Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

05/04/2018

‘Diálogo TCESP e CRUESP sobre a Regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

No último dia 26 de março, foi realizado o evento ‘Diálogo TCESP e CRUESP sobre a Regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo’. Na ocasião, reuniram-se auditores fiscais do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representantes das universidades estaduais paulistas e membros do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulista (CRUESP). A iniciativa é inédita e busca estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, bem como incentivar investimento na realização de novos estudos e pesquisas.

Leia mais...

02/04/2018

Guia de boas práticas jurídicas para facilitar relação ICTs – empresas: baixe o seu gratuitamente!

NITs da Rede Inova São Paulo lançam guia de boas práticas jurídicas para facilitar relação ICTs – empresas : Guia é resultado de um trabalho de dois anos em que agentes compartilharam suas experiências e dificuldades no processo de transferência de tecnologia entre setor público e privado.

Baixe o Guia de boas práticas jurídicas para facilitar relação ICTs

21/03/2018

Núcleo de Inovação Tecnológica IAC (NIT-IAC) é qualificado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

O Instituto Agronômico (IAC) teve seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) qualificado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A Fundação estabeleceu, a partir de 2009, que os NITs de instituições de ensino e pesquisa (ICTs) que atendessem a critérios de qualidade, seriam considerados NITs qualificados pela FAPESP. Nesta condição, a titularidade da propriedade intelectual, originada de pesquisas financiadas pela Fundação, será exclusivamente da instituição de ciência e tecnologia, como é o caso do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Leia mais...

24/01/2018

XII FORTEC – Inscrições abertas

XII FORTEC - 12º Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Rio Janeiro - RJ

15 a 18 de outubro de 2018

Leia mais...

06/11/2017

Europa investirá € 30 bilhões em soluções inovadoras por meio do Horizon 2020

Agência FAPESP – A Comissão Europeia anunciou que investirá € 30 bilhões do programa de financiamento à pesquisa e inovação Horizon 2020 nos próximos três anos.

O objetivo do Work Programme para Pesquisa e Inovação 2018-2020 é apoiar principalmente pesquisas de grande impacto em temas considerados prioritários, tais como segurança, migração, clima, energia limpa e economia digital.

Leia mais...

Investimentos em inovação revertem em benefícios para o estado

Elton Alisson | Agência FAPESP – Os investimentos feitos em pequenas empresas nascentes de base tecnológica (startups) em São Paulo por instituições como a FAPESP têm contribuído não só para a geração de emprego, renda e aumento da arrecadação de impostos, como também para a melhoria da qualidade de vida da população e para o aumento da competividade econômica do estado.

Leia mais...

25/10/2017

Livro Inovação em rede: Boas Práticas de Gestão em NITs, compartilha experiências que podem ser replicadas por NITs em processo de implementação.

A Rede Inova São Paulo, grupo que reúne 37 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado, lança o livro Inovação em Rede: Boas Práticas de Gestão em NITs, um compilado de análises sobre boas práticas e cases de sucesso das instituições que integram a Rede. A divulgação oficial foi feita durante o InovaCampinas, no dia 25 de outubro de 2017, na Expo Dom Pedro.

O livro pode ser baixado como e-book gratuitamente: http://inovasaopaulo.org.br/livro

Leia mais...

10/12/2015

Rede Inova São Paulo realiza curso de Valoração de Ativos Intangíveis

Foi realizado, nos dias 9 e 10 de dezembro, na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, o curso de Valoração de Ativos Intangíveis. A capacitação aconteceu no âmbito da Rede Inova São Paulo – grupo que reúne os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de vinte e nove entidades do estado de São Paulo e que visa prestar apoio às instituições participantes na realização de parcerias com empresas em projetos inovadores, a promoção de melhores práticas de transferência de tecnologias e na formatação de projetos de inovação. O curso, no qual estiveram presentes cerca de 55 profissionais de 28 entidades da Rede, foi ministrado por Daniel Eloi, da Pris, e representa o primeiro entre os módulos de capacitação avançada que serão oferecidos pelo programa.

Leia mais...

APTA realiza eventos para promover cultura de inovação dentro de seus institutos

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza workshops em todos os seus seis institutos de pesquisa para debater a inovação e o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), criados com o objetivo de fomentar a inovação e a parceria dos institutos com a iniciativa privada.

Leia mais...

18/08/2017

Equipes da Rede NIT-APTA são capacitadas em busca em bases de patentes

Os gestores e equipe operacional da Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Rede NIT-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participaram de um curso de capacitação para patentear as pesquisas desenvolvidas pelo órgão. O painel foi ministrado por Janaína César, gerente de propriedade intelectual da Inova/Unicamp. A busca de anterioridade é importante para viabilizar a patente e evitar o desperdício de recurso público para o depósito de uma tecnologia que não poderá ser patenteada. Além disso, as bases são uma importante fonte de informação para os projetos de pesquisa.

Leia mais...

23/03/2017

APTA realiza treinamento para capacitar gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou o segundo módulo do curso “Capacitação dos Gestores dos NITs SAA-APTA”, de 7 a 9 de março de 2017. O objetivo foi capacitar os gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica da APTA e de seus institutos de pesquisa, nas ferramentas para avaliação de novas tecnologias.

Leia mais...

09/06/2017

NITs da Rede Inova SP estudam técnicas avançadas de negociação

Para realizar seu papel de ponto de contato entre o mundo acadêmico e o mercado, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) têm como desafio articular parcerias que sejam vantajosas para todas as partes interessadas e tragam resultados positivos para a sociedade. A negociação, que é um elemento chave nesse processo, foi o tema do curso que encerrou o primeiro ciclo de capacitações do Projeto Inova Capacita, iniciativa da Rede Inova São Paulo. O curso foi ministrado pelo Professor Sidney Ferreira Leite, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e professor das áreas de Comunicação e Relações Internacionais, e contou com a participação de 37 profissionais da área de inovação do Estado de São Paulo. Leia mais ...

Leia mais...

05/09/17

Novo decreto regulamenta parcerias público-privadas em pesquisa em São Paulo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira (04/09), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, decreto que regulamenta a Lei federal no 10.973 – a Lei de Inovação Tecnológica – e a Lei Complementar no 1.049 (Lei Paulista de Inovação), além de outras medidas da política estadual de ciência, tecnologia e inovação.

Leia mais...

24/10/2017

Mesa Redonda sobre Decreto nº 62.817 de 04/09/2017 : Novos Passos a Seguir

A FUNDAG, a APTA e o IAC, por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IAC) realizaram em 23 de outubro de 2017, no Anfiteatro Otavio Tisseli Filho do Instituto Agronômico, à Avenida Barão de Itapura-1481, um encontro (Programação em http://fundag.br/novo/mesa-redonda-sobre-novos-passos-a-seguir/) , que teve por objetivo discutir ações para a implementação do decreto 62.817 de 04 de setembro de 2017, assinado pelo governador Geraldo Alckmin, que regulamenta a Lei federal nº 10.973 – a Lei de Inovação Tecnológica – e a Lei Complementar nº 1.049 (Lei Paulista de Inovação), além de outras medidas da política estadual de ciência, tecnologia e inovação. O novo decreto também regulamenta as parcerias entre instituições de pesquisa do Estado de São Paulo com empresas para a realização de pesquisa voltada à inovação. Foram convidados representantes de instituições privadas, instituições científicas, tecnológicas e de inovação do Estado de São Paulo – ICTESPs, dos núcleos de inovação Tecnológica – NITs, entes governamentais e órgãos de fomento.

Decreto que regulamenta parcerias público-privadas deverá contribuir para ampliar a interação do IAC com empresas

O estabelecimento de parcerias público-privadas é uma necessidade cada vez mais presente no âmbito das instituições de ciência e tecnologia, a fim de ampliar a captação de recursos e garantir a continuidade das programações científicas. A evolução dessa interação, entretanto, está diretamente ligada à segurança jurídica das partes envolvidas, de modo a garantir que cada uma delas cumprirá as obrigações estabelecidas e terá a contrapartida acordada. O decreto regulamenta, por exemplo, a possibilidade da participação de fundações de apoio na captação de recursos e gestão destes. Segundo o diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, até então não havia essa opção. O documento atribui competência aos diretores de instituições de ciência e tecnologia para a assinatura de contratos e convênios. “Antes isso só era permitido via Secretaria e governador”, diz Carbonell, que acredita que a nova legislação irá agilizar as relações.

Leia mais...

25/10/2017

InovaCampinas 2017, maior evento de empreendedorismo e inovação do interior

Em 25 de Outubro de 2017, ocorreu o evento Inova Campinas, realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Agência de Inovação da Unicamp, com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. O evento reuniu, em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. Os institutos de pesquisa coordenados pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participaram com 17 tecnologias para agricultura, pecuária, pesca, sanidade, processamento de alimentos e informações econômicas. As tecnologias foram cadastradas na plataforma 100 Open Techs, que conecta startups e grandes empresas para geração de oportunidades de negócios.
Conheça todas as tecnologias apresentadas no evento: Máquina para poda e pré-poda de videira e cultivos assemelhados, Pórtico lateral articulado de acoplamento a trator para operação de equipamentos agrícolas diversos, Mecanização do coveamento na vitivinicultura e áreas assemelhadas, Equipamento de desfolha mecanizada da videira e cultivos assemelhados, Vetor de superexpressão do gene ScMYBAS1 para produção de plantas tolerantes a estresse ambientais e aumento de biomassa, seus usos e métodos, Vetor de superexpressão do gene Dirigente-Jacalina para produção de plantas tolerantes a estresses ambientais e com aumento de biomassa, seus usos e métodos, entre outras...

http://www.segs.com.br/demais/87791.html
http://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/agronegocio-paulista/apta-apresenta-17-tecnologias-para-os-agronegocios-no-inovacampinas.html
Leia https://www.olimpia24horas.com.br/noticias/agronegocios-apta-apresenta-17-tecnologias-para-os-agronegocios-no-inovacampinas/0/9883


Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600