PGIIAC Processo Seletivo Mestrado 2021-2024

  1. Inscrições
    1. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico pg.iac.sp.gov.br, durante o período de vigência das inscrições. O envio do formulário devidamente preenchido e os documentos solicitados neste Edital será finalizado, impreterivelmente, até as 23h59min do dia 12 de novembro de 2021.
    2. Além de candidados graduados, poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação, desde que possam concluir seu curso de graduação antes do início do semestre letivo do PPG-IAC.
    3. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
    4. Será aceita somente uma inscrição por candidato, sendo obrigatória a indicação das Área e até duas subáreas de pesquisa. No caso do recebimento de mais de uma inscrição era considerada somente a primeira recebida.
  2. Documentação exigida em formato digital
    1. Ficha de inscrição com foto colada digitalizada devidamente preenchida e assinada pelo candidao e check list da documentação (formulário página web: http://www.iac.sp.gov/posgraduacao)
    2. Histórico escolar completo do curso de graduação reconhecido pelo MEC, com as reprovações e nome por extenso das disciplinas cursadas. Arquivo único em PDF.
    3. Diploma de graduação: Só serão aceitos diplomas devidamente registrados pelo MEC, com validade nacional e data de colação de grau (digitalizar frente e verso). O candidato que ainda não tenha diploma de graduação, poderá apresentar uma declaração da instituição de ensino indicando a data de colação de grau. Essa data deverá ser anterior ao início do semestre letivo do PPG-IAC (março de 2022). Diplomas emitidos no exterior deverão acompanhar tradução juramentada feita no Brasil. Arquivo único em PDF.
    4. Currículo Lattes atualizado acompanhado dos documentos comprobatórios. Arquivo único em PDF
    5. RG e CPF ou RNE para alunos estrangeiros. Arquivo único em PDF
    6. Carta de recomendação, download do arquivo. Esta deverá ser enviada diretamente pelo recomendante para o endereço de e-mail: secretariapgiac@gmail.com.
    7. Carta de liberação da empresa: para candidatos que possuírem vínculo empregatício. Arquivo único em PDF
    8. O candidato, ao apresentar a documentação requerida se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas
      Nota: Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. Para os candidatos aprovados, o diploma de graduação deverá ser apresentado no ato da matrícula ou no decorrer do curso no prazo máximo de seis meses, após o início do primeiro semestre letivo.
  3. Seleção e Divulgação dos Resultados
    A seleção dos candidatos compreenderá as seguintes fases, para as três áreas de concentração: 1) análise da documentação apresentada; 2) análise do currículo; 3) entrevista realizada de forma remota, via plataformas de teletrabalho, e será composta por questões opinativas de caráter geral nas quais os candidatos deverão demonstrar capacidade de exprimir suas idéias. A entrevista incluirá também uma única questão técnica dentro da área e subárea de pesquisa assinaladas pelo candidato na ficha de inscrição. As etapas 1 e 2 serão apenas classificatórias. Todos os candidatos inscritos serão entrevistados. As entrevistas serão realizadas pelo Conselho de Área de Concentraçao da PG-IAC, entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021. A divulgação dos resultados deverá ocorrer até o dia 17 de dezembro de 2021, na página web:www.iac.sp.gov/areadoinstituto/posgraduacao/processoseletivo_mestrado.php
  4. Literatura recomendada
    1. Área de Concentração: GESTÃO DE RECURSOS AGROAMBIENTAIS
      • Todas as subarea, incluindo CLIMATOLOGIA:
        Brady & R.R. Weil, 2013. Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos. 3ª edição. (tradução técnica: Igo F. Lepsch). Porto Alegre: Bookman Editora Ltda.
      • Apenas para subarea CLIMATOLOGIA:
        Camargo & Camargo, 2000. Uma revisão analítica da evapotranspiração potencial. Bragantia 59 (2). Disponível em https://doi.org/10.1590/S0006-87052000000200002
    2. Área de Concentração: GENÉTICA, MELHORAMENTO VEGETAL E BIOTECNOLOGIA
      • BORÉM, A. & MIRANDA, G.V. Melhoramento de plantas. 7ª. Edição, UFV. 2017. 543p.
      • NASS, L.L. Recursos Genéticos Vegetais. Editora Embrapa, 2007, 858 p.
      • BORÉM, A. & FRITSHE-NETO, R. Biotecnologia aplicada ao melhoramento de plantas. Editora: Produção Independente, 2012. 335 P.
    3. Área de Concentração: TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
      • EPSTEIN, E.; BLOOM, A.J. Nutrição mineral de plantas: princípios e perspectivas. Londrina: Editora Planta, 2006. 403p.
      • TAIZ, L., ZEIGER, E., MOLLER, I. M., & MURPHY, A. Fisiologia e desenvolvimento vegetal. 6ª Ed. Artmed Editora, 2017.
      • KERBAUY, G. B. Fisiologia Vegetal. São Paulo: Guanabara. 2ª ed. 2008.
      • NOVAIS, R. F.; ALVAREZ, V.H.; BARROS, N.F.; FONTES, R.L. F.; CANTARUTTI, R.B.; NEVES, J.C.L. Fertilidade do solo. 1 ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007.
      • FURLANI, P.R.; SILVEIRA, L.C.P.; BOLONHEZI, D.; FAQUIM, V. Cultivo hidropônico de plantas. Campinas, Instituto Agronômico (Bolentim Técnico 180), 1999.52p.

Inscreva-se no Processo Seletivo

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600