UPD Mococa

Histórico

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Mococa “Dr. Francisco Pereira Lima”, localizado no nordeste do Estado de São Paulo, no limite com Minas Gerais, apresentando solos suave-ondulados, naturalmente férteis, bem como transições para solos mais fracos, bastante representativos da região, o que historicamente possibilitou grande diversidade na experimentação agrícola. Fundadaem 1939, suas atividades de pesquisa e fomento, em área doada pelo bem feitor Sr. João Batista de Lima Figueiredo, fazendeiro de tradição e grande líder político na época. A Cafeicultura nessa época era o principal produto da região e atravessava forte crise comercial e daí, surgiu o interesse dos fazendeiros, coincidindo com a chegada dos primeiros agrônomos titulados na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e ainda, o estreito relacionamento com o Instituto Agronômico, resultou na instalação do Campo Experimental para a introdução de novos cultivos e a implementação com as pesquisas com o cafeeiro, desenvolvendo novas técnicas de produção e novos cultivares. Com o decorrer dos anos, o trabalho expandiu para frutas tropicais, frutas de clima temperado, algodão, cereais, raízes e tubérculos, leguminosas, olericultura, além de estudos de conservação do solo, de irrigação e drenagem, refletindo diretamente na agricultura regional, solidificando o que atualmente é uma das mais diversificadas do Estado de São Paulo.

Sobre

Resultados relevantes foram obtidos durante sua existência, destacando a participação no desenvolvimento de inúmeras variedades de café do IAC (Mundo Novo, Catuaí, Obatã, Tupi, Icatu Ouro Verde); que predominam na cafeicultura nacional em mais de 80% das lavouras, bem como novas técnicas de calagem, adubação e manejo cultural que otimizaram a produtividade e a qualidade dos produtos de diversas culturas.

Destacam-se também importantes contribuições no desenvolvimento de culltivares de arroz, algodão, cana-de açúcar, feijão, milho, seringueira, soja, manga, batata, mandioca, e outras.

A Unidade participa ativamente da produção de sementes em apoio a programação do IAC, com ênfase na produção de arroz, café, feijão, milho, leguminosas para adubos verdes.

Atua também na difusão dos resultados para a comunidade através de eventos técnicos especializados, treinamentos na área de educação ambiental e atendimento as visitas de técnicos e produtores.

Essa oferta de tecnologias e oportunidades impactou fortemente no agronegócio regional transformando a região como a mais diversificada e produtiva do Estado de São Paulo.

Atuação

  • Fitotecnia e Exploração Vegetal
  • Melhoramento de Plantas / Recursos Genéticos
  • Fertilidade do Solo / Nutrição Mineral
  • Conservação dos Solos
  • Irrigação / Fertirrigação
  • Economia do Agronegócio Regional
  • Fitossanidade
  • Sistemas de Produção

Produtos e serviços

  • Produção de Sementes (feijão, arroz, cereais de inverno, adubos verdes e batata)
  • Dados Meteorológicos (laudos / banco de dados)
  • Estágios (treinamento / capacitação)
  • Capacitação e vivências em educação ambiental

Equipe Técnica

Paulo Boller Gallo

Fitotecnia

Sebastião de Lima Junior

Economia

Thiago Leandro Factor

Fitotecnia

Endereço

Av. Presidente Castelo Branco, 700
Caixa Postal 58
13730-970 - Mococa/SP
Fone: (19) 3656-0200
updjau@iac.sp.gov.br

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600