Webmail    |    Intranet

 

Jovem Pesquisador

Auxílio Jovem Pesquisador no Instituto Agronômico

O Centro de Café Alcides Carvalho do Instituto Agronômico (IAC), Campinas, órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está selecionando jovem pesquisador que contribua para o desenvolvimento de novas áreas de pesquisa relacionadas à cultura do cafeeiro.

O jovem pesquisador selecionado deverá buscar financiamento para o desenvolvimento de projeto de pesquisa junto ao Programa Jovem Pesquisador da Fapesp, cuja temática deve ser “Estratégias genômicas aplicadas à gestão de recursos genéticos de Coffea spp”, tendo como objetivos: a) o desenvolvimento de marcadores genômicos para ampla caracterização de BAG de Coffea, além da identificação precisa de acessos, a definição de coleções nucleares, a seleção para características de interesse agronômico e o rastreamento de acessos de C. arabica; b) a caracterização de populações de cafeeiros em seleção visando desenvolver modelos preditivos para seleção genômica ampla de cultivares com resistência a estresses bióticos.

O processo ocorrerá em duas fases:

1) Primeira fase: seleção do candidato. Os candidatos devem ter concluído o doutorado na área de melhoramento genético vegetal, preferencialmente em espécies perenes e/ou com genoma complexo, há menos de sete anos. Além disso, é essencial que os candidatos tenham experiência prévia nos tópicos do projeto, principalmente àqueles relacionados a: análises moleculares de genotipagem e caracterização de expressão diferencial de genes; análises de bioinformática voltadas ao processamento e análise de sequências obtidas pela GBS para identificação de SNPs; análises estatísticas relacionadas a modelos de predição genética e genética associativa.

2) Segunda fase: elaboração e submissão do projeto. O candidato selecionado deverá preparar, sob supervisão do Dr. Oliveiro Guerreiro Filho (E-mail: oliveiro@iac.sp.gov.br) / (CV Lattes), e posteriormente submeter à FAPESP um projeto de pesquisa na temática ´Estratégias genômicas aplicadas à gestão de recursos genéticos de Coffea spp’.

Com a aprovação do projeto pela FAPESP, o candidato receberá bolsa por um período de 24 meses e mais os recursos para a execução do projeto proposto

Documentos requeridos para a inscrição (em formato PDF)

  • 1 (uma) carta de apresentação apresentando suas motivações (até 2 páginas em Inglês)
  • Curriculum vitae (inglês ou português) demonstrando competência acadêmica, evidenciada pela produção científica, sendo desejável que o candidato possua experiência internacional, após o doutoramento, em grupo de pesquisa internacionalmente competitivo.
  • 2 (duas) cartas de recomendação aos cuidados do Supervisor (em Português ou Inglês)
  • Cópia do diploma ou ata da defesa (doutorado)

A data limite para a inscrição dos interessados é 18 de novembro de 2019 e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente por e-mail (assessoriadg@iac.sp.gov.br), com a referência “BOLSA JOVEM PESQUISADOR IAC CAFÉ – NOME DO CANDIDATO”, no campo ‘Assunto:’ da mensagem.

Resultados

  • O ranqueamento dos candidatos será feito com base na análise dos documentos de inscrição, ou seja, curriculum vitae e cartas de motivação e de recomendação. Os candidatos poderão se necessário, ser convidados a uma entrevista presencial ou via Skype.
  • A lista com o ranqueamento final será encaminhada por e-mail aos candidatos e publicada até 29 de novembro de 2019.
  • O candidato ranqueado em 1º lugar terá 30 dias para elaborar a proposta de projeto de pesquisa, que deverá ser submetida à Fapesp.

Mais informações sobre:

O projeto e a vaga: Endereçar e-mail ao Dr. Oliveiro Guerreiro Filho: oliveiro@iac.sp.gov.br

A bolsa: FAPESP-Jovem Pesquisador

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600