Sebrae visita IAC para conhecer suas ações em inovação e empreendedorismo

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045) – Assessoria de imprensa IAC

 

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, recebeu a visita de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 1 de outubro de 2020, na sede do IAC, em Campinas. A reunião fez parte da apresentação do ecossistema de inovação da cidade.  Durante o encontro, o diretor-geral do IAC, Marcos Antônio Machado, destacou que o estabelecimento de uma parceria entre o Instituto e o Sebrae seria algo muito proveitoso para a sociedade.

“Por meio de organização de ações conjuntas com foco no agro, inclusive no âmbito da bioeconomia, envolvendo startups e empreendedorismo, para otimizar os esforços que têm sido realizados por ambas as organizações. Assim, o intuito é prosseguirmos em nossas conversas com o Sebrae”, diz Lilian Cristina Anefalos, diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IAC).

Ações do IAC com foco na inovação e voltadas ao empreendedorismo foram apresentadas aos participantes da reunião. Lilian abordou os programas de treinamento realizados pelo IAC para fomentar a criação de startups tecnológicas. Essas atividades têm por objetivo estimular os pesquisadores dos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura a se engajarem em novos projetos em parceria para a criação de novos negócios, a partir de know-how na área agrícola. “Esses encontros são direcionados para novos empreendedores”, afirma.

Para essa reunião entre Sebrae e IAC foram levadas em consideração particularidades do Sebrae Campinas, tais como ações dirigidas a pequenos negócios rurais, realizadas junto a pequenos produtores que possuem importante inserção do segmento hortícola. Por isso, pesquisas do IAC na área de horticultura sustentável também foram discutidas durante a reunião. Espera-se obter o fortalecimento de arranjos produtivos, com base no rol de produtos hortícolas desenvolvidos em praticamente todas as regiões do Estado de São Paulo.  O IAC possui 1.090 cultivares de diversas espécies registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de cinco patentes, duas marcas registradas e cinco startups em desenvolvimento.  

Para o presidente do Sebrae, Tirso Meirelles, os encontros realizados em Campinas revelaram a sinergia das instituições produzindo soluções e empreendimentos digitais de alto impacto.  Os representantes do Sebrae também visitaram o Parque Tecnológico da Unicamp e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Informática Agropecuária). 

 

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600