Webmail    |    Intranet

 

IAC orienta sobre cultivares recomendadas para plantio no verão

 

 
O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve cultivares e pacotes tecnológicos que impactam na vida dos produtores rurais, agronegócio e da população. Como parte das atividades, está a recomendação do plantio de algumas espécies durante o período de verão. Segundo o pesquisador do Instituto, Alisson Fernando Chiorato, no período de novembro a dezembro as culturas recomendadas para o plantio são soja, amendoim e algodão. O arroz em cultivo de sequeiro e o milho pipoca devem ser semeados entre dezembro e janeiro. As culturas de milho, feijão e as crotalárias juncea e spectabilis possuem um período de plantio mais longo, que vão, respectivamente, de dezembro a março, dezembro a abril e dezembro a fevereiro.
Chiorato afirma que o IAC dispõe de sementes de todas essas espécies para venda. “Trabalhamos muito para que haja sementes em estoque e possamos transferir ao setor sementes genéticas que garantem a qualidade e a produtividade obtidas nas pesquisas científicas”, diz o pesquisador do IAC. Vale ressaltar que o IAC é a única instituição oficial que está desenvolvendo híbridos de milho pipoca no Brasil.
O Instituto produz, aproximadamente, 400 toneladas de sementes de cultivares IAC de grãos e fibras, por ano, que são transferidas ao setor de produção, de diversas culturas. Alguns desses materiais são precoces e tolerantes ao déficit hídrico, que reduzem o uso de irrigação. No total, o IAC já desenvolveu 1.055 cultivares de 99 espécies.
Para o cultivo correto destas espécies o pesquisador sugere que o agricultor faça a correção da acidez de solo por meio de análise do solo e utilize adubações balanceadas que permitam obter o máximo de rendimento das espécies. Na semeadura de verão é importante destacar a ocorrência de altas temperaturas durante o cultivo, onde a fase mais sensível das plantas é durante o florescimento. A correta nutrição da planta ajuda amenizar estresses ocasionados pelo excesso de calor. Em geral, plantas leguminosas são mais sensíveis para a ocorrência de altas temperaturas do que platas gramíneas. Durante o verão é importante o agricultor faça a proteção das plantas contra doenças devido à ocorrência de alta temperatura e umidade de chuvas, propiciando assim, doenças ocasionadas principalmente por bactérias.
 
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, as pesquisas desenvolvidas pelo IAC colaboram com o fortalecimento do setor produtivo. “O governador Geraldo Alckmin acredita que a pujança do setor agrícola paulista se deve também à transferência de tecnologias para aumentar a produtividade”, afirma.
Os interessados em adquirir sementes IAC devem entrar em contato pelo telefone (19) 3202-1658 / 3202-1739. No site do Instituto estão disponíveis as sementes das cultivares IAC disponível para venda: http://www.iac.sp.gov.br/produtoseservicos/sementesiac/
 

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600