Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Publicações Online

Instruções aos autores

Os periódicos Boletim Científico, Boletim Técnico, Documentos IAC e Livros são editados pelo Instituto Agronômico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Têm por objetivo divulgar trabalhos originais de cunho científico de autoria de Pesquisadores Científicos do Instituto Agronômico e Polos da APTA/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, que contribuam para o desenvolvimento das Ciências Agronômicas.

Disponibilização da obra na homepage do IAC: Ao encaminhar as obras para publicação através do Comitê Editorial do IAC, os autores informam ciência e concordam com a disponibilização de versão digital das mesmas na homepage institucional.

Preparação de originais

Os originais devem ser digitados em espaço duplo, papel formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12; páginas numeradas sequencialmente, incluindo tabelas e ilustrações.

Página de Rosto: Título do trabalho e título corrente abreviado com cerca de 50 caracteres, incluindo espaços, nome dos autores, com identificação do autor para correspondência, endereço profissional completo dos autores, mencionando Unidade/ Instituição, caixa postal, CEP, cidade, Estado, e-mail, telefone e entidade da qual é bolsista. Número total de páginas do trabalho, de tabelas e figuras.

Estrutura do texto

  1. Título; Autor (es).
  2. Resumo (máximo de 250 palavras) em português, palavras-chave. Deve incluir as razões e objetivos da investigação, local e data da pesquisa, como foi feita, resultados mais importantes e conclusões.
  3. Título em inglês (ou espanhol), Abstract e key words. É a versão para o inglês do Resumo e das palavras-chave.
  4. Introdução
  5. Texto livre
  6. Conclusões ou considerações finais
  7. Agradecimentos
  8. Referências

Iniciar sempre uma nova página para as seguintes seções ou itens: Referências; Tabela com título e rodapé; Figura com título e legenda.

Citações no texto: as citações de autores no texto devem ser feitas conforme exemplo abaixo. Para dois ou mais autores separar cada um usando virgulas e usar e ou and (se o texto for em inglês) para separar o penúltimo do último autor. Citar o nome de todos os autores, evitando o uso da expressão “et al”. Para mais de um artigo dos mesmos autores, no mesmo ano, devem ser discriminados com letras minúsculas: Haag et al. (1992a,b). Comunicações pessoais, trabalhos ou relatórios não publicados devem ser citados no rodapé, não devendo aparecer nas referências bibliográficas.

Referências: devem ser normalizadas segundo os exemplos abaixo, estar em ordem alfabética de autores e, dentro desta, em ordem cronológica de trabalhos

Periódicos
Rais, D.S., Sato, M. E., e Silva, M. Z. (2013) Detecção e monitoramento da resistência do tripes Frankliniella occidentalis ao inseticida epinosade. Bragantia, 72, 35-40. http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052013005000018.
Livros e capítulos de livro
  1. Miranda, J. C. C. (2008). Cerrado: micorriza arbuscular, ocorrência e manejo. Planaltina: Embrapa
  2. Borém, A. e Miranda, G.V. (2009). Melhoramento de Plantas. Viçosa: Editora da UFV.
  3. Huber, D.M. (1981). The role of nutrients and chemicals. In M. J. C. Asher, and P. J. Shipton (Eds.), Biology and control of take-all (p.317-341). London: Academic Press.

Unidades: usar exclusivamente o Sistema Internacional de Unidades (SI). Nas tabelas, apresentar as unidades no topo das colunas respectivas, fora do cabeçalho da tabela.

Tabelas: contêm título, cabeçalho, conteúdo e elementos complementares (fonte, notas e chamadas). Devem ser apresentados em folhas separadas e numerados com algarismos arábicos. Não usar linhas verticais; as horizontais devem separar o título do cabeçalho, o cabeçalho do conteúdo e o conteúdo dos elementos complementares. O título da tabela deve ser autoexplicativo, prescindindo de consulta ao texto.

Figuras: gráficos, desenhos, mapas, fotografias e fotomicrografias aparecem no texto como figuras. Devem ser numeradas com algarismos arábicos e ter título autoexplicativo. Indicar o local da inserção das figuras no texto. Fotografias e fotomicrografias devem apresentar boa resolução (300 dpi).

Revisão gramatical, diagramação e impressão: Após aprovação do texto por parte do comitê editorial do IAC os autores serão comunicados quanto aos procedimentos referentes à revisão gramatical, a diagramação e a impressão da obra.

Encaminhamento de originais

O trabalho submetido à publicação em uma das séries Boletim Técnico, Boletim Científico e Documentos IAC deve estar aprovado por todos os seus autores. Tanto o manuscrito deve ser encaminhado para avaliação pelo Comitê Editorial do IAC em formato PDF e EXCLUSIVAMENTE no e-mail comite.editorial@iac.sp.gov.br e colocando no assunto da mensagem: PROPOSTA_BT_Título do manuscrito (para Boletim Técnico); PROPOSTA_BC_Título do manuscrito (para Boletim Científico); PROPOSTA_DocIAC_Título do manuscrito (para Documento IAC) ou PROPOSTA_LivroIAC_Titulo do manuscrito (para Livro IAC).

Os textos que não apresentarem pesquisador do IAC entre seus autores devem ser encaminhados com a devida aprovação do superior imediato do primeiro autor. Ressalta-se também que ao Comitê Editorial do IAC é reservado o direito de solicitar a revisão técnica das referidas submissões.



Comitê Editorial IAC
Presidente
Marcio Koiti Chiba
Membros
Aildson Pereira Duarte
Daniela de Argollo Marques
Lucia Helena Signori Melo de Castro
Sergio Pereira Parreiras



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600