Workshop Macadâmia - Contribuição para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva no Estado de São Paulo

10/12/2019

Fim:

10/12/2019

Horário:

8 Ás 13

Local:

Instituo Agronômico de Campinas (IAC) - Avenida Barão de Itapura, 1481 Botafogo - Campinas

Vagas:

Público-alvo:

produtores, estudantes, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas

Coordenadores:

Dra. Graciela Rocha Sobierjski (IAC) Dra. Silene Maria de Freitas (IEA) DraTerezinha Joice Fernandes Franca (IEA) Edwin Montenegro - Assessor Técnico do Gabinete/SAA

Contato:

(11) 4582 7284 | frutas@iac.sp.gov.br

Investimento:

GRATUITA vagas limitadas

Programação:

Workshop Macadâmia - Contribuições para o desenvolvimento da cadeia produtiva no estado de São Paulo.

10 de dezembro de 2019

Local: Instituto Agronômico (IAC) Av. Barão de Itapura, 1.481 – Campinas (SP) A macadâmia é uma espécie arbórea nativa das florestas tropicais e subtropicais da Austrália. Produz uma noz de excelente sabor e qualidades nutricionais, tornando essa nogueira uma cultura de elevado interesse comercial. Desde sua introdução no Brasil, os institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com empresas do setor e universidades, vem desenvolvendo estudos e tecnologias para melhorar a cadeia produtiva da macadâmia. Assim, o objetivo desse encontro é apresentar os resultados de pesquisas no âmbito da APTA/SAA e potencialidades de expansão da macadâmia no estado de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

8h Inscrições e boas-vindas 8h15 Abertura – Marcos Antonio Machado, Diretor-geral, Instituto Agronômico (IAC)/APTA/SAA e Edwin Montenegro, Assessor Técnico do Gabinete/SAA 8h45 Produção brasileira de macadâmia – Silene Maria de Freitas, Terezinha França, Instituto de Economia Agrícola (IEA)/APTA/SAA e Graciela da Rocha Sobierajski, Instituto Agronômico (IAC)/APTA/SAA 9h15 Aspectos fitossanitários da cultura da macadâmia – André Luis Matioli, Instituto Biológico (IB)/APTA/SAA e Juliana Cruz, APTA Regional/APTA/SAA 10h Adubação de pomares – Marcos José Perdoná, APTA Regional/APTA/SAA 10h30 Lançamento do livro “Macadâmia: do plantio à colheita” – Leonardo Pimentel, Universidade Federal de Viçosa 10h45 Coffee break 11h30 Beneficiamento e agregação de valor – palestrante a confirmar, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)/APTA/SAA 12h A indústria da macadâmia no Brasil – Pedro Toledo-Piza, QueenNut Macadâmia. 12h30 Exportação – palestrante a confirmar, Apex Brasil 13h Encerramento Público-alvo: produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais do segmento. Coordenadores: Graciela da Rocha Sobierajski - IAC/APTA/SAA Silene Maria de Freitas - IEA/APTA/SAA Terezinha Joice Fernandes Franca - IEA/APTA/SAA Edwin Montenegro - Assessor Técnico do Gabinete/SAA. Inscrições/informações: (11) 4582 7284 - frutas@iac.sp.gov.br - Vagas limitadas.

Mais Informações:

Programação: