Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Recursos Genéticos Vegetais


Linhas de Pesquisa em Andamento

Carlos Augusto Colombo

• Marcadores moleculares, Seleção assistida, Mapeamento genético, Genômica e expressão gênica, Melhoramento em café, macaúba e feijão.


Cássia R. Limonta Carvalho

• Química de vegetais; Avaliação e controle de qualidade de alimentos; Aplicação da espectroscopia infravermelho em matrizes agrícolas como ferramenta para o melhoramento genético.


Cecília A. F. Pinto-Maglio

• Mapeamento físico de cromossomos com a técnica de hibridação in situ fluorescente (FISH) em espécies de café e da espécie ornamental Alstroemeria; Caracterização cariotípica com bandamento fluorescente com fluorocromos CMA e DAPI em café e na ornamental Asltroemeria; Comportamento meiótico de uma população de híbridos de café.


Daniela de Argollo Marques

• Indução de variação somaclonal para a obtenção de novos genótipos de pinhão manso; Desenvolvimento de protocolos de regeneração in vitro de plantas visando aplicação de técnicas de transformação genética; Estabelecimento, manutenção e caracterização de um banco ativo de germoplasma de espécies do gênero Jatropha visando dar suporte ao programa de melhoramento genético do pinhão manso; Seleção de plantas elites de pinhão manso com base em características agro-morfológicas e fitoquímicas; Estudo de metabolismo de compostos naturais em plantas; Aprimoramento de métodos de cultura de tecidos vegetais com vistas à clonagem de plantas.


Haiko Enok Sawazaki

• Caracterização de cultivares de videiras através de polimorfismo de EST; Diagnóstico molecular de doenças de plantas (fungos, bactérias, vírus, em plantas como cana-de-açúcar, batata, tomate, algodão, orquídea, etc).


Jorge Maurício Costa Mondego

• Transcriptômica e genômica de plantas e microorganismos; Caracterização de genes e proteínas relacionados a mecanismos de interação planta-patógeno e planta-inseto.


José Alfredo Usberti Filho

• Melhoramento de capim-colonião para aumento de massa e teor protéico; Melhoramento de leguminosas forrageiras para plantio consorciado; Seleção recorrente aplicada ao híbrido interespecífico Pennisetum purpureum (napier) x P. glaucum (milheto) para pastoreio e corte na pecuária de leite; Estudos da viabilidade técnica e econômica de geração de energia elétrica utilizando biomassa de genótipos selecionados de capim.


Luciana Lasry Benchimol Reis

• Mapeamento genético e associativo em feijeoiro comum de locos relacionados à resistência à antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) e mancha angular (Pseudocercospora griseola) e tolerância a seca; diversidade genética em plantas cultivadas; Seleção assistida por marcadores moleculares via retrocruzamentos, análises genômicas, Genotyping by sequencing, expressão gênica de genes de resistência.


Luis Carlos da Silva Ramos

• Estudos genéticos de características morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e moleculares em uma população segregante de cafeeiro, com vistas a criar um mapa genético para a espécie; Estudos de métodos visando verificar a tolerância de cafeeiros aos estresses hídricos, térmicos ou minerais, e suas origens genéticas; Aprimoramento de métodos de cultura de tecidos vegetais com vistas à clonagem de plantas; Estudos genéticos visando conhecer o controle da embriogênese somática em café.


Marcia Ortiz Mayo Marques

• Caracterização da composição química de óleos essenciais de plantas aromáticas e medicinais nativas e cultivadas ; Extração de óleos essenciais, oleoresinas, corantes, oxidantes, edulcorantes por Tecnologia Supercrítica; Estudos da influência de técnicas culturais sobre os metabólitos secundários de plantas; Caracterização molecular e química de populações de plantas aromática e medicinais nativas; Extração supercríitica de produtos naturais; Metabolismo secundário de plantas medicinais e aromáticas.


Neiva Izabel Pierozzi

• Estudos de caracterização cromossômica e de cariótipos por técnicas convencionais e por bandamento-C e NOR: Avaliação da fertilidade masculina de germoplasmas por técnicas convencionais, desde a microsporogênese à fertilidade/viabilidade dos grãos de pólen: Poliploidização de germoplasmas de interesse para a utilização em programas de melhoramento.


Rose Marry Araújo Gondim Tomaz

• Avaliação da Qualidade e Eficiência de Produtos para fins de uso como matéria prima em Biocombustível

• Microbiologia Aplicada ao Meio Ambiente


Valéria Comitre

• Planejamento e Produção Agropecuária, Segurança Alimentar, Planejamento de Sistemas Energéticos.


Walter José Siqueira

• Melhoramento genético de Lippia alba, para maior produção de óleos essenciais; Obtenção de cultivares de abacaxizeiro com resistência a fusariose e maior rendimento e qualidade de fruta; Estimativas de parâmetros genéticos de Lippia alba – quimiótipo linalol; Melhoramento genético de tomateiro para resistência a tospovirus e geminivirus; Morfogênese somática, micropropagação e bulbificação in vitro de alho; Variação somaclonal em gramíneas forrageiras.


Botao Voltar


Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600