Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Centro de Frutas


English Version

A expansão da fruticultura de clima temperado e subtropical no Estado de São Paulo está diretamente ligada às atividades do Instituto Agronômico. Além da viticultura, as pesquisas envolvem amoreira, abacaxizeiro, maracujazeiro pessegueiro, nectarineira, pereira, marmeleiro, macadâmia, nespereira e caquizeiro.


Os estudos visam à melhoria das técnicas de cultivo e à obtenção de novas variedades de frutas e nozes com alta potencialidade agronômica por meio do melhoramento genético. Na área de viticultura são realizados trabalhos nos principais polos vitícolas do Estado de São Paulo, incluindo utilização de reguladores vegetais para a melhoria na qualidade dos cachos e a uniformização da brotação da videira, sistemas de condução e cultivo protegido, a fim de obter maior produtividade, melhoria na qualidade dos cachos, menor incidência de doenças e redução da necessidade de mão de obra. Avaliação do comportamento de copa e porta-enxerto de uvas para mesa, vinho e suco também integram a programação. Também estudos da diversidade genética e caracterização dos acessos das coleções de germoplasma têm sido realizados para seleção de genitores nos programas de melhoramento para uvas para processamento.


Nas fruteiras de clima temperado, como pêssego e nectarina, buscam-se cultivares superiores e pouco exigentes em frio, adaptadas às condições climáticas paulistas.


Nas fruteiras de clima tropical, há trabalhos com abacaxi e maracujá. No abacaxizeiro, objetiva-se o aumento da produção e a qualidade dos frutos, para a obtenção de variedades resistentes a pragas e doenças e ausência de espinhos nas folhas. O mais recente lançamento, em 2010, é o IAC Fantástico, resistente à fusariose, principal doença da espécie no Brasil. A variedade se destaca pela ausência de espinhos na coroa, facilitando o manejo.


Comercialização e propagação de material vegetativo do Centro de Frutas (Estacas de uva, mudas de abacaxi, semente de maracujá...)

Para maiores informações ligue (11) 4582-7284.

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600

Governo do Estado de SP