Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

 

Embaixador do Reino Unido no Brasil visita o IAC

 

 
 
Vijay Rangarajan conheceu o Instituto e as possibilidades de parcerias por meio do Agropolo Campinas Brasil
 
 
O embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, visitou o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no último dia 21 de julho. O pesquisador na área de astrofísica pela Universidade Cambridge disse que está animado com as possibilidades de interações científicas entre os dois países. “Aqui tem muitas soluções e expertises para solucionar questões relacionadas à bioeconomia”, afirmou ao destacar os segmentos de energia renovável e alimentos.
Acompanhado pelo cônsul honorário britânico para Campinas e Região, Jacques Jean Pierre Coudry, o embaixador foi recepcionado pelo diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, que comentou também sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto. “Precisamos buscar novos modelos de parcerias público-privadas”, disse. Por intermédio do Agropolo, os países iniciam a interação com o Brasil e, após tratativas iniciais, identificam os interesses e as possibilidades de atuação conjunta.
Carbonell, que preside a secretaria executiva do Agropolo, falou sobre as possíveis áreas de parcerias por meio do Agropolo Campinas-Brasil, plataforma que viabiliza acordos de cooperação, pesquisa e produtos, com o objetivo de conduzir projetos que alavanquem o desenvolvimento de Campinas e região, por meio da aproximação de instituições de pesquisa com o setor produtivo.
O embaixador afirmou que, nas próximas décadas, dentro das cidades britânicas serão utilizados carros elétricos com o objetivo de despoluir. Por isso o Reino Unido investe muito em biocombustíveis, com vista ao abastecimento de caminhões pesados e aviões. “Apoiamos a descarbonização e o Acordo de Paris; nesse cenário há possibilidades de parcerias com instituições como o IAC”. Em quatro anos, somente em parcerias científicas, o Reino Unido investiu 80 milhões de libras esterlinas no Brasil, o equivalente a R$ 328 milhões.
Durante a visita a Campinas, Rangarajan esteve também com o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, e com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.
Para o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, a qualidade da pesquisa paulista atrai a confiança internacional. “A transferência das tecnologias é uma ação que fortalece o agronegócio interno, como recomenda o governador Geraldo Alckmin”, diz. 

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600