11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica premia seis bolsistas do IAC

Por: Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (47045)
O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou o 11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC), realizado de 2 a 4 de agosto de 2017, em Campinas. O IAC teve quatro bolsistas premiados na categoria oral e dois na categoria pôster.  O CIIC apresenta os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsa de Inovação Tecnológica (PIBITI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  No total foram apresentados 41 trabalhos orais e 123 pôsteres.
Na categoria oral, pelo PIBIC, o prêmio “Maria Beatriz Perecin” de Iniciação Científica foi entregue aos bolsistas Rayane de Souza, Juliana Tessari Coralli e Raphael Licerre. O trabalho “Uso de plantas modelo como ferramenta no estudo da função de genes associados à resistência à Xylella fastidiosa” foi apresentado por Rayane de Souza, orientada da pesquisadora do IAC, Alessandra Alves de Souza.  A aluna Juliana apresentou o estudo sobre  “Caracterização fenotípica de acessos de pimenta Capsicum chinese Jacq., sob orientação da pesquisadora Flaviana Maluf de Souza. Licerre, orientando do pesquisador do IAC, Fernando Alves de Azevedo, apresentou o trabalho “Níveis de mulching e glisofato para supressão de plantas daninhas em citros”.
Na categoria oral PIBITI, a agraciada foi a estudante Lavínia Isabel Pereira de Farias, que apresentou a pesquisa “Reações de variedades de oliveira (Olea europea) à infecção por Xylella fastidiosa”, sob orientação do pesquisador do IAC, Helvécio Della Coletta Filho.
Na categoria pôster PIBITI, os agraciados foram Guilherme Francio Niederauer, com o trabalho “Caracterização dos constituintes químicos de aromas de vinhos produzidos na região Sul do Brasil”,realizado sob orientação da pesquisadora do IAC, Márcia Ortiz Mayo Marques. O outro pôster escolhido foi da orientanda Natália de Souza Lélis, pela pesquisa “Classificação filogenética das espécies cultivadas, parentes nativos e espécies ameaçadas e sua representatividade no Herbário IAC”, sob orientação do pesquisador, Luis Carlos Bernacci.
O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro, falou na abertura do evento sobre a importância da paixão dos pesquisadores para o desenvolvimento da ciência. “A pesquisa é como uma corrida de revezamento, onde um passa o bastão para o outro, mas ao contrário do esporte nunca podemos parar”, disse. O coordenador citou que, para o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a agricultura e a pesquisa devem estar em harmonia com o meio ambiente.
O IAC participa há onze anos do PIBIC com uma cota anual de 40 bolsas. O PIBITI foi implementado no Instituto há seis anos e oferece 15 bolsas anuais. O Instituto Agronômico faz parte da comissão organizadora do CIIC juntamente com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), o Instituto de Zootecnia (IZ) e a APTA-Regional, todos vinculados à APTA. Também integram a comissão: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite.