Webmail    |    Intranet

 

UPD Capão Bonito

Histórico

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itararé foi fundada em 1969 tendo em vista suas qualidades peculiares, devido sua altitude 1.200 m, isolamento total de culturas de solanáceas visto de ser circundado todo seu perímetro por florestas artificiais (Pínus e Eucaliptos) e naturais, e, portanto, praticamente ausente de espécies de pulgões vetores de viroses, qualidades edafoclimáticas especiais altamente favoráveis à produção de batata-semente, oferecendo material propagativo de alta qualidade, produtivos e livre das principais viroses, assim como resistentes às doenças, sobretudo a requeima e pinta preta da batata.

Sobre

Entre os principais trabalhos de pesquisa, destacam-se os estudos e produção de batata-semente; pesquisa e produção de sementes genéticas de batata e milho, com destaque para o melhoramento genético da batata.

Atualmente na UPD de Itararé são mantidos o Banco de Germoplasma de Batata do Instituto Agronômico. O cruzamentos e seleção de variedades de batata em campo visam a obtenção de cultivares de batata rústicos e que sejam produtivos, resistentes às doenças de folhagem (requeima e pinta preta), tolerâncias às viroses - vírus do enrolamento da folha da batata (PLRV), mosaico Y (PVY) e que apresentem qualidades para os mercados de batata consumo, indústria e orgânico. Sob coordenação da UPD, foram Instalados experimentos regionais e Unidade Demonstrativas de Batata que resultaram no lançamento das cultivares : IAC Ibituaçu e IAC Vitória, ambos com excelentes características agronômicas e com finalidades para consumo de mesa, indústria e uso no sistema orgânico de produção. As cultivares IAC Aracy, IAC Aracy Ruiva e IAC Itararé lançadas há mais tempo apresentam alta rusticidade e bom desempenho no sistema orgânico e agricultura familiar. A UPD de Itararé executa também a produção de mini tubérculos de batata-semente livre de vírus, por meio do plantio de brotos. A tecnologia possibilita aproveitar centenas de toneladas de brotos destacados de lotes de batata-semente básica que são descartados anualmente pelos bataticultores que importam batata-semente. Essa tecnologia entrou no Banco de Tecnologias Sociais qualificadas pela Fundação Banco do Brasil e UNESCO e, em 2015, recebeu o “Prêmio Josué de Castro”. No Programa São Paulo Orgânico, a UPD de Itararé produção ficou a cargo da produção de batata sementes e, em 2014, a certificação do IBD, de uma área de 50 hectares.

Atuação

  • Melhoramento Genético Vegetal
  • Tecnologia Broto/Batata-semente
  • Fitossanidade
  • Sistemas de produção: plantio direto e orgânico de culturas

Produtos e serviços

  • Batatas-semente convencional e orgânica
  • Sementes genéticas de milho, milho pipoca, trigo e triticale
  • Consultas sobre bataticultura
  • Estágios (treinamento / capacitação)
  • Fornecimento de dados climatológicos

Equipe Técnica

PqC Valdir Josué Ramos

Fitotecnia

PqC Eduardo Yuji Watanabe

Fitotecnia

Endereço

Estrada Municipal Itararé / Bonsucesso, km 29,5
Bairro Ventania
Caixa Postal 58
18460-000 – Itararé/SP
Fone: (15) 3532-4471
upditarare@iac.sp.gov.br

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600