Webmail    |    Intranet

 

Instituto Agronômico sedia 12º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica

 

 
O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou a 12ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC), de 1ª a 3 de agosto, em Campinas.
Durante o Congresso foram apresentados 40 trabalhos orais e 109 pôsteres, que são os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsa de Inovação Tecnológica (PIBITI). Esses projetos são conduzidos no IAC, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ), APTA-Regional, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite. Os alunos ingressaram em 2017 com bolsas de estudo concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Dentre os trabalhos apresentados, quatro premiados são bolsistas do IAC na categoria oral e dois na categoria pôster. Na categoria oral, pelo PIBIC, foram agraciados os estudantes Jenny Gimenes Martins, Lilian Aparecida Vieira das Neves e Lohanne Neomi Huber, que receberam o prêmio “Maria Beatriz Perecin” de Iniciação Científica pelos trabalhos apresentados.
Jenny, orientanda da pesquisadora do IAC, Lilian Cristina Anefalos, apresentou o estudo sobre “Mapeamento da cadeia de valor hortícola na Região Metropolitana de Campinas”. A estudante Lilian expôs o estudo sobre “Isolamento e caracterização bioquímica de quitinase e β-1,3-glucanase produzidas por Sporobolomyces koalae”, sob orientação da pesquisadora do IAC, Katia Cristina Kupper. O trabalho “Aspectos bioquímicos na indução de deficiência de cobre pela adubação elevada com nitrogênio em Citrus”, foi apresentado por Lohanne, orientanda de Dirceu de Mattos Junior, pesquisador do IAC.
Na categoria oral PIBITI, o aluno premiado foi Guilherme Francio Niederauer, orientando da pesquisadora do IAC, Márcia Ortiz Mayo Marques, com a pesquisa “Caracterização dos constituintes químicos dos aromas de vinhos e sucos de uva”.
Na categoria pôster, os premiados foram os estudantes Murilo Galhardo Carneiro, pelo PIBITI, com orientação do bolsista do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), Lucas Mateus Rivero Rodrigues, apresentando o trabalho “Análises de padrões gerados por espectrometria no infravermelho próximo (NIRS) em genótipos de cafeeiros contrastantes para a resistência a mancha-aureolada”. E Thais Magni Cavichioli, pelo PIBIC, com o trabalho “Levantamento de incidência de Candidatus Liberibacter asiaticus em citrandarins em condições de campo”, orientada por Mariângela Cristofani-Yaly, pesquisadora do IAC.
Também houve bolsistas agraciados das demais instituições participantes.
O Instituto Agronômico faz parte da comissão organizadora do CIIC juntamente com membros das instituições participantes e participa há quinze anos do PIBIC. O PIBITI foi implementado no Instituto há oito anos.

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600