Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Frutas


Os Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs), do Instituto Agronômico (IAC), são mantidos no campo, em sua maioria, principalmente em áreas experimentais dos Centros de Pesquisas e dos Polos Regionais da APTA, existentes em vários locais do Estado de São Paulo.


Ultimamente, visando a redução de gastos, algumas coleções de plantas vêm sendo transferidas do campo para os laboratórios de conservação in vitro e criopreservação (-196ºC) e para câmaras frias (-20º e 5ºC), instalados no Centro Experimental Central (CEC).


Para tanto, novas pesquisas estão sendo desenvolvidas, inclusive com verbas extra-orçamentárias, objetivando especialmente a conservação a longo prazo e a avaliação institucional dos recursos genéticos de espécies frutíferas, hortícolas, graníferas, industriais, medicinais, ornamentais e arbóreas. Saiba mais...


Além das pesquisas de conservação, caracterização e uso de recursos genéticos, várias outras ações vêm sendo executadas visando a organização e a informatização dos BAGs, do Herbário e das Coleções Científicas. Mesmo com a disponibilização de vários dados na intranet e internet, as pesquisas ainda necessitam de ajustes para melhor cruzamento de informações.


A lista de acessos do BAG-Frutífera, pode ser obtida diretamente com seus Curadores. Conheça, também, as Diretrizes do IAC para se efetuar o intercâmbio de germoplasma vegetal e material de coleções científicas.



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600