Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

 

Pesquisadores do Sudeste Asiático visitam o Centro de Seringueira do IAC

O Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em Votuporanga, recebeu dois pesquisadores do Sudeste Asiático, no dia 20 de setembro. Jom Jacob, economista sênior da Associação dos Países Produtores de Borracha Natural (ANRPC), com sede em Kuala Lumpur, Malásia, e Lekshmi Nair, economista sênior do Grupo Internacional de Estudos em Seringueira (IRSG) de Singapura, tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de pesquisas em andamento e os novos clones IAC da série 500, recentemente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Esses novos materiais têm produtividade de látex até 74% superior à do clone predominante no Estado de São Paulo, chamado RRIM 600. “A visita foi um passo importante para estreitar relacionamentos com tais instituições e abre as portas para futuras parcerias de trabalho”, disse o pesquisador do IAC, Erivaldo José Scaloppi Junior, que palestrou aos visitantes.
Jacob e Nair estiveram no Brasil como palestrantes do III Workshop Internacional de Heveicultura, organizado pela Universidade da Borracha, de São José do Rio Preto. Os pesquisadores vieram ao Centro de Seringueira para conhecer a unidade de pesquisa do IAC, acompanhados pelo diretor executivo da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR), Diogo Esperante, pelo representante do grupo Polifer, Aderbal Santos, e pelo engenheiro agrônomo do Estado do Espírito Santo, Johnnes Lemke.
Para o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, a qualidade da pesquisa paulista atrai a confiança internacional. “A transferência das tecnologias é uma ação que fortalece o agronegócio interno, como recomenda o governador Geraldo Alckmin”, diz.

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600