PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRESENCIAL EM AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL

EDITAL 2023-2025: EXAME DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical, do Instituto Agronômico de Campinas, sito à Av. Barão de Itapura,1481, Campinas (SP), comunica que no período de 03/10/2022 a 31/10/2022 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de MESTRADO para o período letivo de 03/2023 a 03/2025.


1. Inscrições

1.1 - As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.iac.sp.gov.br/posgraduacao, durante o período de vigência das inscrições. O envio do formulário devidamente preenchido e os documentos solicitados neste Edital será finalizado, impreterivelmente, até as 23h59min do dia 31 de outubro de 2022. Os arquivos comprovatórios de currículo, a copia do CV lattes e a foto deverão ser enviados em formato compactado para o e-mail: secretariapgiac@gmail.com. Somente após a conferência da documentação enviada as inscrições serão validadas e o candidato será informado por e-mail.

1.2 - Além de candidados graduados, poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação, desde que possam comprovar a conclusão do seu curso de graduação antes do início do semestre letivo do PPG-IAC, previsto para 01/03/2023. A inscrição de candidatos estrangeiros é permitida, mas o PPG-IAC não se responsabiliza pela solicitação de visto caso o candidato seja aprovado, devendo o mesmo apresentar-se presencialmente à secretaria de pós-graduação até 01/03/2023, bem como todos os demais alunos aprovados. A não apresentação dos candidatos nestas condições implicará automaticamente na perda de vaga.

1.3 - Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

1.4 - Será aceita somente uma inscrição por candidato, sendo obrigatória a indicação das áreas e até duas subáreas de pesquisa. Consultar o site www.iac.sp.gov.br/posgraduacao para informações sobre as áreas de concentração do curso e orientadores disponíveis. No caso do recebimento de mais de uma inscrição será considerada somente a primeira recebida.

2. Documentação exigida em formato digital

Os itens de 2.2 até 2.5, e 2.7 se pertinente, deverão ser enviados em formato compactado para o e-mail assinalado em 1.1

2.1 - Ficha de inscrição com foto colada digitalizada devidamente preenchida e assinada pelo candidato e check list da documentação (formulário página web: https://pg.iac.sp.gov.br)

2.2 - Histórico escolar completo do curso de graduação reconhecido pelo MEC, com as reprovações e nome por extenso das disciplinas cursadas. Arquivo único em PDF.

2.3 - Diploma de graduação: Só serão aceitos diplomas devidamente registrados pelo MEC, com validade nacional e data de colação de grau (digitalizar frente e verso). O candidato que ainda não tenha diploma de graduação, poderá apresentar uma declaração da instituição de ensino indicando a data de colação de grau. Essa data deverá ser anterior ao início do semestre letivo do PPG-IAC, previsto para 01/03/2023. Diplomas emitidos no exterior deverão acompanhar tradução juramentada feita no Brasil. Arquivo único em PDF.

2.4 - Currículo Lattes/CNPQ atualizado acompanhado dos documentos comprobatórios. Arquivo único em PDF

2.5 - RG e CPF ou RNE para alunos estrangeiros. Arquivo único em PDF

2.6 - Carta de liberação da empresa: Arquivo único em PDF. Para candidatos que possuírem vínculo empregatício o empregador deverá liberar o candidato para as atividades de pós-graduação por, pelo menos, 20 horas semanais pelo período de 24 meses a partir da data de início do curso (março de 2023). As cartas de liberação deverão ser enviadas até a data/hora descritos no item 1.1 deste edital. A ausência da carta de liberação para candidatos com vínculo empregatício ou seu envio fora do prazo implicam no indeferimento da inscrição do candidato.


O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas


3. Seleção, Divulgação dos Resultados e Matrícula

A seleção dos candidatos compreenderá as seguintes fases, para as três áreas de concentração: 1) análise da documentação apresentada; 2) análise do currículo; 3) entrevista realizada de forma remota, via plataformas de teletrabalho. A entrevista será realizada por banca única, composta por um membro de cada área de concentração, e será composta por questões opinativas de caráter geral nas quais os candidatos deverão demonstrar capacidade de exprimir suas idéias. A entrevista, poderá incluir também uma única questão técnica dentro da área e subárea de pesquisa assinaladas pelo candidato na ficha de inscrição, compreendendo bibliografia anexa a este edital. As etapas 1 e 2 serão apenas classificatórias. Todos os candidatos inscritos serão entrevistados. Os candidatos serão avisados, por e-mail e whatsapp, da data e horário determinados pela banca para a entrevista, prevista para os dias 7, 8 e 9/11/2022. A ausência na entrevista desclassifica automaticamente o candidato. A divulgação dos resultados deverá ocorrer até o dia 09 de dezembro de 2022, na página web: http://www.iac.sp.gov/posgraduacao/processoseletivo_mestrado.php

A matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá no período de 16 a 27/01/2023. Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis em http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/posgraduacao/procedimentos.php e deverão ser entregues em formato eletrônico.

Deve ser entregue ainda na ocasião da matrícula a comprovação da vacinação anti-Covid 19 conforme esquema vacinal completo, exigido nas instituições públicas do Estado de São Paulo. A não apresentação do comprovante de vacinação no prazo determinado implicará na perda da vaga


4. Literatura recomendada

4.1. Área de Concentração: GESTÃO DE RECURSOS AGROAMBIENTAIS

TODAS AS SUBAREAS, EXCETO CLIMATOLOGIA:

N.C. BRADY, R.R. WEIL. Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos. 3ª edição. (tradução técnica: Igo F. Lepsch). Porto Alegre: Bookman Editora Ltda, 2013.

APENAS SUBAREA CLIMATOLOGIA:

PEREIRA, A.R; ANGELOCCI, L.R; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Agropecuária, 478p, 2002.

4.2. Área de Concentração: GENÉTICA, MELHORAMENTO VEGETAL E BIOTECNOLOGIA

Literatura recomendada

  • BORÉM, A. & MIRANDA, G.V. Melhoramento de plantas. 7ª. Edição, UFV. 2017. 543p.
  • NASS, L.L. Recursos Genéticos Vegetais. Editora Embrapa, 2007, 858 p.
  • BORÉM, A. & FRITSHE-NETO, R. Biotecnologia aplicada ao melhoramento de plantas. Editora: Produção Independente, 2012. 335 P.

4.3. Área de Concentração: TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Literatura recomendada

  • EPSTEIN, E.; BLOOM, A.J. Nutrição mineral de plantas: princípios e perspectivas. Londrina: Editora Planta, 2006. 403p.
  • TAIZ, L., ZEIGER, E., MOLLER, I. M., & MURPHY, A. Fisiologia e desenvolvimento vegetal. 6ª Ed. Artmed Editora, 2017.
  • KERBAUY, G. B. Fisiologia Vegetal. São Paulo: Guanabara. 2ª ed. 2008.
  • NOVAIS, R. F.; ALVAREZ, V.H.; BARROS, N.F.; FONTES, R.L. F.; CANTARUTTI, R.B.; NEVES, J.C.L. Fertilidade do solo. 1 ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007.
  • FURLANI, P.R.; SILVEIRA, L.C.P.; BOLONHEZI, D.; FAQUIM, V. Cultivo hidropônico de plantas. Campinas, Instituto Agronômico (Bolentim Técnico 180), 1999.52p.

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600