Projeto Anhumas

Recuperação ambiental, participação e poder público: um experiência em Campinas

 
 

Os resultados aqui apresentados referem-se ao projeto de pesquisa em políticas públicas "Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas" ou, abreviadamente, Projeto Anhumas. Os estudos foram realizados com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP (processo n.º 01/02952-1), numa parceria entre o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), Instituto Florestal (IF) e Universidade de Brasília (UnB). O objetivo central do projeto foi o de elaborar um diagnóstico sócio-ambiental da bacia do ribeirão das Anhumas (Campinas, SP), com a participação dos setores organizados da sociedade civil, de modo a gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas que visem a sustentabilidade ambiental e social da área. Os relatórios aqui apresentados têm como objetivo dar ampla publicidade aos resultados obtidos e espera-se que a sociedade civil, e demais interessados, possam apropriar-se das informações geradas. Solicita-se aos que utilizarem as informações aqui disponibilizadas que dêem os devidos créditos aos respectivos autores. Os resultados finais da pesquisa estão apresentados no último relatório (relatório 3), na forma de capítulos. Cada capítulo tem uma equipe de autores, cujos nomes devem ser citados como a fonte dos dados. Por exemplo:

Adami, S.F.; Nogueira, F.P.; Moraes, J.F.L.; Costa, D.C.; Perez Filho, A.; Carvalho, D.RE.; Prado, M.S.B.& Vukomanovic, C.R. 2006. Cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas In, Torres, R.B.; Costa, M.C.; Nogueira, F.P. & Perez Filho, A. (coord.). Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas. Relatório de Pesquisa. Disponível em www.iac.sp.gov.br/projetoanhumas.

Finalmente, gostaríamos de salientar que publicações derivadas desta pesquisa estão em andamento, com análises mais detalhadas dos resultados obtidos. Deste modo, os relatórios aqui apresentados não substituem essas publicações. Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com os autores.

Execução:  
IACUnicamp IFUNBPrefeitura CampinasCeasa CampinasCATI
Apoio Agradecimentos especiais:
Fapesp IGC

© Copyright 2006 Instituto Agronômico - Todos os direitos reservados
Elaborado por João Paulo de Carvalho.