Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

XXI Curso Tópico da Cultura de Cana-de-açúcar

Centro de Cana IAC/APTA – Ribeirão Preto/SP

Início: 04 de abril de 2022

Término: 31 de julho de 2022

Para mais Informações: www.topicosdaculturadacanaiac.com.br

Cronograma

Mês 1 - Aula 1 - Botânica e Fisiologia da cana-de-açúcar: Brotação, crescimento e maturação
Professor: Dr. Maximiliano Salles Scarpari (Centro de Cana –IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP).
Mês 1 - Aula 2 - Critérios de classificação de solos e pedológicos quanto aos ambientes de produção de cana-de-açúcar
Professores: Dr. Hélio do Prado (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP) e Dr. André Cesar Vitti (APTA – Polo Regional Centro Sul – Piracicaba - SP)
Mês 1 - Aula 3 – Sistematização, preparo e conservação do solo em cana-de-açúcar
Professores: Dr. André Cesar Vitti (APTA – Polo Regional Centro Sul – Piracicaba - SP)
Mês 2- Aula 4 - Adubação e nutrição da cana-de-açúcar: Exigências nutricionais, correções e uso de resíduos
Professores: Dr. Fábio Dias (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP) e Dra. Raffaella Rossetto (IAC – UPD de Jaú)
Mês 2- Aula 5 – Plantio da cana-de-açúcar
Professor: Dr. André Cesar Vitti (APTA – Polo Regional Centro Sul – Piracicaba - SP)
Mês 2 - Aula 6 - Melhoramento genético e manejo varietal em cana-de-açúcar
Professor: Dr. Marcos G. A. Landell (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP)
Mês 2 - Aula 7 - Doenças e manejos na Cana-de-açúcar
Professor: Dr. Ivan Antônio dos Anjos (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP)
Mês 3 - Aula 8 - Produção de mudas e planejamento de viveiros de cana-de-açúcar
Professor: Dr. Mauro Alexandre Xavier (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP)
Mês 3 - Aula 9 – Sistema de produção Irrigado para a cana-de-açúcar no Brasil
Professores: Dra. Regina Célia M. Pires (Centro de Ecofisiologia e Biofisica - IAC /APTA – Campinas - SP) e Dr. Vinicius Bof Bufon (Embrapa Cerrados – DF)
Mês 3 - Aula 10 - Pragas e nematóides na cultura da cana-de-açúcar
Professora: Dra. Leila Luci Dinardo-Miranda (Centro de Cana IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP)
Mês 3 - Aula 11 - Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas
Professor: Dr. Hamilton Humberto Ramos (Centro de Enga. e Automação – IAC/APTA – Jundaí - SP)
Mês 4 - Aula 12 - Plantas daninhas: Identificação, quantificação e principais tipos de manejos químicos
Professor: Dr. Carlos Alberto M. Azania (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribirão Preto - SP)
Mês 4 - Aula 13 – Rotação de culturas, consórcio e manejos conservacionistas em cana-de-açúcar
Professor: Dr. Denizart Bolonhezi (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP)
Mês 4 - Aula 14 – Reguladores de crescimento em cana-de-açúcar
Professor: Dr. Carlos Alberto M. Azania (Centro de Cana – IAC /APTA – Ribeirão Preto - SP)
Mês 4 – Consolidação das disciplinas - Finalização do Curso

Material didático

Cada participante preencherá no ato da inscrição online um usuário e senha individual para ter acesso aos textos, artigos científicos para leitura obrigatória e para leitura complementar, assim como materiais didáticos.

Público-alvo

Técnicos, Biólogos, Engenheiros Agrônomos e Agrícolas, estudantes e outros profissionais interessados em se especializar na cultura da cana-de-açúcar.

Ferramentas pedagógicas

Disponíveis na área do aluno, as ferramentas permitirão a interação entre aluno e professor. São elas:

• FTD - Ferramenta Tira-Dúvidas
  • SPRA - Sistemas de Perguntas, Respostas e Avaliação.
  • TUTORIA - Os alunos serão acompanhados ao longo do curso via internet e nas aulas presenciais de forma que permita:
    • esclarecer suas dúvidas;
    • serem auxiliados na compreensão do material educativo, através de discussão e levantamento de questões;
    • responder a questionamentos relacionados aos temas;
    • serem avaliados no trabalho de conclusão do curso;
    • ampliar temas apresentados no material educativo estudado.

Coordenação do curso

Coordenadores Técnicos Pedagógicos do Curso

Dr. Marcos Guimarães de Andrade Landell
Diretor do Centro de Cana do IAC
Dr. Hélio do Prado
E-mail: heprado@terra.com.br
Dr. Ivan Antônio dos Anjos
E-mail: iaanjos@iac.sp.gov.br
Celular: 16-997027441 fixo: 16-39199920

Como acessar o curso?

Após adquirir o curso, você recebe um e-mail com as informações necessárias para entrar no ambiente de aprendizado e começar imediatamente o seu curso.

Formas de pagamento

O Pagamento das inscrições deverá ser feito através de Boleto Bancário gerado automaticamente pelo sistema. Obs: Inscrição de um curso on-line dá direito a todas as ferramentas de aprendizado (Mensagens, Aulas, Ferramenta Tira-dúvidas, Atividades on-line)

Inscrições e valor do investimento

Acesse:www.topicosdaculturadacanaiac.com.br