Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Grãos e Fibras


Cultivares - Guandu

IAC-Fava Larga

O cultivar IAC-Fava Larga de guandu é resultante de seleção massal efetuada em diversos cultivares no período 1982-1985, em material introduzido na então Seção de Leguminosas do Instituto Agronômico desde 1953, com avaliações regionais em Campinas, Ribeirão Preto e Pindorama.

Caracteristicas

Ciclo: Longo; 280 dias até 1ª colheita na semeadura efetuada em outubro e 180 dias na de fevereiro; respectivamente, as alturas médias das plantas são 3,5m e 1,8m.

Reações a Doenças e Pragas: Suscetível aos fungos de solo Sderotium rolfsii e Fusarium spp., no início do desenvolvimento e em solos arenosos; suscetível aos carunchos, percevejos e lagartas de vagem; má hospedeira de nematóides formadores de cistos.

Produtividade: Produtividade média de 8 a 12 t.ha-1 de fitomassa seca; 15 a 32 t.ha-1 de fitomassa verde e 1.200 a 1.800 kg.ha-1 de sementes

Época de Semeadura: Outubro a março.

Massa de 100 Sementes: 16 gramas, em média; sementes globosas, coloração bege pintalgada de marrom com hilo claro.

Gasto de Sementes: 60 kg.ha-1 para adubação verde e 20 a 60 kg.ha-1 para produção de sementes, dependendo do espaçamento adotado.

Porte: Ereto; plantas arbustivas, semi-perenes, crescimento determinado.

Colheita: Manual ou mecânica.

Vantagens

Adaptado às condições ecológicas paulistas, na primavera-verão e no outono-inverno; resistente à seca; sistema radicular em profundidade. Principal exploração econômica como adubo verde, por causa da fixação simbiôntica do N. Mais acúmulo de fitomassa, com contribuição à melhoria da fertilidade dos solos e da produtividade das culturas, em cultivo isolado, intercalar a perenes, na reforma de canavial ou em rotação com culturas graníferas. Pode ser utilizada na alimentação humana (grãos verdes ou secos) e animal (pastagem no inverno para forragem ou feno, grãos), quebra-ventos ou para sombreamento temporário de cultivos perenes.





Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600