UPD Capão Bonito

Histórico

A unidade de pesquisa foi criada em 08 de fevereiro de 1943 através do Decreto Lei nº. 13.213, como “Campo de Demonstração” do Instituto Agronômico (IAC), vinculada à Estação Experimental de Tatuí. Em 1945, tornou-se a Estação Experimental de Capão Bonito. Atualmente, depois de passar por sucessivas alterações na denominação e subordinação administrativas, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Capão Bonito está vinculada diretamente ao Instituto Agronômico.

Sobre

A região Sudoeste do Estado de São Paulo é caracterizada por ser reduto clássico da pequena e média propriedade agrícola e da produção de alimentos básicos para consumo interno.

É atualmente uma das principais regiões no Estado de São Paulo produtora de milho, soja, feijão, cereais de inverno, batata, cebola, tomate envarado, vagem, uva fina de mesa, uva para a indústria e uma variedade de outras frutas e hortaliças.

A UPD de Capão Bonito atua no desenvolvimento do agronegócio focado na diversidade agrícola devido às características agroecológicas e sócioculturais da região. A vocação regional para a diversidade agropecuária faz com que as atividades da UPD CB priorizem o atendimento ao produtor rural de forma a incentivá-lo a ofertar produtos da alimentação básica. Atualmente, possui experimentos nas culturas do feijão (épocas das águas), milho verão, milho safrinha, soja, arroz, trigo, aveia e cevada, frutas de clima temperado e subtropical: pêssego, nectarina, ameixa, pêra, uva niagara, citrus (laranja e tangerina).

Também realiza pesquisas na área de socieconomia, especialmente voltada à agregação de valor em cadeias produtivas locais, por meio da diferenciação de cultivos associados à identidade cultural da região.

Como resultado dos trabalhos de melhoramento genético e dos ensaios regionais de competição de cultivares, destaca-se a participação da unidade no lançamento de mais de 32 cultivares IAC e na organização de diversos eventos sobre feijão e cereais de inverno.

Atuação

  • Fitotecnica e melhoramento dos cereais e dos citros
  • Economia do Desenvolvimento Regional

Produtos e serviços

Cursos ; Dias de Campo; Reuniões Técnicas; Visitas Técnicas, Capacitação e Treinamento Outros Serviços: Consultoria socioeconômica , Informações gerais sobre manejo e tratos culturais, e de dados climatológicos .

Equipe Técnica

Vera Lucia Nishijima Paes de Barros

Fitotecnia de cereais e dos citros

Cristina Fachini

Economia agrícola e social, Desenvolvimento Rural, Gastronomia e Turismo Rural

Endereço

Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado - SP 250, km 232
Bairro Caitê
Caixa Postal 62
18300-970 - Capão Bonito/SP
Fone: (15) 3542-1310 ou 3542-1708
updcapaobonito@iac.sp.gov.br

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600