Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

 

IAC lança cultivar de sorgo vassoura de porte baixo na Agrishow 2017

 

 
Uma nova cultivar de sorgo de porte baixo destinado principalmente para a produção de vassouras será lançada pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que ocorre de 1º a 5 de maio de 2017, em Ribeirão Preto, interior paulista. A cultivar IAC 10V50 destaca-se pelo porte baixo e maior produtividade de palha, que é 10% superior à de outros materiais, como as cultivares de porte alto Tietê e Saltinho. A nova cultivar também possui palha de excelente qualidade e resistência ao acamamento.
A IAC 10V50 possui porte baixo devido ao melhoramento realizado pelo IAC, que cruzou uma cultivar de porte alto com uma anã para obtenção desse material de porte intermediário. Até então, todos os materiais de sorgo vassoura existentes são altos, exigindo dobrar a planta para o agricultor conseguir para fazer o corte. “O porte baixo facilita a colheita manual, porque fica na altura da mão do trabalhador, além de facilitar também o corte mecânico. Este perfil permite ainda a redução do espaçamento e o aumento da população de plantas, o que contribui para aumento da produtividade”, explica o pesquisador do IAC, Eduardo Sawazaki.
Ele acredita que ao disponibilizar novas cultivares mais competitivas, o IAC contribui para criar um novo mercado para a fabricação de vassouras. “Hoje esse produto é tido como algo artesanal devido à sua produção estar limitada aos pequenos produtores”, afirma. O IAC está produzindo sementes que serão disponibilizadas ainda este ano.
            Outro atrativo para a produção de sorgo é o lucro gerado com a fibra. O preço do quilo da fibra do sorgo varia de R$ 9,00 a R$ 10,00, segundo o pesquisador. “Os grãos do sorgo vassoura não têm valor comercial, por serem encapsulados por tecido fibroso, mas têm a mesma constituição química dos outros grãos de sorgo, podendo ser usados na alimentação de animais”, explica.
O pesquisador do IAC recomenda que o plantio do sorgo vassoura seja feito de setembro a março. “Este sorgo tem alta capacidade de rebrota, que podem ser aproveitados como uma segunda cultura”, lembra.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, essa nova cultivar é resultado de um longo trabalho que vem sendo mantido pelo Instituto Agronômico. “As pesquisas pioneiras no IAC colaboram com o desenvolvimento do Estado de São Paulo e têm o reconhecimento de sua relevância pelo governador Geraldo Alckmin”, afirma.
Textos: Assessoria de Imprensa IAC
Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (47045)
Fone: 19-21370613/0616
Contato na Feira: Fernanda Domiciano – Assessora de Imprensa APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) – 19-99269-9138
midiaiac@iac.sp.gov.br

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600