Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Núcleo Regional de Pesquisa Capão Bonito "Milton Alcover".

Localizado em Capão Bonito, vinculado à Diretoria Técnica de Departamento do Instituto Agronômico.


Histórico

O Núcleo Regional de Pesquisa Capão Bonito "Milton Alcover" foi criada em 08 de fevereiro de 1943 através do Decreto Lei nº. 13.213, como “Campo de Demonstração” do Instituto Agronômico (IAC), vinculada à Estação Experimental de Tatuí. Em 1945, tornou-se a Estação Experimental de Capão Bonito. Atualmente, depois de passar por sucessivas alterações na denominação e subordinação administrativas, O Núcleo Regional de Pesquisa de Capão Bonito está vinculado diretamente ao Instituto Agronômico.

Sobre

A região Sudoeste do Estado de São Paulo é caracterizada por ser reduto clássico da pequena e média propriedade agrícola e da produção de alimentos básicos para consumo interno.

É atualmente uma das principais regiões no Estado de São Paulo produtora de milho, soja, feijão, cereais de inverno, batata, cebola, tomate envarado, vagem, uva fina de mesa, uva para a indústria e uma variedade de outras frutas e hortaliças.

O Núcleo Regional de Pesquisa Capão Bonito "Milton Alcover" atua no desenvolvimento do agronegócio focado na diversidade agrícola devido às características agroecológicas e sócioculturais da região. A vocação regional para a diversidade agropecuária faz com que as atividades do NRP Capão Bonito priorizem o atendimento ao produtor rural de forma a incentivá-lo a ofertar produtos da alimentação básica. Atualmente, possui experimentos nas culturas do feijão (épocas das águas), milho verão, milho safrinha, soja, arroz, trigo, aveia e cevada, frutas de clima temperado e subtropical: pêssego, nectarina, ameixa, pêra, uva niagara, citrus (laranja e tangerina).

Também realiza pesquisas na área de socieconomia, especialmente voltada à agregação de valor em cadeias produtivas locais, por meio da diferenciação de cultivos associados à identidade cultural da região.

Como resultado dos trabalhos de melhoramento genético e dos ensaios regionais de competição de cultivares, destaca-se a participação do Núcleo no lançamento de mais de 32 cultivares IAC e na organização de diversos eventos sobre feijão e cereais de inverno.

Atuação

  • Fitotecnica e melhoramento dos cereais e dos citros
  • Economia do Desenvolvimento Regional

Produtos e serviços

Cursos ; Dias de Campo; Reuniões Técnicas; Visitas Técnicas, Capacitação e Treinamento Outros Serviços: Consultoria socioeconômica , Informações gerais sobre manejo e tratos culturais, e de dados climatológicos .

Equipe Técnica

Vera Lucia Nishijima Paes de Barros

Fitotecnia de cereais e dos citros

Cristina Fachini

Economia agrícola e social, Desenvolvimento Rural, Gastronomia e Turismo Rural

Endereço

Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado - SP 250, km 232
Bairro Caitê
Caixa Postal 62
18300-970 - Capão Bonito/SP
Fone: (15) 3542-1310 ou 3542-1708
updcapaobonito@iac.sp.gov.br

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600

Governo do Estado de SP