Webmail    |    Intranet

 

FAQ PIBIC e PIBITI

Processo de inscrição no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI)

Sou aluno de graduação e quero participar do programa PIBIC/PIBITI no Instituto Agronômico/IAC. O que devo saber?

1 - Qual a diferença entre PIBIC e PIBITI?

A dinâmica e procedimentos do PIBIC e do PIBITI são idênticos. A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Enquanto o PIBIC busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver, criar ou inventar um processo, produto ou serviço visando ao mercado.

2 – Quem pode participar?

Poderão participar dos programas PIBIC/PIBITI no IAC alunos regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior que estejam cursando a graduação, desde que sejam selecionados e indicados por um orientador. Além disso, o acadêmico deverá possuir Currículo Lattes atualizado junto ao CNPq; não poderá possuir grau de parentesco até o terceiro grau com o orientador; não estar com pendencias junto ao CNPq. É desejável que o candidato apresente desempenho curricular satisfatório. O aluno também deve completar seu cadastro na homepage do IAC (Estagios) após recebimento da senha por e-mail.

3 – Como faço para ter um Currículo Lattes?

Acesse o site da Plataforma Lattes (Plataforma), clique em “Cadastrar novo currículo” e siga os procedimentos solicitados. Caso já tenha um, lembre-se de atualiza-lo.

4 – Quais são os critérios de pontuação e seleção das propostas?

No processo de seleção será dado notas a três critérios: aluno, orientador e projeto. As três notas são somadas e o valor final será adotado para o ranqueamento das propostas. Na análise do histórico escolar cada reprovação irá reduzir a nota final a ser atribuída ao aluno e consequentemente da proposta. Caso as notas atribuídas ao orientador e ao projeto sejam muito boas isso pode ou não impactar na aceitação da proposta tendo em vista o conjunto de propostas apresentadas no ciclo corrente.

5 – Como faço para me inscrever no processo de seleção do PIBIC/PIBITI no IAC?

Após o cadastro, recomenda-se contatar um orientador que preencha os requisitos exigidos pelo regulamento e que possa orienta-lo.

6 – Como faço para encontrar um orientador?

Alguns orientadores buscam diretamente candidatos cadastrados no banco de dados institucional apresentado no item 2 acima (Instituto Agronômico).Se você já se cadastrou alguma vez, seu cadastro continua existindo e precisa apenas de atualização. Outra opção é visitar a homepage Institucional (Estagios) e procurar nos Centros de Pesquisa a linha de pesquisa com a qual você mais se identifica ou interessa.

7 – Eu trabalho ou faço estágio remunerado. É possível participar do PIBITI ou PIBIC?

O CNPq não permite que o bolsista tenha vínculo empregatício, faça estágio remunerado ou tenho outro tipo de remuneração.

8 – O número de bolsas existente é sempre o mesmo?

Não. Trata-se de cota Institucional proveniente do CNPq. De um ano para outro pode haver alterações na quantidade de bolsas à critério do CNPq.

9 – Sou aluno estrangeiro. Posso me candidatar a uma bolsa?

Sim. Porem você deverá ter um número de CPF e cumprir com todas as demais exigências do regulamento.

10 – Qual a vigência do PIBIC e do PIBITI?

Ambos têm vigência de 12 meses, iniciando em agosto e se encerrando em julho do ano seguinte. Alunos que ingressam no Programa no decorrer de sua vigência terão a mesma data de termino daqueles que estão desde o início. Assim se um aluno entrou em substituição a outro no mês de janeiro, ainda assim o termino será em julho recebendo o certificado de participação referente ao período em que participou e ficando responsável pela apresentação dos resultados obtidos no Congresso de Iniciação Científica.

11 – Posso participar do processo de seleção do PIBIC e do PIBITI no mesmo ano?

Não. No momento em que você é indicado para um dos programas seu CPF se torna indisponível para ser indicado em outro.

12 – Onde acompanho as normas que regem os programas PIBITI e PIBIC no IAC?

As normas se encontram nos Editais anuais. Após sua publicação eles ficam disponíveis na homepage Institucional, respectivamente, (PIBITI) ou (PIBIC).

Acesso ao sistema

Sistema de Estágio IAC (Orietandor) Sistema de Estágio IAC

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600