Webmail    |    Intranet

Centro de Engenharia e Automação


O Centro Avançado de Pesquisa em Engenharia e Automação (CEA), vinculado ao Instituto Agronômico (I.A.C.), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, unificou as ações da Seção de Mecânica Agrícola do I.A.C. com as do Departamento de Engenharia e Mecânica da Agricultura (DEMA).


O DEMA, que atuou de 1947 e 1969, inicialmente ficou sediado na capital, com o objetivo de promover a mecanização agrícola e a conservação do solo, bem como orientar as obras de engenharia rural no Estado de São Paulo. Entre 1958 e 1962, ficou provisoriamente instalado em Campinas, neste período foram estabelecidos os planos e iniciadas as obras para a instalação do Centro de Mecânica Agrícola, em Jundiaí, onde algumas áreas de propriedade de agricultores da região já tinham sido desapropriadas, à altura do km 65 da Rodovia Marechal Rondon, que posteriormente passou a ser denominada Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.


O período de 1963 a 1966 foi dedicado à conclusão das instalações, ao treinamento do corpo técnico e à execução de ensaios, o que permitiu a disseminação de técnicas mais adequadas ao manejo de solo e água, assim como, para a abertura e manutenção de estradas de terra.


Mudanças nos rumos do país e do Estado de São Paulo fizeram com que em 15 de julho de 1969 o Centro de Mecânica Agrícola fosse incorporado ao Instituto Agronômico transformando a Seção de Mecânica Agrícola na Divisão de Engenharia Agrícola. Esta data é considerada como sendo o início do CEA como unidade de pesquisa.


Foram tempos difíceis, pois os novos compromissos assumidos pelo I.A.C. não foram acompanhados de reforço orçamentário, o que, desde então, obrigou a busca de parcerias públicas e privadas. Por meio destas, muitos resultados importantes foram obtidos e estes prepararam o CEA para atuar sobre os gargalos tecnológicos que afetam a agricultura na atualidade.

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600