Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Engenharia e Automação


O Centro de Engenharia e Automação (CEA), vinculado ao Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem origem no extinto Departamento de Engenharia e Mecânica da Agricultura (DEMA). Este atuou de 1947 a 1969, inicialmente sediado na capital, com o objetivo de promover a mecanização agrícola e a conservação do solo, bem como orientar as obras de engenharia rural no Estado de São Paulo.


Entre 1958 e 1962, período em que ficou provisoriamente instalado em Campinas, foram estabelecidos planos e iniciadas as obras para a instalação do Centro de Mecânica Agrícola, em Jundiaí, onde algumas áreas de propriedade de agricultores da região já tinham sido desapropriadas, à altura do km 65 da Rodovia Marechal Rondon – que posteriormente passou a ser denominada Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

O período de 1963 a 1966 foi dedicado à conclusão das instalações, ao treinamento do corpo técnico e à execução de ensaios. Em julho de 1969 o Centro de Mecânica Agrícola foi incorporado ao Instituto Agronômico. Considera-se essa data como sendo o início do CEA como órgão de pesquisa.


Com a reorganização do Instituto Agronômico em 1970, a Sub-divisão de Análises e Ensaios de Máquinas Agrícolas e a Seção de Mecânica do extinto DEMA passaram a constituir a Divisão de Engenharia Agrícola (DEA), dedicando-se à pesquisa científica e aos ensaios de máquinas.


Após novas mudanças organizacionais, em 1998 a Divisão de Engenharia Agrícola passou a denominar-se Centro de Mecanização e Automação Agrícola (CMAA), e em 2001 passou ao atual "Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação" (CEA), com atribuições definidas na Portaria APTA 237, de 2002, tendo incorporado ainda a área de pós-colheita de flores, frutos e hortaliças, com a contratação de mais Pesquisadores Científicos e a instalação de laboratório específico.



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600