Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Grãos e Fibras


Cultivares - Aveia

Aveia IAC 7

Origem: seleção realizada na linhagem V 155, ML-11 - CV-77 - CV-78 - R-78-79 -CV-79 - CV-80, oriunda do México.

Aptidão: grãos (principal) e forragem.

Ciclo da emergência à maturação: precoce, 90 a 120 dias.

Altura: 90 a 120 cm (porte baixo).

Coloração da palha: amarelo-clara.

Reação às doenças: moderadamente suscetível às manchas foliares, moderadamente resistente ao vírus do nanismo amarelo da cevada e suscetível à ferrugem da folha e do colmo.

Tolerância ao alumínio: intermediária

Produção de grãos: 1,5 a 3,0 t/ha, podendo alcançar valores acima de 4,0 t/ha.

Produção de palha: 13,0 a 15,0 t/ha.

IAC 8 Bellatrix

Aveia branca (Avena sativa L.)

Planta de ciclo anual, plantada no inverno, é cultivada no Estado de São Paulo por produtores de grãos tanto para sua própria colheita quanto para rotação de culturas e formação de palhada para o plantio direto. De ciclo curto (100 a 120 dias), permite a produção de duas culturas em uma mesma safra. Já para os pecuaristas, é boa opção para a alimentação à pasto, por formar boa quantidade de massa no período de maior escassez de pastagens. É largamente utilizada na alimentação humana e animal. Por ter propriedades especiais, principalmente quanto aos teores de beta-glucanas, fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol, é alternativa saudável de alimentação . Seu consumo contínuo, aliado a dieta com reduzido teor de gordura, pode também reduzir o risco de doenças do coração.

De alto potencial produtivo de grãos, possui as seguintes características agronômicas: ciclo da emergência a maturação (90 a 110 dias), altura (100 a 140cm), coloração da palha (amarelo clara), moderadamente resistente às manchas foliares e a ferrugem da folha e do colmo e moderadamente suscetível ao vírus do nanismo amarelo da cevada, tolerância ao alumínio moderada.




Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600