Webmail    |    Intranet

Curso Posicionamento de Herbicidas

Sobre o curso

O curso foi elaborado pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas sob coordenação do PqC Dr Carlos Alberto Mathias Azania, especialista em ciência das plantas daninhas e uso de maturadores em cana-de-açúcar. O Curso Posicionamento de Herbicidas, foi criado para atender a necessidade de produtores, profissionais e/ou estudantes que tem dificuldade logística e/ou escassez de tempo para frequentar cursos presenciais, mas que precisam conhecer melhor as problemáticas sobre as plantas daninhas e métodos de controle.

No Curso Posicionamento de Herbicidas, o objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento técnico necessário à recomendação dos herbicidas, particularmente em canaviais. Na modalidade online o participante tem a comodidade para estudar em sua casa e nas horas que desejar, dentro do período de 60 dias.

Os participantes terão acesso online à 27 vídeos aulas distribuídas em 13 módulos, todas elaboradas em linguagem fácil e acessível de acordo com resultados de pesquisas obtidos institucionalmente. Além das aulas, os participantes também terão acesso ao download do e-book (formato pdf) com o conteúdo do Curso. Sugere-se que o e-book seja impresso pelo participante logo no início do Curso para que possa utilizá-lo ao longo das aulas. Como há espaços para anotações no material, à medida que o participante progride no Curso poderá personalizar sua apostila (e-book impresso) com suas anotações.

As dúvidas decorrentes ao longo do Curso poderão ser enviadas por e-mail diretamente na plataforma e as respostas serão fornecidas pelo professor.

Ao final do curso o aluno será capaz de entender as etapas essenciais do comportamento das moléculas no solo e planta e, com isso, posicionar os herbicidas mais adequados ao canavial, evitando prejuízos à cultura e contaminação ambiental.

MódulosAssuntos
1Introdução: importância do assunto e a sistemática de apresentação do treinamento
2Plantas daninhas impactantes em cana-de-açúcar: conceito e biologia
3Interferência das plantas daninhas, perda de produtividade, período de maior necessidade de intervenção ao controle
4Identificação das plantas daninhas, reconhecer as espécies mais impactantes à cultura da cana-de-açúcar
5Métodos para monitoramento de plantas daninhas
6Regime de chuva e temperatura como ferramenta à aplicação dos herbicidas
7Crescimento da cultura e a interferência das plantas daninhas
8Solubilidade dos herbicidas e sua aplicação em cana-de-açúcar: transposição de palha e época de aplicação
9Coeficiente para carbono orgânico do solo (koc): tempo persistência dos herbicidas no solo para os principais herbicidas usados em cana-de-açúcar
10Coeficiente octanol/água (kow) dos herbicidas: transposição de palha, identificação de herbicidas usados em cana-de-açúcar quanto a pré e pós-emergentes
11Constante de ionização (pka) dos herbicidas: ionização (perda) das moléculas dos principais herbicidas usados em cana-de-açúcar no solo
12Dose dos herbicidas: importância, cuidados com a textura do solo, cuidados com os efeitos sinérgicos e antagônicos
13Estudo de caso: interpretação das características físico-químicas das moléculas herbicidas

Público alvo: produtores, técnicos, extensionistas, pesquisadores, estudantes e qualquer profissional voltado as atividades do agronegócio.

Vagas: fluxo contínuo

Duração: 60 dias

Carga horária: 20h

Certificado: emitido pelo Insituto Agronômico (IAC)

Formação necessária: conhecimentos básicos de informática e acesso à internet

Investimento: profissionais: R$ 495,00 (em 3 x R$ 165,00)

Inscrição: são feitas diretamente na plataforma do Curso. No ambiente da plataforma, o participante deverá preencher os dados solicitados no cadastro, escolher a modalidade de pagamento e efetuá-lo para liberação das aulas. No caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail iac.matologia@gmail.com ou celular 16 9 9760 7830 (somente whatsapp) informando nome completo, endereço e-mail e telefone contato, você receberá as demais instruções no email ou whatsapp indicado.

Contato: enviar email no endereço iac.matologia@gmail.com ou celular 16 9 9760 7830 (somente whatsapp) informando nome completo, endereço e-mail e telefone contato, você receberá as demais instruções no email ou whatsapp indicado.

Maiores informações e Inscrições: Acesse http://matologia-iac.eadbox.com.

Atualiação em 18/02/2020 as 10:00 horas

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600