Núcleo Regional de Pesquisa Tatuí "Armando Pettinelli".
Localizado em Tatuí, vinculado à Diretoria Técnica de Departamento do Instituto Agronômico.
Histórico
Inaugurado em 1934, O Núcleo Regional de Pesquisa Tatuí "Armando Pettinelli" iniciou seus trabalhos com foco nos estudos de pragas e doenças do algodoeiro herbáceo que na época, sem muitas informações, traziam muitos prejúizos aos produtores. No final da década 1950 foram realizados trabalhos de pesquisa para desenvolvimento de uma nova cultivar de amendoim que cultimou com o lançamento da cultivar IAC Tatuí, por anos produzido semente genética desta cultivar no Núcleo Regional de Pesquisa Tatuí "Armando Pettinelli". Ainda no final da década de 50, visando melhorar e disseminar o uso do bambo no Brasil, foram introduzidas espécies da Colombia, China e Japão, que compõem hoje um dos maiores Bancos de Germoplasma do mundo. O primeiro moinho de trigo do país foi instalado em Tatuí, em virtude do lançamento de trigo duro pelo celebre pesquisador Dr. Carlos Eduardo Camargo, cuja sêmula é utilizada para a produção do macarrão.
Sobre
O Núcleo Regional de Pesquisa Tatuí "Armando Pettinelli", desenvolve pesquisas nas cadeias produtivas de grãos, especificamente com as culturas de algodão, feijão, milho, milho silagem, milho pipoca e soja. No Núcleo Regional de Pesquisa Tatuí "Armando Pettinelli" está instalado, desde de 1958, o maior Banco Ativo de Germoplasma de Bambu da América Latina, em área de aproximadamente 2,0 ha, com mais de setenta espécies catalogadas e com ampla diversidade fenotípica para utilização na construção civil, artesanatos, tutoramento, produção de papel e celulose, biomassa (queima) e brotos (alimentação).
Destacam-se o ensaios de Avaliação Regional de Cultivares de Milho no Estado de São Paulo, tanto para grãos como para silagem, objetivando avaliar regionalmente os cultivares de milho comercializados quanto ao potencial produtivo, ao valor nutricional e a resistência às principais doenças foliares, para auxiliar técnicos e agricultores na escolha de sementes de milho. O Núcleo Regional de Pesquisa Tatuí "Armando Pettinelli" colabora com a experimentação regional dos Programas de Melhoramento de Milho Pipoca e Feijão do IAC.
Produtos e serviços
- Fornecimento de dados climatológicos da Rede CIIAGRO/IAC/APTA/SAA para produtores
- Produção e/ou Multiplicação de sementes básicas de diversas espécies e cultivares originários do programa de melhoramento genético do Instituto Agronômico de Campinas, destacando: feijão, milho,milho pipoca, soja e cereais de inverno - aveia, trigo e triticale
- Laboratório Regional de Análise de Defensivos Agrícolas, oferecendo os serviços de emissão de laudos técnicos de eficiência e praticabilidade agronômica e de fitotoxicidade para fins de registro de agrotóxicos e afins
Equipe Técnica
Marcelo Ticelli
Fitotecnia
Endereço
Rodovia Mário Batista Mori, SP 141, Km 38 + 200 m, s/nº
Bairro Vila São Cristovão
Caixa Postal 33
18280-000 – Tatuí / SP
Fone: (15) 3251 4230 / (15) 3251 6922
updtatui@iac.sp.gov.br