Atlas Sociambiental da Bacia do Ribeirão das Anhumas

Os resultados apresentados neste Atlas derivam de um diagnóstico socioambiental realizado no âmbito de um projeto de pesquisa em políticas públicas, que envolveu instituições de ensino e pesquisa e a administração pública municipal (site do projeto). Com a colaboração posterior de pesquisadores que têm realizado estudos sobre a área, novas informações foram organizadas para compor o Atlas.

A publicação do Atlas envolveu 68 autores de várias instituições públicas de pesquisa e ensino e abordou os seguintes temas: uso e ocupação da bacia; socioeconomia e infraestrutura urbana; aspectos da área rural; solos naturais e influência da intervenção antrópica; risco de erosão; águas subterrâneas; vegetação nativa: remanescente e sua distribuição associada aos solos; fauna; fragilidade dos ambientes; levantamento participativo de riscos ambientais; recomendações de políticas públicas; educação ambiental da comunidade; serviços ambientais para a qualidade ambiental e de vida; recuperação de matas ciliares com o planejamento e a participação da comunidade; e documentação e memória do projeto. O Atlas está publicado em papel e foi distribuído para as escolas localizadas dentro da bacia. Esta publicação resultou do trabalho disciplinar e interdisciplinar em várias áreas do conhecimento e seus autores esperam que seja utilizado na grade curricular das escolas de nível fundamental e médio, onde trará contribuição ao (re)conhecimento do local partindo-se de abordagens científicas e integrativas.

Baixe a versão completa do Atlas

Arquivo PDF

1. Uso e ocupação da bacia

Histórico do uso e ocupação das terras da bacia do ribeirão das Anhumas desde os primeiros registros, com ênfase em períodos mais recentes.

Arquivo PDF

2. Aspectos socioeconômicos

Aspectos da infraestrutura urbana, da distribuição de renda e da qualidade de vida na bacia do ribeirão das Anhumas.

Arquivo PDF

3. A área rural

Caracterização da área rural da bacia do ribeirão das Anhumas.

Arquivo PDF

4. Solos e fragilidade dos ambientes

Solos da bacia: distribuição original, interferências antrópicas, avanço da impermeabilização, mapeamento do risco de erosão e da fragilidade dos ambientes naturais e antropogênicos.

Arquivo PDF

5. Águas subterrâneas

Os aquíferos da bacia do ribeirão das Anhumas e sua utilização; a importante relação dos aquíferos com a vegetação nativa.

Arquivo PDF

6. Diversidade biológica

Caracterização da vegetação nativa remanescente e desafios para sua preservação; distribuição da vegetação original associada aos solos

Fauna da bacia do ribeirão das Anhumas: ocorrências, hábitos e ecologia.

Arquivo PDF

7. Riscos ambientais e políticas públicas

Mapeamento de riscos ambientais e sociais da bacia do ribeirão das Anhumas de 2003 a 2006 com uso de metodologia de pesquisa participativa, recomendações gerais e detalhamento da sub-bacia do ribeirão das Pedras.

Arquivo PDF

8. Educação ambiental

Atividades de educação ambiental no contexto da bacia do ribeirão das Anhumas.

Arquivo PDF

9. Serviços ambientais

Serviços ambientais, qualidade ambiental e de vida; planejamento para recuperação de matas ciliares; recuperando trecho de mata ciliar com a participação da comunidade.

Arquivo PDF

10. Documentação e memória

Introdução ao acervo fotográfico e documental coligido pelo projeto.

Arquivo PDF