Webmail    |    Intranet

 

Jovem Pesquisador - Resultado

Auxílio Jovem Pesquisador no Instituto Agronômico

O Centro de Café Alcides Carvalho do Instituto Agronômico (IAC), Campinas, órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está selecionando jovem pesquisador que contribua para o desenvolvimento de novas áreas de pesquisa relacionadas à cultura do cafeeiro.

O jovem pesquisador selecionado deverá buscar financiamento para o desenvolvimento de projeto de pesquisa junto ao Programa Jovem Pesquisador da Fapesp, cuja temática deve ser “Estratégias genômicas aplicadas à gestão de recursos genéticos de Coffea spp”, tendo como objetivos: a) o desenvolvimento de marcadores genômicos para ampla caracterização de BAG de Coffea, além da identificação precisa de acessos, a definição de coleções nucleares, a seleção para características de interesse agronômico e o rastreamento de acessos de C. arabica; b) a caracterização de populações de cafeeiros em seleção visando desenvolver modelos preditivos para seleção genômica ampla de cultivares com resistência a estresses bióticos.

O processo ocorrerá em duas fases:

1) Primeira fase: seleção do candidato. Os candidatos devem ter concluído o doutorado na área de melhoramento genético vegetal, preferencialmente em espécies perenes e/ou com genoma complexo, há menos de sete anos. Além disso, é essencial que os candidatos tenham experiência prévia nos tópicos do projeto, principalmente àqueles relacionados a: análises moleculares de genotipagem e caracterização de expressão diferencial de genes; análises de bioinformática voltadas ao processamento e análise de sequências obtidas pela GBS para identificação de SNPs; análises estatísticas relacionadas a modelos de predição genética e genética associativa.

2) Segunda fase: elaboração e submissão do projeto. O candidato selecionado deverá preparar, sob supervisão do Dr. Oliveiro Guerreiro Filho (E-mail: oliveiro@iac.sp.gov.br) / (CV Lattes), e posteriormente submeter à FAPESP um projeto de pesquisa na temática ´Estratégias genômicas aplicadas à gestão de recursos genéticos de Coffea spp’.

Com a aprovação do projeto pela FAPESP, o candidato receberá bolsa por um período de 24 meses e mais os recursos para a execução do projeto proposto

Documentos requeridos para a inscrição (em formato PDF)

  • 1 (uma) carta de apresentação apresentando suas motivações (até 2 páginas em Inglês)
  • Curriculum vitae (inglês ou português) demonstrando competência acadêmica, evidenciada pela produção científica, sendo desejável que o candidato possua experiência internacional, após o doutoramento, em grupo de pesquisa internacionalmente competitivo.
  • 2 (duas) cartas de recomendação aos cuidados do Supervisor (em Português ou Inglês)
  • Cópia do diploma ou ata da defesa (doutorado)

A data limite para a inscrição dos interessados é 18 de novembro de 2019 e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente por e-mail (assessoriadg@iac.sp.gov.br), com a referência “BOLSA JOVEM PESQUISADOR IAC CAFÉ – NOME DO CANDIDATO”, no campo ‘Assunto:’ da mensagem.

Resultados

  • O ranqueamento dos candidatos será feito com base na análise dos documentos de inscrição, ou seja, curriculum vitae e cartas de motivação e de recomendação. Os candidatos poderão se necessário, ser convidados a uma entrevista presencial ou via Skype.
  • A lista com o ranqueamento final será encaminhada por e-mail aos candidatos e publicada até 29 de novembro de 2019.
  • O candidato ranqueado em 1º lugar terá 30 dias para elaborar a proposta de projeto de pesquisa, que deverá ser submetida à Fapesp.

Mais informações sobre:

O projeto e a vaga: Endereçar e-mail ao Dr. Oliveiro Guerreiro Filho: oliveiro@iac.sp.gov.br

A bolsa: FAPESP-Jovem Pesquisador

Resultado da seleção de candidatos ao Auxílio Jovem Pesquisador da Fapesp.

Listagem de candidatos inscritos e situação

Candidato Situação
Cristiani Santos Bernini Deferido
Daiana Alves da Silva Deferido
Diogo Manzano Galdeano Deferido
Humberto Fanelli Carvalho Deferido
Jéssica Figueiredo Rezende Deferido
Lívia Moura de Souza Deferido
Sinara Oliveira de Aquino Deferido
Tatiana Santos Costa Deferido
Evellyn Giselly de Oliveira Couto Indeferido
Hélcio Duarte Pereira Indeferido

Das candidaturas deferidas, a Dra. Livia Moura de Souza, foi selecionada para a elaboração de proposta e condução do projeto de pesquisa ‘Estratégias genômicas aplicadas à gestão de recursos genéticos de Coffea spp’ a ser desenvolvido no Centro de Pesquisa de Café “Alcides Carvalho”/IAC atendendo as exigências do edital.

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600