INFORMATIVO DO PROGRAMA CANA IAC - EDIÇÃO 18 - DEZEMBRO DE 2020
 
 
 
Programa CanA - IAC São Paulo Governo do Estado  
 
 
 
 
Programa Cana do IAC desenvolve
indicador para prevenção e combate
a incêndios em canaviais
 
 
Pesquisa inédita levantou informações de investimentos e funcionários envolvidos nas atividades em 3,3 milhões de hectares de cana na região Centro-Sul. Ao todo, foram investidos R$ 228 milhões nessas ações.
 
LEIA MAIS
 
 
 
 
 
 
  Atualização na produção de MPB
torna o sistema mais sustentável
 
Com as mudanças sugeridas por pesquisadores do Programa Cana do IAC é possível economizar energia, reutilizar resíduos e fazer a rastreabilidade na produção das Mudas Pré-Brotadas.
 
LEIA MAIS
 
 
 
 
 
 
Empresa lança
transplantadora de MPB
 
 
Máquina desenvolvida pela AGRIMEC está sendo utilizada por produtores da República Dominicana e Vietnã. Este é mais um desdobramento do Sistema de Mudas Pré-Brotadas.
 
LEIA MAIS
 
 
 
 
     
 
 
Programa Cana
transfere tecnologia a
produtores do MT
 
Projeto está sendo desenvolvido com produtores da Associação de Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale). O objetivo é alcançar a produtividade dos três dígitos.
 
     
 
Quais as recomendações
para viabilizar os canaviais
transgressivos?
 
A pandemia mudou a forma de trabalhar, mas não alterou a forte interação do Programa Cana IAC com o setor sucroenergético. Além das reuniões do Grupo Fitotécnico, que passaram a ser remotas, o pesquisador e líder do programa Cana IAC, Marcos Landell, ministrou diversas palestras, para diferentes públicos, também a distância.
 
 
LEIA MAIS

  LEIA MAIS

     
 
 
 
  Programa Cana do IAC não para!
 
Mesmo em um ano difícil, marcado por restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Programa Cana do IAC fechou cinco novas parcerias e cumpriu mais de 90% dos atendimentos regionais.
 
LEIA MAIS
 
 
 
 
 
 
 
Você sabia?
 
A cana-de-açúcar foi a primeira atividade não extrativista no Brasil. Em 1532, chegou ao país com Martin Afonso de Souza, em São Vicente. Depois, Alagoas e Pernambuco começaram a produzir por conta da dinâmica para exportar para Europa.
 
Foi só a partir da década de 50 que São Paulo começou a expandir a produção. Atualmente, cerca de 10 mil hectares estão em áreas extremamente secas e esse cultivo só foi possível graças à pesquisa. A canavicultura brasileira é de sequeiro, ao contrário da do Peru, Austrália e Colômbia, que usam irrigação. Só é viável pela ciência e tecnologia, porque são áreas onde antes nem mesmo pastagens se desenvolvia.
 
 
 
 
   
 
 
Expediente
 
O Informativo do Programa Cana IAC é uma publicação do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
Este veículo está sob responsabilidade editorial do Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do IAC.
 
Contato: (19) 2137-0616