Webmail    |    Intranet

 

UPD Tatuí

Histórico

Inaugurada em 1934, iniciou seus trabalhos com foco nos estudos de pragas e doenças do algodoeiro herbáceo que na época, sem muitas informações, traziam muitos prejúizos aos produtores. No final da década 1950 foram realizados trabalhos de pesquisa para desenvolvimento de uma nova cultivar de amendoim que cultimou com o lançamento da cultivar IAC Tatuí, por anos produzido semente genética desta cultivar na unidade. Ainda no final da década de 50, visando melhorar e disseminar o uso do bambo no Brasil, foram introduzidas espécies da Colombia, China e Japão, que compõem hoje um dos maiores Bancos de Germoplasma do mundo. O primeiro moinho de trigo do país foi instalado em Tatuí, em virtude do lançamento de trigo duro pelo celebre pesquisador Dr. Carlos Eduardo Camargo, cuja sêmula é utilizada para a produção do macarrão.

Sobre

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí, desenvolve pesquisas nas cadeias produtivas de grãos, especificamente com as culturas de algodão, feijão, milho, milho silagem, milho pipoca e soja. Na unidade está instalado, desde de 1958, o maior Banco Ativo de Germoplasma de Bambu da América Latina, em área de aproximadamente 2,0 ha, com mais de setenta espécies catalogadas e com ampla diversidade fenotípica para utilização na construção civil, artesanatos, tutoramento, produção de papel e celulose, biomassa (queima) e brotos (alimentação).

Destacam-se o ensaios de Avaliação Regional de Cultivares de Milho no Estado de São Paulo, tanto para grãos como para silagem, objetivando avaliar regionalmente os cultivares de milho comercializados quanto ao potencial produtivo, ao valor nutricional e a resistência às principais doenças foliares, para auxiliar técnicos e agricultores na escolha de sementes de milho. A unidade colabora com a experimentação regional dos Programas de Melhoramento de Milho Pipoca e Feijão do IAC.

Produtos e serviços

  • Fornecimento de dados climatológicos da Rede CIIAGRO/IAC/APTA/SAA para produtores
  • Produção e/ou Multiplicação de sementes básicas de diversas espécies e cultivares originários do programa de melhoramento genético do Instituto Agronômico de Campinas, destacando: feijão, milho,milho pipoca, soja e cereais de inverno - aveia, trigo e triticale
  • Laboratório Regional de Análise de Defensivos Agrícolas, oferecendo os serviços de emissão de laudos técnicos de eficiência e praticabilidade agronômica e de fitotoxicidade para fins de registro de agrotóxicos e afins

Equipe Técnica

Marcelo Ticelli

Fitotecnia

Endereço

Rodovia Mário Batista Mori, SP 141, Km 38 + 200 m, s/nº
Bairro Vila São Cristovão
Caixa Postal 33
18280-000 – Tatuí / SP
Fone: (15) 3251 4230 / (15) 3251 6922
updtatui@iac.sp.gov.br

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600