Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Frutas


Personalidades

Dr. Orlando Rigitano, IAC (*1916 +2006)

"O Pai da Fruticultura de Clima Temperado no Brasil" - Biografia



Homenagem da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

Veja o PDF: Informativo

1. (...) Em uma das visitas rotineiras, ouvimos emocionados na despedida: "...nada de pieguice, hein!? Então, como se fosse uma última ordem do mestre, nos afastamos devagar e meio desconsertados (...) (Wilson Barbosa e Rose Mary Pio - IAC).

2. É com profundo pesar que recebemos a notícia de falecimento do pesquisador e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fruticultura. A história da Sociedade Brasileira de Fruticultura iniciou pelas mãos do pesquisador Orlando Rigitano, no ano de 1970, da qual ele foi o primeiro Presidente e sócio exemplar atuante. A fruticultura brasileira deve muito ao Dr. Orlando Rigitano, pelo seu entusiasmo, pionerismo criatividade e, principalmente pelo sua incansável dedicação ao melhoramento das frutas brasileiras. Por tudo isso, em nome dos sócios da Sociedade Brasileira de Fruticultura, nossos profundos sentimentos pela falta que fará, mas principalmente, o nosso reconhecimento pela obra e o exemplo que ele deixa a todos nós (José Carlos Fachinello - Presidente da SBF).

3. Ele foi amigo, estimulador, sabia ouvir e orientar. Devo-lhe muito. Ninguem é insubstituivel, mas alguns deveriam permanecer conosco para sempre (Jorgino Pompeu Junior).

4. Junto com o Dr. Orlando Rigitano fundamos a Sociedade Brasileira de Fruticultura no ano de 1970 (Ivo Manica).

5. Só hoje (01/03/06) ficamos sabendo do falecimento do Dr. Orlando. É uma lástima para a família, para os amigos e para a fruticultura brasileira. Entretanto, a gente aprende que a morte faz parte da vida e oxalá todos nós possamos chegar ao final, com o dever cumprido como o Dr. Orlando o fêz (Maria do Carmo Bassols Raseira).

6. Apesar de não termos a felicidade de trabalharmos em algo que o Sr. dedicou e construiu em toda a sua vida dentro do IAC, tentaremos manter com dignidade e trabalho tudo o que o Sr. pode criar em todos os seus anos de dedicação à pesquisa de frutas de clima temperado. Aqui fica a mensagem do seu aluno mais novo. Com carinho (Rafael Pio).

7. Quero expressar a minha profunda admiração pelo Dr. Rigitano, como um profissional exemplar com relevantes serviços prestados a fruticultura brasileira, mas quero tambem externar a minha gratidão por ter tido o privilegio de conviver com a pessoa humana, simples, mas que passava muita ternura e ensinamento a todos que com ele conversava. Um forte abraço a todos da familia e tenham certeza que ele sera recompensado por tudo que fez (Francisco Ricardo Ferreira).

8. Lamento o falecimento deste grande nome da fruticultura brasileira com que tive oportunidade de conversar no IAC nos anos 70 (Jean-Pierre Ducroquet).

9. (...) Uma pena, não o conheci, mas a importância que ele teve para a fruticultura foi inegável (Laura Maria Molina Meletti).

10. Que o exemplo e a dedicação do Dr. Orlando Rigitano, seja sempre lembrado, admirado e realizado à todos nós pesquisadores de fruticultura temperada e tropical (Marcelo Rosa Melo).

11. (...) A perda de uma pessoa como o Dr. Orlando poderia esperar um pouco mais. Sem o seu pioneirismo e fé , não teriamos todas estas variedades de frutas, lançadas por ele , e depois pelos outros pesquisadores do IAC (Jean-Marie Veauvy).

12. (...) "Ficamos todos deveras consternados com o falecimento do Dr. Rigitano, mas ao mesmo tempo contentes sabendo, que com toda certeza, ele está num lugar especial no Céu por tudo que fez pelo Brasil, em especial pela Fruticultura brasileira. Criou e difundiu fruteiras de Clima Temperado de menor exigência em frio do mundo, estabelecendo a cultura de pêssego,figo, ameixa, pêra e maçã em São Paulo, coisa inimaginável até então. Com certeza podemos considerá-lo o pai da Fruticultura Temperada no Brasil. Além de grande pesquisador, foi quem criou a Sociedade Brasileira de Fruticultura, tendo sido o defensor incansável dos nossos propósitos de estabelecer uma fruticultura de padrão internacional.Um dos grandes méritos do Dr. Rigitano foi o trabalho de unir todos aqueles que trabalham com frutas no Brasil, procurando sempre harmonizar os diferentes grupos em todos os cantos deste imenso País. Nos encontros de fruticultura, no calor de acirrados debates, ou em momentos de confraternização era impressionante a presença marcante do Dr. Rigitano que mesmo sem dizer palavra, impunha respeito. Ele foi a pessoa que mais colaborou para estabelecer as equipes de trabalho em fruticultura em todo o Basil. Eu sempre admirei-o muito, aprendi melhoramento genético com ele e sou orgulhoso de ter convivido grandes momentos com ele." (...) imagino a sensação de vazio que vocês devem ter sentido, mas acho que Dr. Rigitano foi feliz sabendo da grande equipe amiga que ele criou e deixou aí: Wilson, Dall'Orto, Ojima, Fernando e tantos outros (...) (Bonifacio H. Nakasu).

Dr. Rigitano e a História da Fruticultura Temperada em São Paulo





Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600