Webmail    |    Intranet

Centro de Citricultura 'Sylvio Moreira'


O Centro Avançado de Pesquisa de Citros Sylvio Moreira, ou simplesmente Centro de Citricultura Sylvio Moreira é vinculado ao Instituto Agronômico (IAC), órgão da administração direta ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Centro de Citricultura foi criado em 1928 com o nome de Estação Experimental de Limeira, para apoiar o desenvolvimento de uma citricultura que se expandia na região sul do estado de São Paulo. Sua transformação de Estação Experimental em Centro de Citricultura ocorreu em 1993. Ao longo de mais de 90 anos, tornou-se referência na citricultura brasileira, evoluindo com forte inserção nacional e internacional e, principalmente, como centro de produção de citros com alta qualidade genética e fitossanitária, acompanhando o crescimento da citricultura no País.

O Centro é, atualmente, uma referência nos assuntos de pesquisa e desenvolvimento, procurando interface com todos os agentes da cadeia de produção e do conhecimento. Seus principais projetos são voltados para o melhoramento de citros, biotecnologia, fitossanidade e fisiologia da produção. O Centro mantém ainda um dos maiores acervos de germoplasma - locais de conservação dos materiais genéticos - de citros do mundo (BAG Citros IAC), do qual derivam todas as variedades copa e porta-enxerto que dão suporte à moderna citricultura brasileira, além de gerar informações científicas traduzidas em pacotes tecnológicos de manejo que sustentam a produtividade e qualidade dos pomares no campo.


O Centro de Citricultura tem Certificado de Registro nas Normas ISO 9001:2008, acreditado pela empresa BSI.

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600