Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Selecione abaixo o ano para ver os premiados:

2016    |   2015    |   2014    |   2013    |   2012    |   2011    |   2010    |   2009    |   2008    |   2007    |   2006
2005    |   2005    |   2003    |   2003    |   2002    |   2001    |   2000    |   1999    |   1998    |   1997    |   1996
1995    |   1994

 

Premiados 2010:

CATEGORIAS INTERNAS / PRÊMIO IAC PESQUISADOR CIENTÍFICO DO ANO

• IGNÁCIO JOSÉ DE GODOY
Ingressou como pesquisador no IAC em 1975 e, desde então, dedica-se às pesquisas com amendoim, uma planta nativa do Brasil, e que se tornou ao longo do tempo, segundo ele mesmo diz, uma de suas grandes paixões. Seu currículo registra mais de uma centena de publicações sobre melhoramento e tecnologia de produção desta cultura, entre artigos científicos, trabalhos apresentados em congressos e artigos de divulgação, tendo sido, ainda, o responsável pelo desenvolvimento e difusão de 12 cultivares da espécie, até o momento. Por sua atuação nesta área tecnológica, mantém constante interação com o setor produtivo, dedicando parte do seu tempo à difusão de conhecimentos. Hoje, o programa de melhoramento que coordena é apoiado por 11 empresas da cadeia de produção de amendoim. A cultura e produção de amendoim no Brasil evoluíram muito nos últimos 10 anos e, os trabalhos do pesquisador Dr. Ignácio José de Godoy tiveram papel de destaque neste processo, colocando o IAC como uma referência em pesquisas sobre este produto.

CATEGORIAS INTERNAS / PRÊMIO IAC APOIO TÉCNICO CIENTÍFICO/ADMINISTRATIVO DO ANO

• ROSINO RODRIGUES DA SILVA
Seu Rosino - como é chamado por todos, atende ao Instituto Agronômico desde sua primeira impressão há 44 anos. É na gráfica que até hoje segue firme para imprimir os papéis usados por diversos Centros de Pesquisa. As máquinas ultrapassadas não intimidam seu Rosino, que tem na dedicação e no cuidado instrumentos para fazer o trabalho com a melhor qualidade possível. Como só ele exerce essa função no IAC - mesmo estando em férias - seu Rosino não se nega a deixar sua casa para voltar à gráfica e atender alguma necessidade mais urgente. De fala mansa e muito educado, Seu Rosino, também é observador. Lê atentamente todo o material que chega para sua impressão e sugere correção de detalhes, por menores que sejam. Mesmo sendo aposentado, continua seu trabalho no IAC, pois sua dedicação ao serviço não o deixou se afastar das artes gráficas.

MEDALHA FRANZ WILHELM DAFERT

• MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Aniversário de 25 anos
Criado em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Suas áreas de competências são estabelecidas pela política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis. O IAC homenageia o Ministério da Ciência e Tecnologia que se assemelha ao trabalho realizado nesta casa no sentido de gerar ciência em benefício da qualidade de vida.

• INSTITUTO PENIDO BURNIER
Aniversário de 90 anos
Em 1907, Dr. João Penido Burnier, fazia sua primeira viagem de estudo à Paris, onde já formado, idealizava seu Instituto no Brasil. Em 1910 como médico da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, vislumbrou a aproximação de seu grande sonho - o Instituto Oftálmico de Campinas, que fundou em 1920, e que recebe o nome de Instituto Penido Burnier desde 1923. Já em 1927, foi fundada a Associação Médica do Instituto Penido Burnier, com o intuito de se promover o encontro entre as atividades médicas e científicas do Hospital. Hoje, passados 90 anos e quatro gerações de médicos oftalmologistas, o Instituto pôde realizar algo de inédito e de extraordinário em matéria de trabalho médico em equipe de tempo integral, o que a muitos observadores se afigura como fruto de alta capacidade de organização. A semelhança deste renomado Instituto com o IAC é a dedicação em tempo integral de pesquisadores e servidores ávidos para que o benefício da ciência chegue a sociedade.

Prêmio IAC

O Instituto Agronômico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi fundado em 27 de junho de 1887 pelo Imperador D. Pedro II.

Como parte das comemorações, o Instituto Agronômico outorga, desde 1994 (Categorias Internas) e desde 2001 (Categorias Externas), o Prêmio IAC, que é o reconhecimento ao mérito científico, ao desempenho institucional e aos profissionais e instituições de destaque na agricultura paulista e nacional.

Internamente, o Prêmio IAC prevê a escolha nas categorias Apoio (técnico ou administrativo) e Pesquisador Científico.

Externamente, o Prêmio IAC é conferido a até três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas dentre as categorias: Agência de Fomento à Pesquisa, Destaque Especial, Personalidade do Agronegócio, Personalidade da Pesquisa, ou do Ensino ou da Extensão, Político ligado ao Agronegócio e/ou à Ciência e Tecnologia e Produtor Rural.

O Prêmio IAC consiste em miniatura do Prédio D. Pedro II, feita pelo artista plástico Giuseppe Botica e executada pela Fundiart –Fundição Artística em bronze sobre granito preto.

Quem pode ser agraciado

O Prêmio IAC na categoria externa visa a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que, na área agrícola, destacaram-se pela contribuição nas esferas científicas e tecnológicas ou em atividades práticas que propiciem o desenvolvimento da agricultura sustentável, a melhoria da renda do agricultor e do agronegócio paulista.

Quem pode indicar

A indicação de candidatos é feita, mediante consulta, por pessoas físicas ou jurídicas ligadas ao agronegócio brasileiro, entidades de classe, associações, sindicatos, empresas, cooperativas, universidades, instituições de pesquisa e extensão rural. Os nomes indicados são avaliados pela comissão responsável pelo Prêmio IAC, composta por servidores do Instituto Agronômico e avalizada por seu Conselho de Diretores.

Entrega

A entrega do Prêmio é realizada na Sessão Solene que encerra as festividades em comemoração ao aniversário do Instituto Agronômico, em 27 de junho.

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO FRANZ WILHELM DAFERT

Em 2009 foi instituída a medalha de “Honra ao Mérito Franz Wilhelm Dafert" para homenagear personalidades e instituições por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira. Franz Wilhelm Dafert foi o fundador e primeiro diretor do Instituto Agronômico. Jovem cientista austríaco, doutor em química agrícola, foi contratado pelo governo brasileiro para organizar e dirigir um instituto de pesquisa agronômica. Sua gestão, considerada admirável, foi um período em que ocorreram importantes transformações na instituição, possibilitando um maior atendimento às demandas e à melhoria dos serviços. Sob sua direção, o Instituto Agronômico foi a primeira instituição a realizar análise de solo e planta no Brasil, recebendo, em 1904, a Medalha de Prata por Análise de Solo na Exposição Universal de Saint Louis, nos Estados Unidos.

 



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600