Bioeconomia Tropical

Bioeconomia Tropical

Roadmaps e Diretrizes para o Desenvolvimento da Bioeconomia no Brasil

A Bioeconomia, em especial, a Bioeconomia Tropical, é uma oportunidade incrível, principalmente para os países em desenvolvimento, para promover avanços efetivos em agendas econômicas, ambientais e sociais.

O Brasil, como o maior país tropical do mundo e uma economia de renda média, busca novas oportunidades de mercado. Desta forma, o desenvolvimento da Bioeconomia Tropical, inovadora e sustentável, é de suma importância hoje.

Para explorar as oportunidades da Bioeconomia Tropical foi desenvolvido um roadmapping tecnológico entre junho/2015 e junho/2018, envolvendo mais de 1.500 especialistas, incluindo pesquisadores, técnicos do setor privado, formuladores de políticas públicas e outras partes interessadas.

Os principais resultados apontaram as principais oportunidades e os desafios tecnológicos e não tecnológicos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para 13 áreas estratégicas para o Brasil, abrangendo agricultura, alimentos, saúde, bioenergia e química verde, incluindo as principais políticas públicas necessárias.

A iniciativa de pesquisa foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do projeto “Agropolo Campinas-Brasil: roadmap das áreas estratégicas de pesquisa visando a criação de um ecossistema em bioeconomia de classe mundial” (Projeto PPBio - 2016 / 50198-0) e os principais resultados estão resumidos neste livro.

Sérgio A. M. Carbonell; Luís A. B. Cortez; Luís F. C. Madi; Lilian C. Anefalos; Ricardo Baldassin Jr.; Rodrigo L. V. Lea, 2021, 82 páginas.

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600