XVII Curso Tópico da Cultura de Cana-de-açúcar

Início: 10 de julho de 2017

Término: 20 de outubro de 2017

Mais informações: www.infobibos.com/cursocana

Datas das aulas presenciais:

1ª presencial: 16 a 18 de agosto de 2017, Centro de Cana - Piracicaba SP

2ª presencial: 18 a 20 de outubro de 2017, Centro de Cana - Ribeirão Preto SP

Sobre o curso

AULAS TEÓRICAS - As aulas serão semanais e disponibilizadas na Internet, em site específico para o curso, todas as segundas-feiras, bem como as atividades a serem desenvolvidas. Durante a semana de cada aula, o aluno dispõe do tira-dúvidas on-line para esclarecimentos junto ao professor responsável pela aula.

AULAS PRÁTICAS (presenciais) - Serão realizadas 4 aulas práticas, sendo duas no meio do curso e outras duas ao final do curso, em locais a serem definidos nas regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto.

Material didático

Cada participante preencherá no ato da inscrição online um usuário e senha individual para ter acesso aos textos, artigos científicos para leitura obrigatória e para leitura complementar, assim como materiais didáticos.

Público-alvo

Técnicos, Biólogos, Engenheiros Agrônomos e Agrícolas, estudantes e outros profissionais interessados em se especializar na cultura da cana-de-açúcar.

Ferramentas pedagógicas

Disponíveis na área do aluno, as ferramentas permitirão a interação entre aluno e professor. São elas:

• FTD - Ferramenta Tira-Dúvidas
  • SPRA - Sistemas de Perguntas, Respostas e Avaliação.
  • TUTORIA - Os alunos serão acompanhados ao longo do curso via internet e nas aulas presenciais de forma que permita:
    • esclarecer suas dúvidas;
    • serem auxiliados na compreensão do material educativo, através de discussão e levantamento de questões;
    • responder a questionamentos relacionados aos temas;
    • serem avaliados no trabalho de conclusão do curso;
    • ampliar temas apresentados no material educativo estudado.

Coordenação do curso

Coordenadores Técnicos Pedagógicos do Curso

Dr. Marcos Guimarães de Andrade Landell
Diretor do Centro de Cana do IAC
Dr. Hélio do Prado
E-mail: heprado@terra.com.br
Dr. Ivan Antônio dos Anjos
E-mail: iaanjos@iac.sp.gov.br

Cronograma

10/07 - Aula 1 - Botânica e Fisiologia da cana-de-açúcar: Brotação, crescimento e maturação. Fatores que influenciam o desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar.
Professor: Dr. Maximiliano Salles Scarpari (Centro de Cana – APTA/IAC)
17/07 - Aula 2 - Critérios de classificação de solos, critérios pedológicos visando o enquadramento nos ambientes de produção de cana-de-açúcar.
Professores: Dr. Hélio do Prado (Centro de Cana – APTA/IAC) / Dr. André Cesar Vitti (APTA/IAC)
24/07 - Aula 3 - Preparo de Solo: Tendências no preparo de solo; Subsolagem e cultivo de soqueiras.
Professor: Dr. Tadeu Coletti (Consultor)
31/07 - Aula 4 - Adubação e nutrição da cana-de-açúcar: Exigências nutricionais, uso de calcário e gesso, adubação com macro e micronutrientes, uso de resíduos como fonte de nutrientes.
Professores: Dra. Raffaella Rossetto (Pólo Regional de Piracicaba - APTA)
Dr. Fábio Dias (Pólo Regional de Piracicaba - APTA)
07/08 - Aula 5 - Melhoramento genético e manejo varietal em cana-de-açúcar: Histórico, conceitos, manejo e variedades.
Professores: Dr. Marcos G. A. Landell (Centro de Cana – APTA/IAC)/ Dr. Ivan Antônio dos Anjos (Centro de Cana – APTA/IAC)
16 a 18 DE AGOSTO – (Aulas 6 a 8 - Presenciais, referentes às aulas teóricas 1 a 4) - AULAS PRESENCIAIS –PIRACICABA/SP
21/08 - Aula 9 - Doenças da Cana-de-açúcar: Ocorrências, danos, identificação, manejo e métodos de controle.
Professor: Dr. Álvaro Sanguino (Consultor) /dd>
28/08 - Aula 10 - Produção de mudas (Convencional e MPB) e planejamento de viveiros.
Professor: Dr. Mauro Alexandre Xavier (Centro de Cana – APTA/IAC) /dd>
04/09 - Aula 11 - Plantio: Operações, insumos e qualidade.
Professores: Dra. Raffaella Rossetto e Dr. Fábio Dias (Pólo Regional de Piracicaba - APTA)
11/09 - Aula 12 - Irrigação.
Professores: Dra. Regina Célia M. Pires (Centro de Ecofisiologia e Biofisica - APTA/IAC) / Dr. Vinicius Bof Bufon (Embrapa) / MSc. Rogério Augusto Brem Soares (Grupo Bunge do Brasil)
18/09 - Aula 13 - Pragas e nematóides: Espécies mais importantes, ocorrência, danos, métodos de levantamentos, manejo e controle.
Professora: Dra. Leila Luci Dinardo-Miranda (Centro de Cana – APTA/IAC)
25/09 - Aula 14 - Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas
Professor: Dr. Hamilton Humberto Ramos (Centro de Engenharia e Automação – APTA/IAC)
02/10 - Aula 15 - Plantas daninhas: Identificação e quantificação; principais tipos de controle; resistência de plantas daninhas a herbicidas.
Professor: Dr. Carlos Alberto M. Azania (Centro de Cana – APTA/IAC)
18 a 20 DE OUTUBRO - Aula 16/17 e 18 - AULAS PRESENCIAIS – FINALIZAÇÃO - RIBEIRÃO PRETO/SP

Como acessar o curso?

Após adquirir o curso, você recebe um e-mail com as informações necessárias para entrar no ambiente de aprendizado e começar imediatamente o seu curso.

Formas de pagamento

O Pagamento das inscrições deverá ser feito através de Boleto Bancário gerado automaticamente pelo sistema. Obs: Inscrição de um curso on-line dá direito a todas as ferramentas de aprendizado (Mensagens, Aulas, Ferramenta Tira-dúvidas, Atividades on-line)

Inscrições e valor do investimento

Acesse:www.infobibos.com/cursocana