Webmail    |    Intranet

 

Produtores visitam unidade do IAC em Jaú

 


Agricultores de São José do Rio Pardo e de Caconde estiveram no Instituto Agronômico (IAC) em busca de conhecimentos na área de cana de açúcar. No último dia 8 de fevereiro, o grupo fez uma visita técnica na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A programação envolveu áreas de laboratórios e campos.
O grupo, composto por sete agricultores, conheceu o laboratório de pesquisa e produção em pequena escala de rapadura e açúcar mascavo. Lá puderam acompanhar a produção, conhecer aspectos técnicos e os equipamentos utilizados nas preparações, além de degustar os produtos.
No Jardim Varietal de Cana-de-Açúcar, os visitantes conheceram parte da história da cana no Brasil e do melhoramento genético realizado pelo IAC. Junto ao Núcleo de Produção de Mudas, o grupo acompanhou todo o processo de produção do sistema de Mudas Pré-brotadas (MPB), desenvolvido pelo Instituto. No campo, os produtores viram o emprego dessas mudas em sistema de MEIOSI já implantado. As principais variedades de cana do IAC e os aspectos produtivos de cada uma foram vistos no Jardim Clonal.
“De modo informal e direto eles puderam estar em contato com novas tecnologias, conheceram o trabalho de pesquisa que é desenvolvido para disponibilizar uma variedade ao setor produtivo e sanaram dúvidas sobre diversos aspectos da cultura da cana e a produção de cachaça, açúcar e rapadura”, resume a pesquisadora do IAC, Gabriela Aferri.
Na avaliação da pesquisadora, essa interação é positiva para ambas as partes. “Os produtores podem levar diretamente ao pesquisador suas demandas e dificuldades na produção, retroalimentando o setor de pesquisa, que continua buscando soluções mais eficazes e inovadoras”, define.
 

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600