Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Engenharia e Automação


Pesquisas em Andamento

 

Afonso Peche Filho:
Estudos de ambientes e da variabilidade espacial de parâmetros utilizados na avaliação quantitativa e qualitativa de sistemas operacionais da produção. Avaliação do estado da arte e desenvolvimento de semeadoras-adubadoras e distribuidoras de corretivos e fertilizantes para pequenas propriedades. Análise das características operacionais de distribuição mecanizada de biossólidos, fertilizantes orgânicos e organominerais e substratos. Análises em processos operacionais do sistema plantio direto com baixo uso de insumos.  Qualidade do processo operacional no cultivo da batata. Preparo do solo para a cultura do amendoim.

 

Antônio Carlos Loureiro Lino::
Uso de análise de imagens digitais em Bioengenharia.

 

Antonio Odair Santos:
Mecanização de processos de manejo da videira.
Impactos da relação solo-planta-clima sobre a qualidade de suco da uva e vinho.

 

Cláudio Alves Moreira (pesquisador colaborador):
Desenvolvimento de equipamentos mecanizados para culturas: 1) videira: podadora, desfolhadora, perfuradora de solo; 2) sisal e outras fibras: desfibradora com alimentação mecânica, ferramentas manuais de corte.
Desenvolvimento de equipamentos e execução de ensaios estáticos, dinâmicos e de impacto em transmissões articuladas (cardan).

 

Gláucia Moraes Dias:
As pesquisas gerenciadas por Gláucia Dias têm por objetivo oferecer novos produtos para o mercado de plantas ornamentais, bem como solucionar as dificuldades que surgem na pós-colheita e afetam a cadeia produtiva de flores, sempre gerando ou adaptando tecnologias existentes. Atualmente coordena os projetos: A) Atmosfera modificada em armazenamento refrigerado de flores de corte (Financiamento FAPESP) e B) Tecnologia pós-colheita de plantas tropicais.

 

Ila Maria Corrêa:
Estuda a adequação dos tratores fruteiros do Brasil à descrição da International Organization for Standardization para tratores estreitos e as condições de uso de protetores de eixo cardan em propriedades agrícolas.

 

Jener F. Leite de Moraes (atua também no Centro de Solos e Rec. Agroambientais):
1) Variação temporal dos fragmentos florestais na bacia hidrográfica do Rio Jundiaí-Mirim. O projeto visa analisar as alterações na qualidade ambiental dos fragmentos florestais na bacia hidrográfica do Rio Jundiaí-Mirim entre 1972 e 2011 e propor cenários futuros em função das alterações no uso e ocupação das terras.
2) Gerenciamento ambiental e gestão de recursos hídricos do município de Campo Limpo Paulista. Projeto desenvolvido pelo IAC, em parceria com a prefeitura de Campo Limpo Paulista e que tem a participação da UNICAMP e ONG-Caminho Verde. Elaborou-se um zoneamento agroambiental, em consonância com o plano diretor do município. Todas as informações geradas no projeto estão disponibilizadas em www.campolimpopaulista.sp.gov.br/meioambiente.

 

Juliana Sanches:
Desenvolvimento de metodologias de classificação e seleção de frutas e hortaliças através de imagens digitais (bidimensionais e tridimensionais). Potencial de armazenamento refrigerado de frutas de caroço adaptadas a climas quentes. Desenvolvimento de metodologias de avaliações não destrutivas para determinação da qualidade pós-colheita de frutas e hortaliças.

 

Maria Aparecida Lima:
Avaliação do cloreto de cálcio e do ácido salicílico na qualidade pós-colheita de morangos armazenados sob refrigeração.

 

Moises Storino:
Utilização de informações georreferenciadas na gestão agrícola.
Automação da avaliação do comportamento do motor como indicador de desempenho dos conjuntos trator/implemento.
Automação dos procedimentos de avaliação da rugosidade superficial de solos.

 

Roberto da Cunha Mello:
Desenvolvimento de lâminas serrilhadas para o corte de base de colhedoras de cana-de-açúcar . Desenvolvimento de colhedora de cana-de-açúcar para a pequena propriedade . Desenvolvimento de escada para colheita manual de citros.

 

 



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600