúcar disponíveis atualmente no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    6. 2010-2012. Incidencia de Mahanarva fimbriolata stal., 1854 (Hemiptera: Cercopidae) e Diatraea saccharalis Fabr., 1794 (Lepidoptera: Crambidae) em cana-de-acucar irrigada por gotejamento com diferentes doses de nitrogenio
      Descrição: O trabalho terá por objetivo avaliar o efeito da adubação nitrogenada via água de irrigação na incidência de M. fimbriolata e D. saccharalis, procurando correlacionar os índices de infestação com aspectos fisiológicos e morfológicos dos tratamentos. Serão realizados dois experimentos simultâneos na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da APTA de Jaú-SP. O primeiro, será composto por cinco tratamentos e quatro repetições dispostos em delineamento de blocos casualizados. Os tratamentos serão constituídos de diferentes doses de N fertilizante, via irrigação por gotejamento. Paralelamente será conduzido outro ensaio em delineamento inteiramente casualisado, constituído de quatro tratamentos e quatro repetições, sendo (1) 0 de N fertilizante com irrigação; (2) 150 kg ha de N fertilizante com irrigação, (3) 0 de N no manejo de sequeiro; (4) 150 kg ha N fertilizante no manejo de sequeiro. Periodicamente serão realizadas avaliações do nível de infestação da cigarrinha e da broca. Para M. Fimbriolata, quinzenalmente serão observadas touceiras de plantas em dois metros lineares por parcela, contando-se o número de adultos nas folhas e cartuchos das plantas e ninfas e adultos nas raízes; já para a broca, mensalmente serão avaliadas touceiras de plantas em dois metros lineares (linhas centrais) por parcela, composto por duas linhas paralelas de um metro, anotando-se o número de brocas pequenas, médias, grandes, crisálidas e pupas de parasitóide, além da incidência de podridão vermelha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Luiz Eduardo da Rocha Pannuti - Integrante / Edson Luiz Lopez Baldin - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    7. 2010-Atual. Respostas da cana-de-acucar a diferentes laminas de irrigacao via sistema de irrigacao por gotejamento subsuperficial
      Descrição: Quantificar a resposta da cultura da cana-de-açúcar, em condições de cana-planta, frente à aplicação de Lâminas de irrigação e adubação nitrogenada, utilizando-se sistema de irrigação subsuperficial em diversas formas de manejo para condução da cultura, buscando caracterizar a fisiologia e a anatomia destas plantas, bem como realizando a caracterização hidráulica do sistema de irrigação por gotejamento subsuperficial de forma a identificar distúrbios de vazão devido a ocorrência de entupimento de gotejadores por causas físicas, químicas e biológicas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Marcone Batista Teixeira - Coordenador / Alan Carlos Costa - Integrante / Eduardo da Costa Severiano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    8. 2009-2014. Nitrogen nutrition of sugarcane with fertilizers or diazotrophic bacteria (TEMATICO BIOEN FAPESP) PROC. 08/56147-1
      Descrição: PROJETO TEMÁTICO: More than 8 million hectares of sugarcane for sugar and ethanol production are grown in Brazil, of which about 5 million hectares are in the State of São Paulo. Nitrogen is needed in large quantities for biomass production and is the most expensive nutrient in fertilizer formulations for sugarcane. Moreover, it is estimated that synthesis of fertilizer N accounts for about 25% of all the fossil energy spend in field operations for ethanol production from sugarcane in Brazil. Nitrous oxide emission from N fertilizer use may offset part of the environmental gains of using biofuel derived from sugarcane according to data from international literature, although little research has been done under Brazilian soils and management conditions. It is thought that biological nitrogen fixation is responsible for supplying part of the N required by sugarcane plants. The actual contribution of BNF to sugarcane is controversial, although it is generally recognized that it presents a great potential especially in Brazil. BNF is affected by plant variety, bacteria species and plant-bacteria interaction. An inoculant produced with five strains of N2-fixing diazotrophs was recently developed but has not been extensively tested under field conditions. This project has the objective of studying the contribution of BNF to sugarcane production compared with the use of synthetic N fertilizer in five sites, evaluating the emission of N2O from sugarcane fields fertilized with N, testing an inoculant produced with endophytic bacteria, searching for new N2 fixing organisms adapted to sugarcane growing conditions in the State of São Paulo and examining the genetic traits of the sugarcane plant related with N2 fixation. If BNF can be managed in order to reduce the use of N fertilizer, either by inoculating plants in the field, or by learning the conditions that could favor N2 fixation or still by breeding plants more able to benefit from BNF, the impact for bionergy producti.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Heitor Cantarella - Coordenador / Rafaella Rosetto - Integrante / Segundo Urquiaga - Integrante / Cristiano Alberto de Andrade - Integrante / Veronica Massena Reis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    9. 2009-2012. N2O, CO2 and CH4 emissions from different soils during agro-biofuel production in Sao Paulo state, Brazil
      Descrição: Brazil is the world s largest producer of sugarcane, with an annual crop yield of over 470 x 106 metric tons in 2006-2007, planted in approximately 7 million ha. About half of sugarcane in Brazil is planted in the state of Sao Paulo, where sugarcane is the main agricultural product and contribute to about 27% of the state s GDP. With about half of the global ethanol production, Brazil is already the largest contributor in the international ethanol trade. Yet, production is predicted to continue to expand due to geopolitical instability in oil producing countries and an increasing commitment from developed ountries to the Kyoto Protocol to reduce emissions of carbon dioxide and other green house gases. According to estimates from models and numerical analyses, Brazilian ethanol ranks among the best biofuels in terms of net energy produced for the amount of fossil fuel used in the production and, consequently, of CO2 emitted. Also, sugarcane crops in Brazil grow with less nitrogen fertilizers than other biofuel crops, such as corn, which results in lower levels of nitrous oxide, a potent green house gas, during the production of Brazilian ethanol. However, the lack of real measurements and actual data about emissions of green house gases (GHG: N2O, CO2, CH4) associated with the production ethanol in Brazil hinders our capacity to properly quantify its effectiveness at reducing emissions of GHG. Macedo et al. (2008) estimates that soil emissions of GHG, which are not associated with the consumption of fossil fuels, account for more than 50% of the total emissions. Meanwhile, in situ estimates of nitrous oxide (N-N2O) emissions from fertilizer application in sugarcane fields in Brazil Martins (2003) are in the order of 1%. If confirmed with further in situ measurements in a more comprehensive study, these low GHG emission rates can have important implications for the sugarcane industry in Brazil. In this project, we propose to determine in situ emission rat.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Janaína Braga do Carmo - Coordenador.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    10. 2005-2020. Potencial produtivo de variedades de cana-de-acucar em sistema de irrigacao por gotejamento
      Descrição: Em área da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, foi instalado um experimento onde será avaliado o potencial de produtividade de diferentes genótipos de cana-de-açúcar. Os tratamentos são 1) Variedade RB 86-7515; 2) Variedade IACSP93-3046; 3) Variedade IACSP94-1099; 4) Variedade IACSP95-5000; 5) Variedade PO88-62; 6) Variedade SP91-1049; 7) Variedade SP89-1115; 8) Variedade SP83-2847. Assim o presente projeto pretende analisar e quantificar a produtividade e os principais índices tecnológicos de diferentes variedades de cana-de-açucar irrigadas por gotejamento subsuperficial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / Mauro Wagner de Oliveira - Integrante / Marcelo de Almeida Silva - Integrante / Elisangela Marques Jerônimo - Integrante / Juliana Cristina Sodário Cruz - Integrante. Financiador(es): Empresa de Irrigação - Cooperação / Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    11. 2005-2015. Avaliacao de diferentes doses de nitrogenio, aplicado por meio de fertirrigacao por gotejamento na cultura de cana-de-acucar
      Descrição: Em área da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, foi instalado um experimento onde será avaliado o potencial de produção de cana-de-açúcar (variedade SP80-3280), irrigada or gotejamento subsuperficial e fertirrigada com diferentes doses de nitrogênio. Os tratamentos são: 1) 60 kg de N ha-1 na forma de uréia em cana não irrigada. 2) 60 kg de N ha-1 na forma de uréia em cana irrigada de modo tradicional. 3) 60 kg de N ha-1 na forma de uréia em cana irrigada de modo constante. 4) 150 kg de N ha-1 na forma de uréia em cana não irrigada. 5) 150 kg de N ha-1 na forma de uréia em cana irrigada de modo tradicional. 6) 150 kg de N ha-1 na forma de uréia em cana irrigada de modo constante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Mauro Wagner de Oliveira - Integrante / Takashi Muraoka - Integrante / Heitor Cantarella - Integrante / Marcelo de Almeida Silva - Integrante / Elisangela Marques Jerônimo - Integrante / Juliana Cristina Sodário Cruz - Integrante. Financiador(es): Empresa de Irrigação - Cooperação / Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    12. 2005-2008. Estimativa de producao da cana-de-acucar
      Descrição: O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento de quatro variedades de cana-de-açúcar, através de plantios realizados em duas épocas recomendadas, cana de ano-e-meio e cana de ano, analisando-se: os efeitos das épocas de plantio na fenologia, ou seja, a partir da comparação na evolução dos seguintes índices biométricos: emergência, número de perfilhos, número de folhas, matéria seca de colmos, de folhas e de raízes, índice de área foliar, e na produção de colmos industrializáveis.; a influência das temperaturas e das umidades do ar, do solo e das folhas sobre as duas condições de desenvolvimento; o comportamento do crescimento de cana de ano-e-meio e cana de ano por meio de curvas adaptadas; modelos que simulam a produtividade da cana-de-açúcar com base em parâmetro climáticos e de análise de solo de rotina, comparando-se a produtividade medida no campo, com os resultados simulados através destes métodos. Com objetivos específicos de: (i) relacionar a produtividade da cana-de-açúcar com uma base de dados agronômicos simples, (ii) avaliar a aplicabilidade dos modelos propostos como ferramentas de planejamento e de suporte à decisão em planejamentos agrícolas. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Marcelo de Almeida Silva - Coordenador / Renata Passos Pincelli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    13. 2005-2008. Analise do crescimento e acumulo de macronutrientes em cana-de-acucar (Saccharum sp.) em funcao de epocas do plantio
      Descrição: A produção da cana-de-açúcar é o resultado de vários componentes fenológicos, de fatores edafoclimáticos, de épocas de plantio, de práticas de manejo, fertilizações e tratos culturais, sendo portanto muito interessante o estudo destes fatores, para melhor entendimento das causas e efeitos relacionadas à produtividade da cultura. Assim, o presente trabalho tem como objetivos estudar o efeito de duas épocas de plantio na fenologia e na extração de macronutrientes (N; P; K; S; Ca e Mg) por duas variedades de cana. Os plantios serão realizados março; designado de plantio de cana-de-açúcar de ano e meio (18 meses) e, setembro (12 meses), também conhecido como plantio de cana de ano. O experimento será conduzido na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, SP, da APTA Regional Centro Oeste, cujas coordenadas geográficas são latitude 22º17' S, longitude 48º34' W e altitude média de 580 m, e cujo solo é um Latossolo Vermelho Escuro eutrófico. Os ensaios serão plantados em duas épocas, em março e setembro. Por se tratar de terreno uniforme, adotar-se-á o delineamento experimental fatorial (2x2) em blocos casualizados, em cada um dos 2 plantios efetuados, utilizando-se 2 variedades de cana plantadas em duas épocas em 5 repetições para cada tratamento. Serão realizadas comparações entre os tratamento dos seguintes índices: número de perfilhos, número de folhas, matéria seca de colmos, de folhas, área foliar, e na produção de colmos industrializáveis; a influência das temperaturas e das umidades do ar, do solo e das folhas sobre as duas condições de desenvolvimento; o comportamento do crescimento e de acúmulo dos macronutrientes (N; P; K; Ca; Mg; e S) de cana de ano e meio e cana de ano, por meio de curvas adaptadas; validar modelos que simulam a produtividade da cana-de-açúcar com base em parâmetros climáticos e de análise de solo de rotina, comparando-se a produtividade medida no campo com os resultados simulados por meio destes métodos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Mauro Wagner de Oliveira - Integrante / Takashi Muraoka - Integrante / Marcelo de Almeida Silva - Integrante / Renata Passos Pincelli - Integrante / Elisangela Marques Jerônimo - Integrante / Juliana Cristina Sodário Cruz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Outra.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    14. 2005-2007. Hidrogeoquimica da microbacia do Corrego Barra Bonita
      Descrição: A unidade de estudo denominada bacia hidrográfica ou bacia de drenagem compreende os atributos físicos, químicos e biológicos do ecossistema terrestre de uma determinada região. Está limitada topograficamente pelas curvas de nível do terreno, desencadeando a convergência das águas precipitadas ou de corpos d'água superficiais localizadas dentro deste limite para um canal de drenagem principal (rio, córrego, ribeirão). Deste modo, o estado de qualidade das águas do canal de drenagem principal reflete os processos físicos, químicos e biológicos (naturais ou antrópicos) que ocorrem na bacia a montante do ponto de análise. As metodologias referentes ao transporte de material dissolvido e particulado, em uma bacia hidrográfica, constituem o monitoramento hidrogeoquímico que pode analisar as alterações, naturais ou antrópicas, a que estão sujeitos estes ecossistemas. A área de estudo proposta se refere à micro-bacia de drenagem do córrego Barra Bonita, São Paulo, afluente da margem direita do reservatório de Bariri, rio Tietê. O estado de deterioração e a inviabilidade do uso de suas águas para o abastecimento público são devidos à ocupação intensiva da cultura de cana-de-açúcar na bacia e a disposição final de efluentes urbanos "in natura". O estudo hidrogeoquímico na bacia tem por objetivo a caracterização dos processos de transporte dos materiais dissolvidos e particulados, identificando as relações entre os componentes estruturais e funcionais da bacia de drenagem e a qualidade da água. Considerando a importância do manancial para abastecimento público, a médio e longo prazo, o estudo pode contribuir diretamente nos planos de conservação da micro-bacia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Jão Paulo Rambelli Bibian - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.
    15. 2005-Atual. Tec. isotopicas em estud. ciclagem de N em agroecossistemas
      Descrição: As maiores limitações do meio à produtividade agrícola, no Brasil, não se relacionam à radiação solar, à temperatura e, nem mesmo, à água, mas à disponibilidade de quantidades adequadas de nutrientes minerais nos solos, com destaque ao nitrogênio. Na natureza, o nitrogênio é um elemento muito móvel e possui sete estados de valência ou níveis de oxidação que lhe permitem desempenhar seu complexo papel em processos vitais. O ciclo do N refere-se à cadeia de suas reações de oxirredução, representada por diferentes vias de transferência, entre os compartimentos de um sistema. No estudo do ciclo do nitrogênio em agroecossistemas, além do conhecimento das vias internas de transferência e de suas taxas, deve-se conhecer as formas de entrada (fontes) e saída (drenos) do elemento e a intensidade com que elas ocorrem. A intensidade com que ocorrem as diferentes formas de ganhos e perdas do nutriente num agrossistema pode refletir-se a curto, a médio e a longo prazo na produtividade de culturas agrícolas. O perfeito entendimento da dinâmica do nitrogênio, nesses sistemas, determina possibilidades de manejo de culturas, em condições variadas do meio, principalmente solo e clima, com o uso de cultivares melhorados que resultem em ganhos na produtividade agrícola e na sustentabilidade do agrossistema. O método do traçador isotópico para nitrogênio possibilita quantificar as taxas de transferência do nutriente nos diferentes compartimentos do sistema, podendo ser empregado em estudos quando as técnicas clássicas são insuficientes para o perfeito entendimento e quantificação de processos no ciclo do N. Seu uso em diferentes áreas da ciência, em especial na Agronomia, em Ciência do Solo, tem aumentado de modo marcante em todo o mundo. Em nosso país, o uso do 15N como traçador ainda está restrito a algumas instituições de pesquisa, em vista do custo analítico, de dificuldades instrumentais para análise de N-15 e de pessoal especializado no uso de técnicas com o isótopo estável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Glauber José de Castro Gava - Integrante / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Coordenador / Mauro Wagner de Oliveira - Integrante / Andre Cesar Vitti - Integrante / José Albertino Bendassolli - Integrante / Takashi Muraoka - Integrante / Heitor Cantarella - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauber Jose de Castro Gava.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. Selected as an outstanding poster: Sugarcane phenotyping to tolerance of water deficit through carbon isotope discrimination, 1o Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BIOEN-FAPESP).. 2011.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    2. Selected as an outstanding poster: Fluxes of green house gases (N2O, CO2, CH4) from a sugarcane crop under different soil managements in São Paulo State, Brazil, 1o Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BIOEN-FAPESP).. 2011.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    3. Título de Cidadão de Igaraçú do Tietê, Câmara Municipal de Igaraçú do Tietê-SP.. 2009.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    4. Prêmio Brasil Ambiental ao projeto: "Educando Sobre as Águas": programa de educação ambiental para gestão sustentável dos recursos hídricos, American Chamber of Commerce, Rio de Janeiro-RJ.. 2007.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    5. Título de Cidadão de Barra Bonita, Câmara Municipal da Estância Turística de Barra Bonita-SP.. 2006.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    6. Moção de Aplausos, Câmara Municipal da Estância Tusrística de Barra Bonita-SP.. 2006.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    7. Placa de Homenagem, Organização Não Governamental, Movimento de Amparo Ecológico Mãe Natureza.. 2005.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    8. Diploma de Honra ao Mérito, Capitania Fluvial do Tietê Paraná - Marinha do Brasil.. 2005.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    9. Placa de Homenagem "10 Anos de Encontros Científicos dos Pós-Graduandos no CENA/USP", Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo.. 2004.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    10. Moção de Congratulações, Câmara Municipal da Estância Turística de Barra Bonita-SP.. 2004.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    11. Prêmio Admar Cervellini : Balanço do Nitrogênio (15N) da Uréia e da palha de cana no sistema solo-cana-de-açúcar, X Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo.. 2004.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    12. Medalha de Amigo da Marinha, Outorgada pelo Oitavo Distrito Naval - Marinha do Brasil.. 2004.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    13. Moção de Congratulações, Câmara Municipal da Estância Turística de Barra Bonita-SP.. 2003.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.
    14. "Prêmio Admar Cervellini": Estimativa de Lixiviação do Nitrogênio da Uréia em Plantio Direto e Convecional no Milho, VIII Encontro Científico dos P. Graduandos CENA/USP, Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo.. 2002.
      Membro: Glauber José de Castro Gava.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (47)
    1. III Workshop Internacional sobre Cadeia Sucroenernética.Sistema de transplantio de plântulas de cana-de-açúcar produzidas pela Bayer. 2018. (Simpósio).
    2. II Simpósio Tecnológico de Adubação e Manejo da Cana-de-Açúcar.O estado da arte e as novas tecnologias na produção sustentável de mudas pré-brotaras (MPB) em cana-de-açúcar. 2016. (Simpósio).
    3. Mestres do Campo (Workshop Timac-Agro).Utilização de ácidos húmicos concentrados e o desenvolvimento de mudas para transplantio de cana-de-açúcar. 2013. (Simpósio).
    4. XXVIII ISSCT Congress. Macronutrient accumulation and export in sugarcane as Affected by N rate under Subsurface drip irrigation. 2013. (Congresso).
    5. XXVIII ISSCT Congress. Accumulation of nitrogen and biomass in an irrigated ratoon sugarcane crop under Varying rates of N. 2013. (Congresso).
    6. Seminário do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).Sistema sustentável de plantio da cultura de cana-de-açúcar. 2012. (Seminário).
    7. Terceira Semana Agronômica do Instituto Federal Goiano.Fluxo de gases de efeito estufa em solos cultivados. 2012. (Simpósio).
    8. Workshop Técnico de Cana-de-Açúcar Netafim.Irrigação por gotejo em cana-de-açúcar: nutrição vegetal e fisiologia. 2012. (Encontro).
    9. XVIII Reunión Técnica Nacional de la Caña de Azúcar. Riego por goteo en caña de azúcar: nutrición vegetal y fisiología. 2012. (Congresso).
    10. I Conferência Internacional de Cana-de-Açúcar Irrigada por Gotejamento - Netafim. Tillage and soil fertility to drip irrigated sugarcane. 2011. (Congresso).
    11. V Simpósio de tecnologia de produção de cana-de-açúcar. 2011. (Simpósio).
    12. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fracionamento isotópico de carbono e perda de produtividade da cana-de-açúcar por deficiência hídrica e de nitrogênio. 2011. (Congresso).
    13. BIOEN Research Workshop. 2010. (Encontro).
    14. Encontro Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar (Centro de Cana-IAC).Manejo da adubação nitrogenada em cana-de-açúcar fertirrigada por gotejamento. 2010. (Encontro).
    15. FertBio 2010, XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Acúmulo de Fitomassa e Nitrogênio em Soqueira de Cana-de-Açúcar Relacionado com Disponibilidade Hídrica e de N-Fertilizante. 2010. (Congresso).
    16. FertBio 2010, XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Eficiência de Utilização do Nitrogênio em Soqueira de Cana-de-Açúcar Fertirrigada por Gotejamento Subsuperficial. 2010. (Congresso).
    17. III Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA-USP.Disponibilidade de N-(NH4 ? NO3 ), em um Bulbo Úmido com Diferentes Doses de N-Fertilizante no Sistema de Fertirrigação por Gotejamento. 2010. (Simpósio).
    18. II SIMCANA-Simpósio de Ecofisiologia maturação e maturação em cana-de-açúcar.Interação entre água e nitrogênio na produtividade da cana-de-açúcar. 2010. (Seminário).
    19. Palestra curso de Pós-Graduação (UNESP-Botucatu).Adubação nitrogênada em cana-de-açúcar irrigada. 2010. (Seminário).
    20. Workshop Plene Cana-de-açúcar-Syngenta.Perspectivas da adubação nitrogenada em cana-de-açúcar. 2010. (Encontro).
    21. XXVII Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas.Adubação nitrogenada em cana irrigada por gotejamento. 2010. (Simpósio).
    22. EXPO JAÚ 2009.Adubação em cana crua. 2009. (Simpósio).
    23. ISSCT Agronomy Workshop-2009. Productivity of three sugarcane varieties in two crop cycles on dry and drip irrigated management. 2009. (Congresso).
    24. Reunião do grupo fitotécnico de cana-de-açúcar.Fisiologia e irrigação da cana-de-açúcar. 2009. (Encontro).
    25. Sétimo Encontro Regional de Canavieiros.Adubação e mecanização da cana-de-açúcar. 2009. (Encontro).
    26. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Interação entre nitrogênio e fitomassa em dois genótipos de cana-de-açúcar. 2009. (Congresso).
    27. Dia de campo: Fertirrigação por gotejamento na cana-de-açúcar (APTA).Fertirrigação por gotejamento na cultura da cana-de-açúcar. 2008. (Oficina).
    28. EXPO JAÚ 2008.Adubação da cana-de-açúcar. 2008. (Simpósio).
    29. FertBio2008, Reunião brasileira de fertilidade do solo e nutrição de plantas.Doses de nitrogênio aplicado por meio de irrigação por gotejamento em cana-de-açúcar. 2008. (Simpósio).
    30. III Ciclo de Estudos das Engenharias (Faculdade de Jaguariúna-FAJ).Agricultura e meio ambiente. 2008. (Seminário).
    31. I Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP.Água e mudanças ambientais. 2008. (Simpósio).
    32. IX Congresso Nacional da Sociedade dos Técnicos Açúcareiros do Brasil. Produtividade e atributos tecnológicos de três cultivares de cana-de-açúcar irrigadas por gotejamento subsuperficial. 2008. (Congresso).
    33. Palestra em Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UNESP.Fertilização e irrigação na cultura de cana-de-açúcar. 2008. (Oficina).
    34. Simpósio Brasileiro de Agroenergia.Qualidade do caldo de cana-energia em estádios de maturação sem deficiência hídrica. 2008. (Simpósio).
    35. Simpósio brasileiro sobre ecofisiologia, maturação e maturadores em cana-de-açúcar.Diferentes concentrações e épocas de aplicação de Stimulate na produtividade e na qualidade da cana-de-açúcar. 2008. (Simpósio).
    36. XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Produção de matéria seca e qualidade da forragem de dois híbridos de sorgo forrageiro em função da adubação fosfatada. 2008. (Congresso).
    37. Global Warming - Efeitos, conseqüências e propostas. 2007. (Seminário).
    38. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Análise do crescimento de duas cultivares de cana-de-açúcar. 2007. (Congresso).
    39. I Encontro Stoller dos Profissionais de Cana-de-Açúcar. 2006. (Encontro).
    40. IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia. 1). 2006. (Congresso).
    41. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Ministério da Ciência e Tecnologia). 2005. (Simpósio).
    42. SIMBIO-Simposio Sobre Biotecnologia na Cana-de-Açúcar. 2005. (Simpósio).
    43. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2003. (Congresso).
    44. Fertibio. FERTBIO-XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. 2002. (Congresso).
    45. International Nuclear Atlantic Conference VI-ENAN. International Nuclear Atlantic Conference VI-ENAN. 2002. (Congresso).
    46. Congresso Nacional do Milho e Sorgo. XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2000. (Congresso).
    47. Simpósio Sobre Rotação Soja/Milho no Plantio Direto. 2000. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. GAVA, G. J. C.. Segundo seminário dos programas estratégicos da APTA: Sustentabilidade ambiental-qualidade de vida para novas gerações. 2008. (Congresso).. . 0.
    2. CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; JERÔNIMO, Elisangela Marques ; GAVA, G. J. C. ; SILVA, Marcelo de Almeida ; Carlin S. D.. Dia de Campo: Fertirrigação por gotejamento em cana-de-açúcar. 2008. Outro
    3. GAVA, G. J. C.. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: ?Educando sobre as águas II, programa de educação ambiental em recursos hídricos?. 2007. (Exposição).. . 0.
    4. JERÔNIMO, Elisangela Marques ; GAVA, G. J. C. ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; SILVA, Marcelo de Almeida. Curso de atualização em estatística experimental na pesquisa agropecuária. 2007. Outro
    5. GAVA, G. J. C.; JOSEF, C. F. ; OLIVEIRA, C. R. ; TAVARES, G. A. ; TEIXEIRA, Gleuber Mariano ; MORAES, L. M. B. ; CARNEIRO, J. M. T. ; KRUG, M. G. Z. ; ABRAHÃO, O. S. ; ARTHUR, R. C. ; BOARETTO, R. M.. IX Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA-USP. 2003. Congresso
    6. GAVA, G. J. C.; VITTI, André Cesar ; OLIVEIRA, C. R. ; SOLIMON, C. ; MÁXIMO, E. ; TAVARES, C. A. ; TEIXEIRA, Gleuber Mariano ; FREITAS, H. A.. VIII Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA-USP. 2002. Congresso
    7. GAVA, G. J. C.; ALEXANDRINO, S. A. ; RIBEIRO, A.. DIA CAMPO SOBRE A CULTURA DO MILHO, AGROCERES - FAZ. ÁGUA SUMIDA. 2000. Exposição
    8. GAVA, G. J. C.; VITTI, André Cesar ; SOUZA, Cileide M M Coelho Arruda ; MÁXIMO, E. ; OLIVEIRA, C. R.. VI Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA-USP. 2000. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Heitor Cantarella (7.0)
      1. GAVA, GLAUBER JOSÉ DE CASTRO ; DELLABIGLIA, WILLIAM JOSÉ ; VILLAS BOAS, ROBERTO LYRA ; ROSSETTO, RAFFAELLA ; ARLANCH, ADOLFO BERGAMO ; Cantarella, Heitor. PRODUTIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR FERTIRRIGADA COM DOSES DE N E INOCULADAS COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS*. IRRIGA (UNESP. CD-ROM). v. 1, p. 24-41, issn: 1808-3765, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. KÖLLN, ORIEL TIAGO ; DE CASTRO GAVA, GLAUBER JOSÉ ; Cantarella, Heitor ; FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA ; URIBE, RAUL ANDRES MARTINEZ ; DA ROCHA PANNUTI, LUIZ EDUARDO ; TRIVELIN, PAULO CESAR OCHEUZE. Fertigated Sugarcane Yield and Carbon Isotope Discrimination (-13C) Related to Nitrogen Nutrition. Sugar Tech. v. 18, p. 391-400, issn: 0972-1525, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CARMO, JANAINA BRAGA DO ; SOUSA NETO, E. R. .. ; DUARTE-NETO, P. ; VARGAS, V. P. .. ; GAVA, G. J. C. ; ROSSETTO, RAFFAELLA ; ANDRADE, CRISTIANO A. ; PITOMBO, LEONARDO M. ; MARTINELLI, LUIZ A. ; NETO, ANDRÉ E. ; CANTARELLA, HEITOR ; ZOTELLI, LUCIANA C. ; FILOSO, SOLANGE ; DUARTE-NETO, PAULO J. ; GAVA, GLAUBER J. C. ; SOUSA NETO, ERACLITO R. ; VARGAS, VITOR P.. Infield greenhouse gas emissions from sugarcane soils in Brazil: effects from synthetic and organic fertilizer application and crop trash accumulation. Global Change Biology. Bioenergy. v. online, p. 1-14, issn: 1757-1693, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. QUAGGIO, JOSÉ A. ; CANTARELLA, H. ; RAIJ, B. van ; OTTO, RAFAEL ; PENATTI, C. P. ; ROSSETTO, RAFFAELLA ; VITTI, GODOFREDO C. ; Korndörfer, G.H. ; TRIVELIN, PAULO CESAR OCHEUZE ; MELLIS, ESTÊVÃO VICARI ; FRANCO, H.C.J. ; GAVA, GLAUBER JOSÉ DE CASTRO ; VITTI, ANDRÉ C. ; DIAS, F.L.F.. 3.3. Cana-de-açúcar. Em: Heitor Cantarella; José Antonio Quaggio; Dirceu Mattos Jr.; Rodrigo Marcelli Boaretto; Bernardo van Raij.. (Org.). Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 5ed.Campinas. : instituto agronomico de campinas. 2022.v. 1, p. 177-186.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. VARGAS, V.P. ; CANTARELLA, HEITOR ; MARTINS, A. A. ; SOARES, J. R. ; JORIS, H. A. W. ; MONTEZANO, Z.F. ; SOUZA, R. M. ; GROSSO, S. ; CARMO, JANAINA BRAGA DO ; GAVA, G. J. C. ; ANDRADE, CRISTIANO A.. CO2 and CH4 emissions from Brazilian sugarcane soils over two years. Em: 28 International Society of Sugar Cane Technologists Congress, v. 28, p. 1-8, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. VARGAS, V.P. ; Cantarella, H. ; ANDRADE, C.A. de ; GAVA, G.J.C. ; MONTEZANO, Z.F. ; CARMO, J.B. do ; SOUSA NETO, E.R.. Fluxos de N2O e CH4 em solo cultivado com cana-de-açúcar e em função da adubação nitrogenada e ninoculação com bactérias diazotróficas. Em: FertBio 2010, 2010, Guarapari. Anais da FertBio 2012. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 29, p. 1-4 CDROM, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. JORIS, H. A. W. ; CANTARELLA, H. ; ROSA, H. J. A. ; MOLIN, J. P. ; VITTI, A. C. ; GAVA, G. J. C. ; DIAS, F.L.F. ; VARGAS, V.P.. Preliminary diagnosis of nitrogen status in sugarcane in response to nitrogen fertilization: Sap analysis, NDVI and SPAD readings. Em: ISSCT Agronomy and Engineering Workshop, 2012, Townsville, Australia. Proceedings of the ISSCT Agronomy and Engineering Workshop. Townsville: ISSCT, v. XXVII, p. 1-2, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Samira Domingues Carlin Cavallari (7.0)
      1. JERÔNIMO, Elisangela Marques ; Carlin S. D. ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; GAVA, G. J. C. ; SILVA, Marcelo de Almeida ; Gil Eduardo Serra. Parâmetros fermentativos e formação de compostos secundários em cachaças em relação a complementação nutricional de mosto de cana-de-açúcar. Em: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, v. 17, p. CD_ROM, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; GAVA, G. J. C. ; SILVA, Marcelo de Almeida ; JERÔNIMO, Elisangela Marques ; Carlin S. D.. Desenvolvimento de mudas de cana-de-açúcar oriundas de áreas com diferentes índices de infestação de Diatraea saccharalis. Em: IX Congresso Nacional da Sociedade dos Técnicos Açúcareiros e Alcooleiros do Brasil, v. 9, p. 89-93, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GAVA, G. J. C.; SILVA, Marcelo de Almeida ; JERÔNIMO, Elisangela Marques ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; Carlin S. D. ; OLIVEIRA, Mauro Wagner de. Doses de nitrogênio aplicado por meio de irrigação por gotejamento em cana-de-açúcar. Em: FertiBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, 2008, Londrina. FertiBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, v. 1, p. CD-ROM, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SILVA, Marcelo de Almeida ; ARANTES M. T. ; PINCELLI, Renata Passos ; CAPUTO, Marina Maitto ; JERÔNIMO, Elisangela Marques ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; GAVA, G. J. C.. Qualidade do caldo de cana-energia em estádios de maturação sem deficiência hídrica. Em: SIAGRE - Simpósio Brasileiro de Agroenergia, 2008, Botucatu. SIAGRE - Simpósio Brasileiro de Agroenergia: Agroenergia e desenvolvimento sustentável, v. 1, p. CD-ROM, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; GAVA, G. J. C. ; SILVA, Marcelo de Almeida ; CARLIN, S. D.. Efeito do glifosato na severidade da ferrugem da cana-de-açúcar. Em: I Simpósio em Proteção de Plantas, 2009, Botucatu. 1º Simpósio em Proteção de Plantas, v. 1, p. CD-ROM, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Carlin S. D. ; JERÔNIMO, Elisangela Marques ; SILVA, Marcelo de Almeida ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; GAVA, G. J. C.. Sugarcane management to cachaça in centre-west region of São Paulo State. Em: ISSCT Agronomy Workshop, 2009, Uberlândia. Agronomy Workshop- Sugarcane production: integration among sugar, alcohol, residue cycling and sustainability, v. 1, p. 82-82, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SILVA, Marcelo de Almeida ; SORRILLA, P. F. ; ROSSI, T. ; GAVA, G. J. C. ; JERÔNIMO, Elisangela Marques ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; CARLIN, S. D.. Efeito do intervalo e da região de corte do colmo-semente no desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar. Em: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal "Desafios para produção de alimentos e bioenergia", 2009, Fortaleza - CE. XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal "Desafios para produção de alimentos e bioenergia". Fortaleza - CE: SPH Comunicação Visual, v. 12, p. 70-70, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Fábio Luis Ferreira Dias (3.0)
      1. QUAGGIO, JOSÉ A. ; CANTARELLA, H. ; RAIJ, B. van ; OTTO, RAFAEL ; PENATTI, C. P. ; ROSSETTO, RAFFAELLA ; VITTI, GODOFREDO C. ; Korndörfer, G.H. ; TRIVELIN, PAULO CESAR OCHEUZE ; MELLIS, ESTÊVÃO VICARI ; FRANCO, H.C.J. ; GAVA, GLAUBER JOSÉ DE CASTRO ; VITTI, ANDRÉ C. ; DIAS, F.L.F.. 3.3. Cana-de-açúcar. Em: Heitor Cantarella; José Antonio Quaggio; Dirceu Mattos Jr.; Rodrigo Marcelli Boaretto; Bernardo van Raij.. (Org.). Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 5ed.Campinas. : instituto agronomico de campinas. 2022.v. 1, p. 177-186.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GAVA, G. J. C.; SILVA, Marcelo de Almeida ; DIAS, F.L.F. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; OLIVEIRA, E. C. A. ; OLIVEIRA, Mauro Wagner de ; TEIXEIRA, Gleuber Mariano. Intereação entre fitomassa e nitrogênio em dois genótipos de cana-de-açucar. Em: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Resunos do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: SBCS, v. XXXII, p. 319-319, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GAVA, G. J. C.; SILVA, Marcelo de Almeida ; CRUZ, Juliana Cristina Sodário ; ROSSETTO Rafaella ; TAVARES S. ; DIAS, F.L.F.. Partição de matéria seca e nitrogênio em dois genótipos de cana-de-açucar. Em: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal., 2009, Fortaleza- CE. Partição de matéria seca e nitrogênio em dois genótipos de cana-de-açucar.. Fortaleza: SPH Comunicação Visual, v. 12, p. 174-174, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Raffaella Rossetto (3.0)
      1. GAVA, GLAUBER JOSÉ DE CASTRO ; DELLABIGLIA, WILLIAM JOSÉ ; VILLAS BOAS, ROBERTO LYRA ; ROSSETTO, RAFFAELLA ; ARLANCH, ADOLFO BERGAMO ; Cantarella, Heitor. PRODUTIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR FERTIRRIGADA COM DOSES DE N E INOCULADAS COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS*. IRRIGA (UNESP. CD-ROM). v. 1, p. 24-41, issn: 1808-3765, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ROSSETTO, R. ; VITTI, A. C. ; GAVA, G. J. ; MELLIS, E. V. ; VARGAS, V. O. ; CANTARELLA, H. ; PRADO, H. ; DIAS, F. L. F. ; LANDELL, MARCOS GUIMARÃES DE ANDRADE ; BRANCALIÃO, Sandro Roberto ; GARCIA, J. C.. Cana de açúcar - cultivo com sustentabilidade. Informações Agronômicas, Piracicaba, SP, p. 1-13, 01 jun. 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GAVA, G. J. C. Nutrição e adubação da cana-de-açúcar. 2008. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Regina Celia de Matos Pires (2.0)
      1. SCARPARE, FÁBIO VALE ; DE JONG VAN LIER, QUIRIJN ; DE CAMARGO, LARISSA ; PIRES, R.C.M. ; RUIZ-CORRÊA, SIMONE TONI ; BEZERRA, A.H.F. ; GAVA, G.J.C. ; DIAS, C.T.S.. Tillage effects on soil physical condition and root growth associated with sugarcane water availability. SOIL & TILLAGE RESEARCH. v. 187, p. 110-118, issn: 0167-1987, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ARLANCH, ADOLFO BERGAMO ; GAVA, GLAUBER JOSE DE CASTRO ; KOLLN, ORIEL TIAGO ; DELLABIGLIA, WILLIAM JOSÉ ; SCARPARE, FÁBIO VALE ; PIRES, REGINA CELIA DE MATOS. ÍNDICES FISIOLÓGICOS E A PRODUTIVIDADE DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR NOS MANEJOS DE SEQUEIRO E IRRIGADO POR GOTEJAMENTO. IRRIGA (UNESP BOTUCATU). v. 1, p. 112-124, issn: 1413-7895, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Estêvão Vicari Mellis (1.0)
      1. QUAGGIO, JOSÉ A. ; CANTARELLA, H. ; RAIJ, B. van ; OTTO, RAFAEL ; PENATTI, C. P. ; ROSSETTO, RAFFAELLA ; VITTI, GODOFREDO C. ; Korndörfer, G.H. ; TRIVELIN, PAULO CESAR OCHEUZE ; MELLIS, ESTÊVÃO VICARI ; FRANCO, H.C.J. ; GAVA, GLAUBER JOSÉ DE CASTRO ; VITTI, ANDRÉ C. ; DIAS, F.L.F.. 3.3. Cana-de-açúcar. Em: Heitor Cantarella; José Antonio Quaggio; Dirceu Mattos Jr.; Rodrigo Marcelli Boaretto; Bernardo van Raij.. (Org.). Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 5ed.Campinas. : instituto agronomico de campinas. 2022.v. 1, p. 177-186.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber José de Castro Gava ⇔ Sandro Roberto Brancalião (1.0)
      1. ROSSETTO, R. ; VITTI, A. C. ; GAVA, G. J. ; MELLIS, E. V. ; VARGAS, V. O. ; CANTARELLA, H. ; PRADO, H. ; DIAS, F. L. F. ; LANDELL, MARCOS GUIMARÃES DE ANDRADE ; BRANCALIÃO, Sandro Roberto ; GARCIA, J. C.. Cana de açúcar - cultivo com sustentabilidade. Informações Agronômicas, Piracicaba, SP, p. 1-13, 01 jun. 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2023
Data de processamento: 29/06/2023 08:54:23